Início Notícias Finanças Pessoais Descubra como negociar a anuidade do cartão de crédito

Descubra como negociar a anuidade do cartão de crédito

0
(0)

Negociar o valor da anuidade do cartão de crédito pode ser uma maneira de economizar e melhorar o seu controle financeiro. Apesar de a cobrança ser legal e bastante comum, muita gente não sabe que essa taxa pode ser negociada.

E esse percentual não é pequeno: 96% dos brasileiros desconhecem as taxas de juros mensais cobradas na fatura do cartão de crédito. Ou seja, não sabem o que pagam. Os dados são da pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Ficou surpreso? Esse número aumenta ainda mais entre as mulheres e pessoas das classes C, D e E (99%).

anuidade do cartão
Grande parte dos bancos exigem o pagamento de uma anuidade do cartão de crédito

A anuidade do cartão de crédito consiste em uma taxa que a instituição financeira responsável pelo mesmo recebe para que o cliente possa utilizá-lo. Ela trata basicamente de uma manutenção do mesmo.

Contudo, apesar de ser um gasto a mais, existem algumas vantagens concedidas pelos bancos ou instituições de crédito mediante o pagamento da anuidade.

Uma das grandes vantagens são os programas de pontos. O acúmulo destes permite a troca por produtos ou serviços.

Cada tipo de cartão de crédito possui suas próprias concessões, mas, em geral, quanto mais compras, mais pontos e mais recompensas.

Além disso, cada vez mais as lojas têm criado cartões de crédito próprios, a fim de facilitar as compras de seus clientes, disponibilizando benefícios como descontos e prazos estendidos. As lojas geralmente cobram anuidade do cartão de crédito oferecido.

Entretanto, o ideal é sempre não pagar taxas quando são desnecessárias. Por isso, é indicado sempre avaliar se as recompensas oferecidas pelos emissores do cartão de fato valem a pena.

Como se livrar da anuidade do cartão?

Aqui estão alguns meios pelos quais você pode deixar de pagar (ou diminuir) a anuidade do cartão de crédito.

1 – Negocie com o banco

É importante ter em mente que conversar diretamente com o seu banco é a melhor forma de resolver essa questão. Por essa razão, o recomendado é simplesmente contatar o banco.

Você pode ligar para a Central de Atendimento e negociar o valor da anuidade do cartão de crédtio ou solicitar a isenção do conforto da sua casa.

No entanto, é comum que os atendentes considerem o pedido e deem, pelo menos, algum desconto para os que insistem e não desistem.

Vale lembrar que conseguir a total isenção da anuidade do cartão de crédito é um pouco mais difícil e geralmente isso é liberado para clientes com altos gastos ou para pessoas que possuem cartões Premium.

Mas nem tudo está perdido! Alguns bons argumentos para conseguir a isenção da anuidade do cartão de crédito são:

  • Você gasta muito por mês no seu cartão e pensa ser justo ter a isenção da anuidade do cartão. Deixe isso claro;
  • Você não está fazendo uso dos benefícios oferecidos pelo cartão, por isso quer a isenção da anuidade;
  • Existem cartões sem anuidade que oferecem tudo que o seu cartão oferece. Neste caso, deixe claro que você pode mudar de cartão, mas está dando uma chance a eles;
  • Se estiver há muito tempo com o banco, deixe claro que tem fidelidade e que acha válido ser isento da anuidade.

2 – Contate o gerente

Falar diretamente com o gerente pode ser útil em diversos momentos da vida, incluindo a negociação do valor da anuidade do cartão. Ele entende melhor como lidar com as situações e pode ter uma visão mais clara do que pode ser feito para te ajudar.

Muitas vezes, o gerente consegue diminuir a anuidade e também aumentar os benefícios oferecidos ao cliente. Portanto, vale a tentativa!

Não se esqueça de deixar claro o relacionamento que você tem com o banco: investimentos, fidelidade, serviços contratados e assim por diante.

3 – Ameace cancelar

Caso a isenção da anuidade seja algo realmente importante ou benéfico para você, pode valer a pena avisar que está considerando o cancelamento do cartão e a migração para outro serviço.

Isso pode fazer com que o banco se esforce para te manter com eles, cedendo assim ao seu pedido – pelo menos parcialmente.

4 – Considere mudar de cartão

Para as pessoas que fazem muito uso do cartão pode valer a pena ter planos como Premium, Platinum e assim por diante. O que lhes dá muitas vantagens na questão das milhas aéreas, entre outros.

Isso faz com que a anuidade não lhes incomode tanto. Porém, para pessoas que não usam tanto assim, talvez seja melhor obter um cartão que se adapte melhor a sua realidade financeira do momento.

+ Cartões de crédito sem anuidade: veja os 12 melhores

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Conheça 4 franquias mais rentáveis no mercado

Quem está pensando em investir em franquias, precisa levar em consideração diversos pontos. O seu investimento pode até ser baixo, mas para...

10 corretoras de confiança para investir

Escolher uma corretora de confiança para investir não é uma tarefa fácil. O primeiro passo é verificar se a instituição é cadastrada...

Auxílio residual de R$300: governo divulga calendário

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário de pagamentos referente ao auxílio residual das parcelas de R$300. Os pagamentos serão para os...

Como conquistar a independência financeira em 5 anos?

Muitas pessoas querem conquistar a independência financeira, mas será que elas sabem, de fato, o que significa ser financeiramente independente?

SPC: como consultar CPF e nome sujo

A expressão “nome sujo” faz surgir calafrios em muitos consumidores e estar com o nome no SPC é, certamente, um dos medos de quem...

Renda Cidadã: governo anuncia programa para substituir Bolsa Família

O governo do presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 28, o novo programa de transferência de renda: o Renda Cidadã, que vai...