Início Notícias Empreendedorismo Calendário de controle financeiro: o que é e como montar?

Calendário de controle financeiro: o que é e como montar?

Tempo de leitura: 4 minutos
0
(0)

Você já escutou falar em calendário de controle financeiro? Essa é uma ferramenta muito utilizada nas empresas. Mas você pode adaptar esse calendário para ser aplicado nas suas finanças pessoais.

Manter a organização das suas finanças é fundamental para quem quer economizar e até mesmo guardar dinheiro. Lembre-se que se você não realiza o monitoramento da sua vida financeira, fica mais fácil perder o controle dos gastos.

Por isso, é importante que o monitoramento seja diário, semanal ou até mesmo mensal. Dessa forma, é possível evitar que você crie novas dívidas.

E qual é a importância de ter um calendário de controle financeiro? Essa resposta é simples!

Se você não tem uma ferramenta que te ajude a acompanhar as suas finanças, isso pode fazer com que você perca os vencimentos das contas.

Consequentemente você acabará pagando por juros e multas devido ao atraso do pagamento. E é claro que você não quer isso, certo?

Dicas para montar o seu calendário de controle financeiro

Está precisando montar um calendário de controle financeiro mas não sabe por onde começar? O FinanceOne te ajuda com o passo a passo abaixo!

Comece estudando as suas finanças

Para colocar as contas em dia e ter uma estabilidade financeira, é necessário estudar o seu orçamento. Além de um pouco de esforço para você mudar a forma como lida com as suas finanças pessoais.

Não adianta você guardar dinheiro se depois compra um produto por um valor acima do que ele normalmente custa. É preciso avaliar se realmente o produto é importante para você.

Avalie se a compra é por impulso ou não. Dessa forma, será possível evitar que você fique em uma situação financeira desconfortável.

Por isso, veja o calendário de controle financeiro como o começo da sua relação saudável com o dinheiro. E como em toda mudança, essa também será de adaptação, disciplina e foco.

Escolha como será o seu calendário

Para começar a montar o seu calendário de controle financeiro você pode utilizar diversas ferramentas. Lembre-se que o mecanismo dele é bem simples e não é necessário muito para montar um.

Ele deve permitir que você organize todas as suas receitas e despesas, de acordo com as datas de vencimento e os valores de cada conta. Assim, você consegue realizar o monitoramento de forma cronológica e não esquece de nenhuma conta.

Mas onde criar o seu calendário? Pode ser em uma folha de papel, uma planilha do Excel ou até mesmo um aplicativo no seu celular. Veja qual dessas ferramentas funciona melhor para você e use.

É importante que você consiga utilizar o calendário de controle financeiro, por isso teste e avalie qual opção é a melhor. Existem pessoas que fazem em formato de tabelas, outras usam o calendário tradicional.

Independente do que você escolha, é importante que consiga ter uma visão clara da sua situação financeira de um determinado período.

Identifique as receitas e despesas recorrentes

Você precisa entender também sobre como funciona o mecanismo do calendário de controle financeiro. Por exemplo, o êxito dele vai depender muito do seu empenho em identificar os seus ganhos e despesas.

guardar dinheiro
O calendário de controle financeiro te ajuda a manter as contas em dia

Isso ajuda muito para que os dados das ferramentas estejam 100% alinhados e coincidam com a devida realidade. O preenchimento deve ser algo bem ágil, prático e fácil. Facilite isso da melhor forma.

Uma forma de tornar esse fluxo bem favorável é identificando quais são os gastos que você tem mensalmente, ou até por semana, se for o caso. Isso evita que qualquer item possa ficar de fora da lista e atrapalhe o seu resultado.

Busque sempre monitorar o calendário

Para algumas pessoas, algumas contas e gastos fixos se concentram na data de pagamento. Mas, em alguns casos, os gastos podem ser distribuídos ao longo do mês e isso pode sair da sua visão.

Dessa forma, é sempre bom que você acompanhe e monitore o seu calendário. Desenvolva esse hábito e faça isso de forma periódica. Com isso, será possível acompanhar e estar sempre identificando se a sua renda mensal é compatível e suficiente para cobrir os gastos.

Isso também vai te ajudar a tomar decisões conscientes e importantes, de modo que não faça nenhuma mudança ou investimento sem saber se há um gasto pendente ou acumulado.

Faça ajustes necessários

A ação anterior vai te ajudar a dar equilíbrio ao seu controle financeiro. Por isso, sempre que precisar faça ajustes pontuais e necessários.

Mas, para isso é preciso sempre observar a existência de quantia sobrando ou pendências prestes a serem concluídas.

Planeje para investimentos 

A depender do seu cenário, já pode ser possível pensar em fazer investimentos a longo prazo. Isso ajudará a você conseguir ter um rendimento maior e alcançar possíveis metas elencadas com antecedência. 

E aí, este texto te ajudou? Você conseguiu identificar neste passo a passo a importância e como montar o seu calendário de controle financeiro? Então compartilhe com outras pessoas e comente aqui o que achou.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tempo de leitura: 4 minutos
Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui