Início Notícias Finanças Pessoais Anuidade: entenda como funciona a taxa do cartão de crédito

Anuidade: entenda como funciona a taxa do cartão de crédito

0
(0)

Muitos brasileiros utilizam o cartão de crédito para realizar compras e até mesmo pagar algumas contas. A grande maioria desses cartões conta com uma anuidade.

Apesar de muitas pessoas pagarem essa taxa, será que sabem de fato o que é?

Os valores das anuidades podem ser considerados altos, dependendo do modelo do cartão de crédito. E esse valor cobrado pelas administradoras é justificado como tarifa de manutenção.

Os que possuem programas de benefícios, como pontuação ou milhas, justificam a anuidade por manter os programas funcionando.

Vale ressaltar que de acordo com o Banco Central, órgão que regulariza o funcionamento dos bancos no Brasil, não é errado cobrar a taxa de anuidade.

Porém, quem decide se ela será cobrada ou não, se será em parcelas ou à vista, são as próprias instituições financeiras.

Entenda o que é a taxa de anuidade do cartão de crédito

A taxa de anuidade é uma cobrança, seja do banco ou da instituição financeira responsável, pelo uso do cartão de crédito. É comum que essa taxa seja cobrada de forma automática e, discriminada na fatura do cartão.

É importante frisar que a cobrança da tarifa é de responsabilidade das instituições financeiras. E o valor da taxa está sempre disponível no site do banco, na seção do cartão de crédito.

A taxa ainda pode ser cobrada de forma mensal, dividido em parcelas ou anual, na forma à vista. Grande parte das instituições financeiras cobra em parcelas na própria fatura do cartão.

Da mesma forma que existem diversos tipos de cartões de crédito, também existem diversos valores de anuidade. Nos sites das administradoras é possível encontrar as informações sobre os cartões e os valores. Além dos exemplares sem anuidade.

A cobrança pode ser realizada, conforme definição do banco, a partir do primeiro ano de utilização do cartão. Ocorrendo no primeiro mês de uso.

Mas, algumas instituições optam em dar o primeiro ano de anuidade gratuita para os clientes.

O recomendado é sempre consultar o banco emissor, por meio do serviço de atendimento, e buscar as informações sobre como será realizada a cobrança e a partir de quando ela irá acontecer.

É possível negociar o valor da anuidade?

Para essa resposta, você precisa consultar os termos do seu banco e verificar o que consta no seu contrato de aquisição do cartão de crédito. Em alguns casos, sim, é possível negociar o valor.

Além disso, se você estranhar qualquer valor que não esteja identificado na fatura, entre em contato. Ele pode ser referente à anuidade, mas com outra identificação.

Os bancos podem cobrar este valor de forma automática em alguns casos. Mas é preciso lembrar que esses valores são sempre negociáveis.

Basta você ter em mãos o número de contato do seu banco para fazer essa negociação. É importante mencionar que é um valor que muda constantemente, então provavelmente você terá que negociar mais de uma vez, se for o caso.

Pagbank é cartão de crédito
É possível negociar o valor da anuidade do cartão de crédito

Para buscar uma taxa menor, uma dica é tentar um desconto maior para o próximo ano, dependendo também do período em que você efetuará essa negociação.

Outra notícia é que se você utiliza o cartão de forma recorrente, o valor da sua anuidade pode ser negociado com mais facilidade e pode chegar a zerar, de acordo com a administradora.

Argumentos para negociar um valor de anuidade

  • O volume de gastos do seu cartão é considerável e, por isso, você é um cliente importante para a empresa;
  • O mercado atual oferece opções de anuidade zero sem necessidade de utilização mínima;
  • Um amigo ou familiar conseguiu a isenção da anuidade, então você também poderá conseguir;
  • Você é um cliente antigo e paga sempre sua anuidade em dia.

Qual a diferença entre anuidade diferenciada e convencional?

Muitos não sabem é que neste meio das instituições financeiras é possível existir dois tipos de anuidade: a diferenciada e a convencional. E, por incrível que pareça, os nomes já dizem muito sobre elas.

Na convencional, é aquele modelo de anuidade que todos já estão acostumados. O valor é fixo e pago anualmente à vista, ou então dividido em até três vezes.

Já na diferenciada, você paga um valor mensalmente, que costuma ser dividido em 12 vezes ao ano, em parcelas bem mais acessíveis.

Cartão de crédito sem anuidade: veja opções

Ah, e você sabia que já existem diversas opções de cartões de crédito sem anuidade? Isso mesmo, a notícia é animadora e a lista de empresas que já dão essa alternativa para seus clientes é grande.

Geralmente, é bem mais comum que as fintechs ou bancos digitais ofereçam cartões de crédito sem anuidade. Inclusive esse é um dos benefícios principais.

E se você quer saber uma lista completa, o FinanceOne traz para você 14 opções de cartões de crédito sem anuidade:

  • Credicard Zero;
  • Santander Free;
  • Banco Inter;
  • Nubank;
  • Digio;
  • Neon;
  • Banco Original;
  • BMG;
  • Saraiva;
  • Meu Pag;
  • Atacadão;
  • Digimais;
  • SIM;
  • Lojas Americanas.

Gostou dessas opções? Você já sabia o que é e como funciona a anuidade de um cartão de crédito? Então salva este link e não deixe de compartilhá-lo para que mais pessoas tenham acesso a este conteúdo também.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Anuidade: entenda como funciona a taxa do cartão de crédito

Muitos brasileiros utilizam o cartão de crédito para realizar compras e até mesmo pagar algumas contas. A grande maioria desses cartões conta...

Como comprar Euro pelo melhor câmbio? Confira 3 dicas!

Quem está planejando ou com viagem marcada para a Europa sabe como é importante fazer a troca do câmbio por um bom...

Tesouro Selic negativo: qual impacto para os investimentos?

A vida de quem investe em renda fixa não está nada fácil neste ano. A poupança perde para a inflação e o...

Saiba como evitar golpes com o cadastro do Pix

O Pix, novo modelo de pagamento instantâneo, mal começou o cadastramento e já tem golpistas se aproveitando para roubar dados de clientes...

Cobrança de tarifas bancárias indevidas: como agir?

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional estabeleceram, em 2010, que bancos não poderiam cobrar tarifas bancárias por alguns serviços essenciais....

Nubank x C6: compare os cartões de crédito

A procura por cartões de crédito dos bancos digitais tem crescido cada vez mais, principalmente porque muitos não cobram anuidade. E opção...