As senhas ajudam a proteger suas contas, sejam elas das redes sociais, bancos ou outros aplicativos. É como se a senha fosse um escudo de defesa para manter as suas informações pessoais guardadas.
Anúncios
Por isso, é importante que sejam suficientemente fortes para evitar que golpistas tenham acesso a suas informações.
Por isso, se você quer saber como criar uma senha forte e segura, continue a leitura deste texto. Separamos dicas super importantes para você! Boa leitura.
Anúncios
+ As 20 senhas mais hackeadas do mundo. Veja se uma delas é a sua
Como conseguir criar uma senha forte e segura
Para conseguir evitar uma exposição de informações, é fundamental criar senhas que resistam a ataques. Em primeiro lugar, é necessário ficar longe do óbvio: ou seja, criar senhas com a sua data de aniversário ou letras em sequência (como 1, 2, 3 e 4, por exemplo).
Além disso, não inclua informação pessoal, como o seu nome. A seguir, confira algumas dicas para criar uma senha forte e segura:
Anúncios
1. Crie uma senha forte de verdade
Normalmente, em ataques de dados são utilizados programas para tentar várias combinações de caracteres para decifrar a senha.
Por isso, quanto maior a senha e quanto mais a variedade dos caracteres, melhor. Mas vale lembrar também que uma senha maior e com caracteres, talvez possa ser difícil de ser memorizada.
2. Use uma senha para cada site
Nossa segunda dica é utilizar uma senha para cada site. Isso quer dizer que para cada rede social, por exemplo, você deve utilizar senhas diferentes.
De fato pode ser difícil de memorizar todas, mas é melhor do que correr o risco de ter a sua senha descoberta, certo? Por isso, use uma senha para cada site e anote-as em um lugar seguro.
3. Use um gerador de senhas
Em paralelo com as dicas acima, o ideal também é usar um gerador de senha automático. Ele pode ser uma ótima alternativa se você busca em criar uma senha segura.
Existem boas opções, inclusive gratuitas, como o gerador de senhas automático do Avast, ou o do 1Password, por exemplo.
O objetivo do gerador de senha é fácil: criar senhas compridas e fortes. No entanto, como são criadas de forma aleatória.
Vale usar gerenciadores de senha que, além de seguros, podem guardar as senhas sem a necessidade de você precisar decorar todas elas.
4. Ative a verificação de dois fatores
A nossa última dica para você manter seus dados seguros é reconhecer que, mesmo tendo uma senha segura e forte, talvez isso não a mantenha 100% segura. Ainda que você use uma para cada site, por exemplo, ou utilize um gerenciador de senhas, pode ser que ela seja descoberta e sua conta invadida.
+ Entenda como funciona a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
Por isso, nesta etapa, entra a verificação de dois fatores. A autenticação de dois fatores geralmente é um código de seis dígitos que é enviado a você por SMS ou via um aplicativo depois que você digita a sua senha. Como um token do banco, ela é necessária para autenticar o login.
Dicas adicionais para manter suas informações protegidas na Internet
Outras atitudes podem tornar o ambiente ainda mais seguro para os seus dados. Veja quais são:
- Use uma VPN em redes Wi-Fi públicas: isso impede que, ao entrar nas contas, o nome de usuário e a senha sejam descobertos;
- Jamais envie sua senha por mensagem ou e-mail;
- Escolha opções de perguntas (para recuperar a senha) que só você sabe a resposta. Evite aquelas cujas respostas são fáceis de encontrar em redes sociais;
- Sempre que possível, utilize um antivírus. Ele pode detectar e neutralizar ameaças que tentam entrar no sistema.
Gostou dessas dicas? Acha que elas podem ajudar outras pessoas? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como criar uma senha forte e segura!