
Vários brasileiros mudaram seus hábitos alimentares durante a pandemia e começaram a comprar por delivery. Isso fez com o que o país se destacasse em um levantamento realziado pela Statista, empresa especializada em dados de mercado e consumidores.
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De acordo com a pesquisa, o Brasil foi responsável por quase metade dos números do delivery, 48,77%. Em seguida estão México e Argentina, com 27,07% e 11,85%, respectivamente.
As previsões para 2021 são ainda melhores. Tudo indica que mais crescimento e um movimento de aproximadamente US$ 6,3 trilhões do delivery em todo o mundo até dezembro.
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Afinal, os gastos com delivery cresceram 149% no último ano, segundo a Mobills, startup de gestão de finanças pessoais. A empresa analisou as despesas dos usuários com os três principais aplicativos de entregas — Rappi, Ifood e Uber Eats.
O serviço também foi o plano B para muitos brasileiros impactados pela pandemia do coronavírus. Tanto para donos de estabelecimentos que tiveram suas portas fechadas, quanto para desempregados.
Pensando nisso, o FinanceOne elaborou um material com 11 ideias essenciais para se manter funcionando nesse período instável.
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Como fazer com que seu delivery seja um sucesso?
Para montar um delivery de sucesso, não basta começar a entregar comida a domicílio: é preciso planejar e organizar as operações. Confira nossas dicas:
1 – Avaliação do negócio
É preciso avaliar alguns fatores antes de abrir um negócio. O primeiro é o real interesse dos clientes. Às vezes, a proposta de um estabelecimento não combina bem com a do delivery, e os clientes preferem visitar o restaurante a receber a comida em casa.
Se a procura é homogênea. O movimento no delivery tende a ser maior nos finais de semana. Caso ele não seja vantajoso nos demais dias, você pode restringir o serviço apenas às sextas, sábados e domingos.
O retorno financeiro trazido pelo delivery. Se, em seu teste, o serviço nem ao menos se pagou, ele provavelmente não vale a pena.
2 – Planejamento financeiro
Mesmo que a intenção seja iniciar um delivery pequeno, é preciso realizar o planejamento financeiro. Usar todo o salário, acerto ou reserva de emergência em uma coisa só, não é a melhor atitude.
Por isso, certifique-se de colocar no papel tudo o que é necessário para abrir o seu negócio em casa.
3 – Estrutura
Primeiramente, é preciso ter estrutura adequada para fazer um delivery em casa. Porém, antes disso, aconselhamos fortemente que você saiba o que vai vender no seu delivery como, por exemplo:
- Comida caseira;
- Pizza;
- Doces;
- Hambúrguer.
Decidindo o produto que deverá ser vendido, pesquise sobre os materiais necessários para montar o espaço para prepará-los.
4 – Encontre fornecedores
Será necessário obter produtos e ingredientes de boa qualidade para abrir um delivery de comida de sucesso. Muitas vezes, conseguir esses produtos no mercado pode sair mais caro, ou não ter o mesmo padrão de qualidade.
O essencial é conseguir um fornecedor que ofereça ingredientes frescos e de qualidade.
5 – Organização interna
Quando você oferece a opção de delivery, precisa compreender que haverá mais trabalho em sua cozinha. Afinal, além de atender os pedidos das pessoas que foram até o local, também precisará cumprir a demanda dos pedidos para entrega.
Portanto, para que não ocorram erros e que ambas as modalidades de atendimento sejam satisfatórias, é preciso redesenhar o fluxo de trabalho da cozinha.
Para isso, estabeleça um esquema de prioridades, como uma espécie de linha de produção. Caso seja necessário, deve-se investir também na ajuda de familiares ou amigos ou na contratação de pessoal.
6 – Segurança dos alimentos
Como você já sabe, o ramo de alimentação exige uma série de cuidados no que se refere à higiene e à manipulação dos produtos. Por isso, é necessário garantir a segurança na condimentação e transporte dos itens vendidos por delivery.
As embalagens devem ser de muita qualidade, totalmente descartáveis e de fácil manipulação. Também deve ser escolhida uma opção de recipiente que garanta o transporte sem que ocorram avarias no produto entregue ao cliente.
7 – Diferencie-se da concorrência
O delivery pode ser uma verdadeira mina de ouro. Portanto, se você pretende se lançar a este mercado, saiba que a concorrência será acirrada!
Deste modo, uma das suas missões mais importantes é buscar dar ao público motivo para usar o seu serviço ao invés de ir aos concorrentes.
Brindes, descontos, compromisso com uma entrega rápida… Estude os estabelecimentos que competem com você e analise uma necessidade que eles não cobrem. Ela pode ser a oportunidade que você procurava para expandir os negócios!

8 – Decida a forma de entrega
Atualmente, existem aplicativos que são específicos para a entrega de comida. Cadastrar a sua empresa, mesmo que seja um delivery pequeno, é uma ótima forma de atrair olhares de consumidores que buscam algo diferente e delicioso.
Atualmente, os aplicativos mais conhecidos são o iFood, UberEats, entre outros. Além disso, os aplicativos proporcionam uma ótima possibilidade de expansão dos seus atendimentos. Dessa maneira, engloba-se uma quantidade bem maior de clientes.
9 – Fidelização de clientes
Lembre-se que o seu delivery não é exceção. Você não quer que seus clientes peçam apenas uma vez: quer que eles sejam assíduos!
O primeiro passo é, obviamente, oferecer um serviço de alto nível. Entretanto, este é só o começo: contar com um programa de fidelização é importantíssimo.
E você nem precisa ir assim tão longe! Oferecer um brinde para pedidos acima de um valor específico ou uma refeição grátis a cada dez consumidas são ações simples, mas com um efeito poderoso.
10 – Mantenha o cardápio atualizado
O cardápio é a principal ferramenta de vendas para um Delivery. Portanto, ele precisa de boas fotos e descrições detalhadas para atrair os clientes.
Lembre-se que não há problema algum em remover determinados itens do menu: você, como empresário, tem que tomar uma atitude.
O problema é parar de vender um prato e não fazer a alteração correspondente no cardápio! Novamente, é algo que pode frustrar muito o cliente.
Portanto, mantenha o menu sempre atualizado. Não custa nada! Por mais que alguns clientes possam deixar de fazer pedidos com você, você preserva a reputação do seu estabelecimento.
11- Invista em Marketing Digital e nas Redes Sociais
Para ter sucesso, os consumidores precisam saber do seu Delivery. Nada melhor do que o Marketing Digital e o Marketing nas Redes Sociais para alcançar seu público.
Por isso, aproveite todo o potencial do ambiente digital para construir presença online e, claro, para vender. Crie perfis nas principais redes sociais e cadastre seu Delivery no Google Meu Negócio.
Poste fotos, vídeos e interaja com os seus seguidores. Entretanto, faça tudo com uma qualidade satisfatória. Assim, você irá conquistar muitos clientes para o seu negócio.
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