
Estamos sempre falando sobre a importância de você diversificar a sua carteira de investimentos para o bem do seu patrimônio. Porém, nem todas as pessoas sabem a diferença entre investir em ações e criptomoedas.
Anúncios
O mercado de ações já é bastante conhecido pelos brasileiros, mas com a chegada das criptomoedas muitos estão começando a olhar para esse mercado de forma diferente. Principalmente porque esses ativos estão ganhando cada vez mais destaque.
Investir em ações e criptomoedas tem as suas vantagens e desvantagens. Ambas oscilam e ,por isso, é importante estar atento ao mercado. Mas qual será a diferença?
Anúncios
Será que existe um momento certo para aplicar o seu dinheiro em cada um desses tipos de investimentos? Nós iremos te ajudar a acabar com essas dúvidas durante este artigo!
Por que devo investir nas ações?
Para quem não sabe, a Bolsa de Valores é onde você pode negociar a sua participação em empresas de grande porte, como a Vale e o Itaú. É necessário escolher as ações que têm chances de serem valorizadas e crescerem.
Além disso, elas também podem ter capacidade de distribuição de lucros. Com isso, a cada período você recebe um determinado valor do lucro da empresa.
Anúncios
Para quem ainda tem dúvidas, ao adquirir uma ação, você passa a ser sócio minoritário da empresa. Como consequência disso, passa a ter direito de voto e participação de lucros na companhia em questão.
Vale ressaltar que mesmo que você compre a ação de uma empresa que não ofereça lucros a curto prazo, ela pode ganhar o mercado ou ser alvo de aquisição. Como consequência, poderá oferecer um grande retorno financeiramente.
Por que devo investir em criptomoedas?
O mercado de criptomoedas vem crescendo e ganhando destaque aqui no Brasil e, consequentemente, está chamando a atenção de muitos investidores. Mas por que você deve investir nele?
Muitos investidores usam as aplicações em moedas estrangeiras como uma forma de proteção dos bens que possuem. Além disso, elas também podem ser usadas como reserva de valor de longo prazo.

E isso vale até mesmo para o Bitcoin que sofreu uma desvalorização recentemente.
Vale ressaltar que cada criptomoeda possui características próprias. Por isso, você pode diversificar na hora de comprar, existem muitos ativos disponíveis no mercado querendo ser adquirido.
Qual a diferença entre investir em ações e criptomoedas?
Agora que você já sabe como funciona e viu motivos para investir em cada uma, chegou a hora de descobrir o que as difere. Afinal, será que dá para ter o ou esperar o mesmo resultado de ambas?
Na prática, podemos dizer que a volatilidade é um dos fatores que mais diferem as criptomoedas das ações, principalmente com relação às criptomoedas, sobretudo o Bitcoin.
Pelas suas fortes oscilações, a volatilidade do Bitcoin é bem maior do que das ações. Isso acontece pela criptomoeda ser uma moeda descentralizada. Isto é, não há ninguém intermediando as transações.
Quanto às ações, a sua volatilidade é bem menor. Geralmente, é impactada muito mais por fatores econômicos, porém conta com a mediação da Bolsa de Valores nas suas transações.
Existem outras diferenças, mas são bem menos expressivas e impactantes no cenário de resultados e para comparativo,
Onde devo investir?
Independentemente de qual você escolher, tanto Bitcoin quanto ações são excelentes investimentos. Primeiro, é preciso que você saiba qual é o seu perfil de investidor e o que procura.
Conheça, também, quais são os riscos e os prazos de cada opção e opte por ter uma carteira diversificada, mas, sempre com segurança e comparando sempre todas as opções.
Fique por dentro de tudo sobre o mercado financeiro!
Quer aprender ainda mais sobre finanças e ficar por dentro dos principais assuntos do mercado financeiro? Então o FinanceOne tem uma proposta para você!
O curso ‘Finanças e Investimentos Inteligentes’ vai poder te ajudar a ter resultados ainda melhores.
São quase 40 aulas já gravadas, com apostilas e bônus, além de encontros online para você ficar de olho e bem informado sobre novidades.
Se gostou, compartilhe essa novidade com um amigo que é apaixonado por finanças.
Leia também no FinanceOne: