Início Notícias Empreendedorismo Dívidas no fim de ano: veja 5 dicas para proteger seu negócio

Dívidas no fim de ano: veja 5 dicas para proteger seu negócio

5
(1)

Final de ano é, normalmente, um período em que os gastos aumentam. Seja pelas cestas que algumas empresas enviam para seus colaboradores, seja pelos pagamentos de dívidas atrasadas. O orçamento pode acabar ficando um pouco apertado e as dívidas no fim de ano dobrarem.

O Brasil ocupa, por exemplo, o segundo lugar na lista de países emergentes com maior índice de dívidas públicas, segundo estudo do Instituto de Finanças Internacionais. Atrás apenas do Líbano, amarga o número de 88% do PIB.

Com o alto número de endividados no país, manter um negócio pode ser um problema se não houver conhecimento de questões financeiras.

Para ajudar quem enfrenta histórico de dívidas nos negócios, Mauro Bizatto, CEO da Donus, plataforma de serviços financeiros que funciona como carteira digital, trouxe cinco dicas que podem ser aplicadas para manter a saúde financeira do seu negócio.

+ Saúde financeira: entenda a relação com a saúde mental

5 dicas para proteger seu negócio e diminuir as dívidas de fim de ano

Continue a leitura para conferir as dicas que o Mauro Bizatto separou:

1. Organização

Um bom truque para manter a organização das finanças é alimentar uma planilha, que pode ser dividida em semanas ou meses, com toda a quantia que entra e sai da conta.

Ela pode conter um mapeamento dos gastos no tempo estipulado e uma comparação dos gastos com o lucro e distribuição de despesas. Assim, é possível manter o controle e não exceder os gastos permitidos no período estipulado. 

2. Contar com gastos futuros

Gastos maiores também podem ser previsíveis. Se planejar em relação a valores como grandes impostos e despesas fixas como energia, aluguel de espaço para seu negócio, compras de estoque e combustível pode auxiliar na manutenção das contas em dia, sem prolongar dívidas. 

3. Estipular metas

Estabelecer metas ao longo de um ano pode ajudar a controlar o impulso de comprar artigos supérfluos ou de segunda necessidade.

O planejamento dessas metas é essencial para economizar dinheiro para grandes mudanças, como ampliação do espaço, abertura de novas unidades do negócio ou nova identidade visual. 

4. Procurar melhores ofertas

Ao comprar novos produtos, a melhor alternativa é fazer uma pesquisa para encontrar os melhores preços, além de promoções, liquidações e ofertas.

A negociação dos preços com fornecedores, por exemplo, permite que grande parte do valor total estipulado para compras de estoque seja economizado e usado em outra situação.

dívidas no fim de ano
Mauro Bizatto, CEO da Donus, trouxe 5 dicas que podem ser aplicadas para manter a saúde financeira do seu negócio e evitar as dívidas de fim de ano

5. Receba pagamentos com maquininha 

Aceitar cartões e receber o pagamento com maquininhas traz grandes vantagens não só ao cliente, mas ao estabelecimento também, já que as vendas aumentam, pois abrangem uma maior quantidade de pessoas que têm acesso ao modo de pagamento.

De acordo com Mizatto, a Donus, por exemplo, permite que o empreendedor receba seu pagamento em até um dia, em todos os dias do ano. Além disso, as maquininhas da fintech aceitam mais de 70 bandeiras e possuem taxas competitivas. 

Saiba como recuperar as dívidas da sua empresa

Com a crise ocasionada pela Covid-19 este ano, muitas empresas estão passando por dificuldades financeiras, inclusive agora no fim de ano. Por isso, precisam recuperar dívidas, mas não sabem como fazer isso.

Se você já conferiu as nossas dicas acima e se a sua empresa precisa recuperar as dívidas, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que você terá que fazer um planejamento. Mas antes disso, é preciso perceber que o empreendimento não caminha bem.

Além disso, para recuperar dívidas, é preciso entender o perfil dos devedores, as regras de cobranças e as legislações vigentes para que problemas maiores não sejam gerados. 

As características comuns entre as empresas que não são bem sucedidas são a estagnação nas vendas, os estoques cheios, excesso de financiamento e a falta de capital.

Por isso, veja as dicas sobre como conseguir fazer um planejamento para recuperar as dívidas do seu negócio.

Gostou do nosso texto sobre as dívidas no fim de ano? Acha que ele pode ser útil para alguém que tenha uma empresa? Então compartilhe-o em suas redes e ajude outras pessoas.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui