Quais são os direitos de um doador de sangue? Confira as vantagens!

0
1335
paciente sendo consultado pelo médico
0
(0)

Você conhece alguém que seja doador de sangue? Ou você quer se tornar um? Hoje, 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Anúncios

O sangue é responsável por transportar substâncias essenciais para o nosso organismo, além de centralizar as defesas do sistema imunológico. Por isso, quando uma doação de sangue é feita, estamos ajudando a salvar diversas vidas.

As bolsas de sangue doadas são responsáveis por ajudar muitos pacientes que estão passando por cirurgias ou outros procedimentos.

Anúncios

Entretanto, com a falta de doação, muitos desses procedimentos podem ser cancelados e muitas vidas não são salvas. Por isso, é bastante importante se conscientizar em relação à doação de sangue.

Além disso, existem diversas vantagens para quem é doador de sangue. Então, se você ainda não é um doador, vamos listar aqui alguns benefícios para você se tornar um. Vamos lá?

+ Cobertura de planos de saúde muda com nova decisão do STJ. Entenda!

Anúncios

As vantagens de ser um doador de sangue

Ajudar a salvar vidas é, sem dúvidas, o resultado mais importante quando o assunto é doação de sangue.

Todavia, visando incentivar essa prática ao longo de todo ano, os governos federais, estaduais e municipais formaram algumas iniciativas – inclusive de leis – para que mais pessoas doem sangue, trazendo alguns benefícios para quem faz a doação com frequência.

Confira algumas dessas vantagens:

Doador de sangue tem direito a uma folga no trabalho

Essa lei está na CLT: se você é funcionário de uma empresa e trabalha como celetista, a legislação prevê um dia de folga por ano caso doe sangue. Em outras palavras, basta levar um atestado à sua empresa que ela é obrigada a conceder esse benefício.

Vale lembrar que mesmo que você doe sangue mais de uma vez por ano, a folga ao trabalhador só pode ser dada uma vez a cada 365 dias. Por se tratar de uma legislação federal, a regra se aplica a todo Brasil.

A concessão do benefício não é obrigatória para colaboradores contratados sob outros regimes que não o da CLT.

paciente sendo avaliado por enfermeira
Quando a pessoa é doadora de sangue, ela faz o check-up, pois o seu sangue passa por uma análise completa

Check-up completo gratuito para quem doa sangue

Conseguir fazer um check-up completo de saúde pelo menos uma vez no ano é essencial para todos. A boa notícia é quando a pessoa é doadora de sangue, ela faz o check-up, pois o seu sangue passa por uma análise completa.

Esses testes são feitos para verificar se você pode ou não doar sangue. Entre os exames realizados estão o teste de detecção de hepatite C, sífilis e HIV. Ou seja, doar sangue é também uma forma de se prevenir contra problemas de saúde.

+ Portabilidade do plano de saúde: entenda como funciona e como fazer

Meia-entrada em cinemas, teatros e eventos culturais

Em 2019, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou um projeto que dá meia-entrada em salas de teatros, cinema, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos.

Esse benefício é concedido para aqueles que comprovarem que fazem, no mínimo, três doações de sangue por ano.

Em alguns estados, como o caso do Espírito Santo, existem leis similares que existem há ais tempo e podem ser mais abrangente que a recomendação federal. Por isso, o importante é se informar no Hemocentro mais próxima da sua cidade.

Quais são os requisitos para ser doador de sangue?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. É necessário esperar.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Estar bem alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Qual o intervalo entre doações de sangue?

Homens: a cada 2 meses, sendo possível doar 4 vezes ao ano;
Mulheres: 3 em 3 meses. O máximo de doação é 3 vezes no ano.

Como conseguir doar sangue?

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.

Existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. No mais, basta estar bem de saúde e, além disso, também ter o desejo de ajudar o próximo.

Gostou do nosso texto sobre como conseguir ser um doador de sangue? Então continue navegando em nosso site e saiba agora o que avaliar na escolha do seu plano de saúde.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui