InícioNotíciasFinanças PessoaisQuais são os documentos necessários para primeiro emplacamento?

Quais são os documentos necessários para primeiro emplacamento?

Tempo de leitura: 4 minutos
()

Você comprou um carro zero e agora precisa começar a ver os documentos do emplacamento, mas não sabe como é o processo? Existe todo um procedimento que o dono do veículo precisa seguir para deixar o carro apto a andar pelas ruas do Brasil.

E para quem ainda não sabe, este processo é conhecido como inclusão na Base de Dados do Detran e na Base de Dados Índice Nacional (BIN) do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) de veículo zero quilômetro nacional, com a emissão da primeira documentação.

+ Emplacamento: principais taxas cobradas para carro zero

Para realizar o serviço de emplacamento de um veículo zero quilômetro, é preciso agendá-lo no posto do Detran do seu estado, da mesma forma que acontece com os demais serviços do órgão.

Documentos de emplacamento: descubra quais são necessários

Quem deseja tirar a Primeira Licença de Veículo Nacional, precisa ter diversos documentos para completar todo o processo de emplacamento. Mas o problema é que muitos condutores de veículos acabam ficando perdidos e sem saber quais são os documentos necessários.

+ Descubra que deve ser pago no primeiro emplacamento de carro e moto

Isso acaba fazendo com que muitos levem os documentos errados e demoram ainda mais para realizar o procedimento de emplacamento do carro.

Confira a lista de documentos necessários para o emplacamento para pessoas físicas!

-> Documento de identificação, original e cópia, que podem ser: carteira de identidade, CNH com foto impressa ou carteira de trabalho;

> CPF, original e cópia, que pode ser o cartão do CPF, certidão emitida por um órgão público competente, comprovante de inscrição e situação cadastral no CPF, emitido pela Receita Federal ou o documento de identidade;

-> Comprovante de Residência, original e cópia, são aceitas conta de luz, água ou telefone. É importante frisar que a data precisa ser de até 90 dias.

Pessoa entregando chave do carro para outra
É bom estar atento para os documentos necessário para emplacamento

Mas atenção: os veículos com GNV ainda precisam ter a cópia do Certificado de Segurança Veicular (CSV) na validade.

Documentos emplacamento (específicos)

Além desses documentos principais (Documento de identificação, CPF e comprovante de residência), são necessários outros, como:

  • Duda de primeira licença;
  • Duda de Emplacamento;
  • Original da primeira via da nota fiscal do fabricante – DANFE – para veículos adquiridos diretamente da fábrica, ou original da primeira via da nota fiscal do revendedor ou cópia da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE – para veículos adquiridos em revendedores;
  • Original de documento que autoriza a inclusão do veículo na frota de permissionários/ concessionários, expedido pelo órgão federal, estadual ou municipal concedente, para veículos de aluguel  de transporte de passageiros;
  • No caso de inclusão de gravame comercial, as instituições financeiras e demais empresas credoras serão obrigadas a informar, eletronicamente, ao Sistema Nacional de Gravames (SNG), sobre o financiamento do veículo. Os contratos de gravame comercial serão previamente registrados no sistema de Registro de Contratos pela instituição financeira responsável para permitir a inclusão do gravame;
  • Original da autorização expedida pela Diretoria de Habilitação, quando se tratar de veículo classificado na categoria “aprendizagem”; e
  • Cópia autenticada em cartório do laudo médico e o registro do número do Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido e validado no SISCSV, quando se tratar de veículo adaptado para portador de deficiência física, conforme estabelece a Portaria PRES-DETRAN-RJ nº 3721, de 07.07.2006.

Qual o prazo limite para emplacamento de carro?

Além disso, o que muita gente não sabe é que há um prazo para realizar este processo de primeira licença de veículo. 

De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, este prazo é de 15 dias, conforme a Resolução do Contran 487 de 07/05/14, que descreve:

“…antes do registro e licenciamento, o veículo novo nacional ou importado que portar a nota fiscal de compra e venda ou documento alfandegário poderá transitar do pátio da fábrica, da indústria encarroçadora ou concessionária e do Posto Alfandegário, ao órgão de trânsito do município de destino, nos quinze dias consecutivos à data do carimbo de saída do veículo, constante da nota fiscal ou documento alfandegário correspondente.”

Por este motivo, quando o motorista do veículo for até a unidade do Detran para realizar a primeira licença do veículo, ele precisa estar portando a nota fiscal de compra do veículo. Além, é claro, da sua CNH.

Vale ressaltar que se o prazo de 15 dias não for cumprido o motorista poderá ser penalizado, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

Se ele for flagrado em operação de fiscalização de trânsito com o veículo sem a licença e fora do prazo, será multado por ter cometido infração gravíssima. A multa é de sete pontos na CNH, pagamento de R$191,54 e ainda terá o seu veículo apreendido.

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe com alguém nas redes sociais que precisa saber dessas informações para realizar o emplacamento do veículo.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 4 minutos
Juliana Favorito
Jornalista apaixonada em escutar e escrever histórias, mas que também tem uma queda pelo Marketing Digital. Com experiência em redação, social mídia e marketing ela gosta de sempre estar atualizada sobre a área da comunicação. E como uma boa carioca, não dispensa uma praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Páginas Populares

Calculadora de Hora Extra

Calculadora de Rescisão Trabalhista

Correção do FGTS, vale a pena?

Conversor de Moedas

Rendimento Poupança 2021

5 Cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

8 plataformas para compra e venda de Bitcoin

Últimos Artigos