InícioNotíciasEconomiaPara 83% dos brasileiros, Pix é melhor do que TED e DOC

Para 83% dos brasileiros, Pix é melhor do que TED e DOC

0
(0)

O Pix, novo meio de pagamento, já está funcionando há quase seis meses e já é considerado, por 83% dos brasileiros, melhor do que o DOC e o TED. Por conta disso, essas duas transações bancárias tendem a ser substituídas pelo sistema do Banco Central.

A informação é de uma pesquisa realizada pelo C6 Bank/Ipec, feita entre os dias 22 e 28 de abril de 2021. Foram entrevistados 2.000 brasileiros das classes A, B e C, com acesso à internet. É importante ressaltar que a margem de erro é de dois pontos percentuais.   

A boa aceitação do Pix já era de se imaginar, principalmente porque somente no primeiro dia foram movimentados quase R$780 milhões em duas milhões de transações realizadas.

Além disso, nas semanas seguintes do lançamento oficial do Pix, em novembro, uma pesquisa parecida do C6 Bank apontava que 60% dos brasileiros consideravam esse meio de pagamento melhor do que o TED e o DOC.

Desde então, o novo sistema de pagamentos vem surpreendendo todos os especialistas. Isso porque o Pix ultrapassou os 87 milhões de usuários cadastrados, tanto entre pessoas físicas quanto jurídicas.

Transações por Pix cresceu em 148% no primeiro trimestre de 2021

De acordo com o Banco Central, o número de transações de pessoa física para pessoa jurídica cresceu 148% somente no primeiro trimestre deste ano. Para se ter uma ideia, em janeiro foram 14,1 milhões de operações contra 35 milhões em março.

E ainda há espaço para que o Pix continue crescendo. Por esse motivo, o próprio Banco Central já divulgou algumas novidades, da nova forma de pagamento, que serão implementadas ainda neste ano.

Além disso, outra informação que a pesquisa trouxe foi que 77% das operações de Pix ocorrem entre pessoas. Enquanto somente 11% envolvem transferências de pessoas para empresas. 

Mãos segurando celular com tela do Pix
O Pix tem ganhando cada vez mais espaço no coração dos brasileiros

A porcentagem mais baixa entre pessoas e empresas pode se dar pela dificuldade que alguns estabelecimentos podem estar tendo na hora de realizar o cadastramento da empresa no Pix.

Resistência ao Pix aumenta conforme a idade

Mesmo sendo um sucesso, ainda tem quem não utilize o Pix e tenha resistência à ferramenta. Mas, esse público é caracterizado pela maior faixa etária.

Ou seja, a resistência ao Pix vai crescendo de acordo com a idade, conforme diz a pesquisa. 

O C6 Bank aponta que, por exemplo, a disposição para para adotar essa modalidade de pagamento em estabelecimentos comerciais é superior na faixa mais jovem entrevistada, que tem entre 16 e 24 anos. 

+ Descubra o que é o Pix cobrança

O banco ainda informa que, nesse grupo, o número de pessoas que usam ou querem usar o Pix é quase seis vezes maior ao número de pessoas que não desejam adotar.

Com isso, concluiu-se que a resistência aumenta de acordo com a idade. Por exemplo, na população com mais de 55 anos quem usa o Pix a relação é de dois para um. Dessa forma, a cada duas pessoas, uma não quer.

“O índice de aceitação é maior nas regiões Norte/Centro Oeste e nas cidades com até 500 mil habitantes”, disse o C6 Bank.

O que é o Pix e para que serve?

Você já utiliza o Pix? Sabe para que serve e como utilizá-lo? E quais são as suas vantagens e desvantagens? Aqui no FinanceOne você encontra todas essas informações detalhadas.

O Pix nada mais é do que uma nova ferramenta para realizar transferências e pagamentos de forma instantânea. Agora, sem esperar dia útil ou horário comercial. É a qualquer momento e de qualquer lugar.

Você poderá usar quatro chaves diferentes:

  • e-mail;
  • número do celular;
  • CNPJ ou CPF;
  • combinações numéricas aleatórias.

Mas, você deve escolher apenas uma das quatro opções para cada conta bancária sua.

Quer saber mais sobre o Pix? Acesse a aba de notícias do FinanceOne e navegue para ficar bem informado. Afinal, dá para pagar o Simples Nacional e movimentar o Auxílio Emergencial. Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui