Pix Cobrança: confira o que é e como funciona

0
1477
Pessoa usando aplicativo do Pix para fazer Pix noturno
5
(1)

O Banco Central (BC) anunciou, logo após a divulgação do Pix, uma nova funcionalidade ao sistema de pagamentos instantâneos. É o Pix Cobrança, destinado aos microempreendedores individuais, prestadores de serviços e pequenas empresas.

Anúncios

O serviço, de acordo com o BC, estará disponível a partir do dia 14 de maio.

Com essa nova função, os negócios poderão oferecer aos clientes e parceiros uma possibilidade de pagamento mais prática, além do BC estar alinhado às novas tecnologias nos meios de pagamentos.

Anúncios

Segundo uma pesquisa realizada neste ano pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 55% dos consumidores entrevistados costumam efetuar pagamentos em lojas físicas via QR Codes.

A seguir, veja como funcionará o Pix Cobrança.

+ Pix: saiba quais são as novidades apresentadas para 2021

Anúncios

O que é o PIX Cobrança?

O PIX consiste em um novo método de pagamento instantâneo e transferência bancária. Para empresas, além das já citadas funcionalidades, haverá uma ferramenta que substitui os tradicionais boletos bancários. Esta é a principal característica do PIX Cobrança, que pode ser utilizado tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.

Quando o Pix foi divulgado, o BC já havia dito que pessoas jurídicas poderiam utilizá-lo também para oferecer aos clientes uma nova forma de pagamento via QR Codes.

Tais pagamentos podem se referir, por exemplo, a cobranças imediatas ou futuras, a exemplo de mensalidades recorrentes de prestação de serviços. Em resumo, o Pix Cobrança tem como objetivo substituir os boletos, bastante utilizados atualmente.

+ Pix é melhor que TED e DOC para 60% dos brasileiros

As principais diferenças entre o Pix, Pix Cobrança e boleto bancário

Como falamos, o Pix já permite transações financeiras para pagamentos e transferências via QR Code. Contudo, elas são realizadas de forma imediata. Ou seja, são compensadas assim que a leitura do código é feita.

Já o Pix Cobrança, apesar de também utilizar o QR Code, dá às partes envolvidas na transação a possibilidade de determinar uma data futura para pagamento.

Assim, é possível programar recebimentos e dar aos clientes os dias necessários para quitação dos valores, por exemplo. Esse é o mesmo processo que acontece com os boletos bancários, porém, com duas diferenças. A primeira é o uso do QR Code e não do código de barras tradicional.

celular com imagem de PIX na tela
Saiba como funciona a nova modalidade Pix Cobrança e quais as vantagens para o seu negócio

A segunda, certamente a mais importante, é que o boleto exige um tempo de compensação, fazendo com o que valor pago demore alguns dias para cair na conta do recebedor – em média, três dias após o pagamento. Já com o Pix Cobrança isso acontecerá de forma instantânea.

Quais as vantagens do Pix Cobrança?

Podemos dizer que os benefícios do Pix para as pessoas físicas também se estenderá aos usuários do Pix Cobrança. Confira algumas vantagens que separamos:

Agilidade para receber

Com o Pix Cobrança, o dinheiro estará na conta do recebedor imediatamente. Algo que não acontece, por exemplo, com o pagamento de boletos, pois estes podem levar até três dias para serem compensados.

Ou seja, o negócio que passar a utilizar essa funcionalidade terá o dinheiro disponibilizado de forma rápida, o que concede mais controle ao fluxo de caixa também.

Praticidade para o cliente

Imagine o quanto não é nada cômodo para o cliente – e para a empresa – ter que esperar por três dias até o boleto compensar para confirmar a compra de um produto, por exemplo.

O Pìx Cobrança acaba com isso, já que o boleto vira um QR Code facilmente disponibilizado para o cliente. Com isso, em poucos segundos, ele realiza o pagamento.

Diminuição nos custos

Uma das vantagens do Pix para as empresas é a diminuição das taxas aplicadas por transação. Ou seja, os valores aplicados para lojistas, MEI e outros grupos serão mais moderados que os aplicados por bancos para transações variadas, como transferência e emissão de boletos.

O que você achou desse texto? Bom? Então continue navegando em nosso site e leia agora mesmo: “conheça os golpes praticados com o Pix. Fique alerta!“. Assim, você fica ainda mais por dentro do assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui