Por conta da pandemia, as pessoas estão ficando mais tempo em casa e, consequentemente, gastando mais com comida e contas domésticas. Mas será que é possível economizar nas compras?
Anúncios
É importante saber que alguns gastos podem aumentar e outros podem começar a surgir. Um exemplo é o dinheiro economizado para o transporte diário até o trabalho.
Porém, a alimentação em casa é provável que tenha aumentado bastante.
Anúncios
Como a recomendação é permanecer em casa, a solução é adaptar as compras para o meio digital. O que facilita na hora de economizar nas compras, já que é mais fácil de realizar a pesquisa para saber qual loja está oferecendo o melhor preço pelo produto.
Além disso, existem outras formas de economizar nas compras, sejam de mercado ou de móveis e até mesmo despesas com as contas. Quer saber como? É só continuar lendo esta matéria.
Aprenda a economizar nas compras online
1) Procure as ofertas nos catálogos online
Os consumidores brasileiros têm o hábito de pegar o catálogo das ofertas das lojas e dos supermercados, mas com o isolamento social isso não é mais possível. E como muitos estabelecimentos continuam fechados, uma solução é procurar catálogos na internet.
Anúncios
Diversas lojas e até mesmo alguns supermercados estão colocando as ofertas nos sites e redes sociais para que os consumidores possam ver. Além disso, algumas plataformas como o Porta Folhetos e Kimbino apresentam as versões digitais de diferentes empresas.
2) Compare os preços dos produtos
Outra forma de economizar nas compras online é utilizando os sites de comparadores de preços. Lembre-se que um produto pode estar na promoção em uma loja e na outra não. Por isso, você pode realizar as buscas nos sites de comparadores de preços.
Não importa qual seja a mercadoria desejada, você sempre precisa pesquisar os valores dos produtos que quer comprar.
No Brasil, existem diversos sites que te ajudam a comparar os preços, sendo dois deles o Buscapé e o Zoom. Com eles ainda é possível informar o valor que você quer pagar no produto. Quando o preço cai, eles te comunicam por e-mail.
Além disso, é sempre bom pensar no custo x benefício que o produto irá lhe oferecer. Outra dica é pensar se realmente precisa do produto em questão ou se pode deixar para adquiri-lo mais para frente.
3) Faça compras inteiras
O que seria isso? É aquele famoso ir ao supermercado várias vezes ao dia, na semana ou no mês. Tente comprar a quantidade de alimentos necessária para não precisar voltar várias vezes, pois o custo benefício pode não ser vantajoso.
Você, é claro, não deve estocar alimento dentro de casa sem necessidade. Mas, também pode evitar um deslocamento excessivo ao mesmo local para fazer retiradas de forma “pequena”, quando poderia fazer uma comprar mais completa.
Por exemplo, alguns estabelecimentos dão descontos em situações de compras no atacado. Além disso, outros têm alguns programas de fidelidade, no entanto, pedem limite de produtos para dar o possível desconto.
Dessa forma, indo várias vezes para comprar itens pontuais e específicos, você acaba perdendo a chance de reduzir um possível gasto e diminuir a sua despesa.
Outras dicas para diminuir os gastos na quarentena
4) Faça trocas de marcas
Em momentos de crise econômica, outra dica é escolher por marcas com menor preço e que entregam o mesmo produto/serviço que procura.
Isso pode lhe trazer um desconto, talvez, pequeno, mas que em grande quantidade de produtos pode se tornar vantajoso.
Em muitos casos, a marca mais barata proporciona a mesma qualidade. Na maioria, o que “encarece” o produto é o peso da marca em si. Então, faça uma pesquisa antes de passar no caixa.
5) Economize energia no home office
Neste período de pandemia, a maior parte dos profissionais estão em regime de home office. Esse modelo é super vantajoso, em vários aspectos, e traz comodidade ao profissional – além de bastante flexibilidade.
No entanto, pode aumentar algumas despesas, como o uso de energia elétrica em casa, pois muitos aparelhos ficam ligados praticamente o dia todo.
Uma forma de tentar reduzir esse consumo é optar por trabalhar em locais que tenham luz natural – para tentar uma economia da energia elétrica. Por exemplo, sacadas, varandas, quartos com janelas, entre outros.
6) Abuse e use dos cupons de descontos
Essa é uma dica que vale muito a pena. Quem não gosta de desconto? Então, para economizar, não tenha vergonha e abuse e use dos cupons de descontos que são enviados pelas mais diversas empresas, principalmente as de aplicativos.
Entre elas, iFood e Uber Eats são as que mais costumam enviar cupons de descontos aos seus clientes. Você poderá encontrar opção de entregas grátis, além de outras promoções pontuais.
Caso não haja entrega de cupons, sempre tem uma promoção que pode ser mais vantajosa, além dos famosos combos. Muitos restaurantes também têm aderido a esse tipo de promoção. Faça uma consulta aos cardápios do delivery.
E aí, como você tem feito para economizar nas compras durante a quarentena? Quem da sua família mais tem passado dos limites?
Fique atento e não dê bobeira, tente sempre que puder economizar. Tente colocar em prática essas dicas, que tal?