InícioNotíciasFinanças PessoaisComo economizar dinheiro em tempos de crise?

Como economizar dinheiro em tempos de crise?

Tempo de leitura: 4 minutos
()

Ter um planejamento financeiro durante uma crise econômica é muito importante para te ajudar a economizar dinheiro. Isso porque é dessa forma que você consegue saber exatamente onde e o que é possível cortar nesses momentos.

Mas como esse planejamento pode ser realizado? De diversas formas. Seja por meio do excel, com anotações no caderno ou até mesmo através de aplicativos. 

Opções não faltam e o mais importante é você achar a forma que melhor vai te ajudar a manter as finanças em dia.

Por conta da pandemia da Covid-19, economizar dinheiro se tornou uma tarefa ainda mais difícil. Porém, com algumas atitudes simples e pequenas, poupar pode se tornar uma realidade.

Para evitar a proliferação do vírus, o Brasil segue com o isolamento social. Com isso, a crise econômica também vira consequência. Se antes, poupar para conquistar sonhos já era difícil, com esse cenário pode parecer algo impossível, mas ainda é possível economizar.

Veja dicas para economizar dinheiro mesmo na crise 

Para te ajudar a economizar dinheiro durante a crise, a Grão, primeira fintech a viabilizar o micro investimento no Brasil, preparou dicas simples e eficientes, para que você consiga praticar a educação financeira e poupar algum dinheiro. 

Corte gastos desnecessários

Se você já tem um planejamento financeiro sabe exatamente tudo que entra e sai. Com isso, é mais fácil você conseguir visualizar o que é possível cortar que não é essencial no seu dia a dia.

Não esqueça de olhar para os gastos pequenos, porque eles também podem acabar comprometendo o seu orçamento.

É muito importante que você seja honesto com si mesmo. Por isso, entenda o que não é tão essencial e está comprometendo o seu orçamento no final do mês e não tenha pena na hora de cortar estes gastos desnecessários.

Sendo assim, a dica é que você faça uma análise de tudo e verifique a real necessidade X momento.

Reveja os seus planos mensais

Será que você realmente precisa ter todos os planos de assinatura que possui? Reveja o que mais usa e o que pode ser cortado. O pacote de televisão, por exemplo, você pode pedir a solicitação de um valor mais baixo e com menos canais.

aprenda a poupar dinheiro
É possível economizar dinheiro durante a pandemia

O mesmo vale para a conta do seu celular, internet e até mesmo serviços de streaming que você assina mas quase não usa. Academia e locais de atividades que você quase não frequenta também podem entrar na lista de cortes para que você possa economizar dinheiro. 

Dessa forma, compare os diferentes planos para saber qual atende suas necessidades diante do que você pode pagar e negocie com as empresas. 

Lista de compras

Durante a pandemia, o terror das donas de casa têm sido o aumento no preço dos alimentos. Alguns, inclusive, essenciais, como óleo, arroz e algumas carnes brancas e vermelhas.

Com isso, as compras do mês e da semana acabaram sofrendo um grande aumento no valor. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o preço cresceu 15% no acumulado desde o início da pandemia. 

+ Saiba como economizar no supermercado

Se você não quer sofrer com essa situação, uma dica primordial e que funciona é fazer uma lista antes de ir ao mercado. Esqueça aquilo de ir comprar sem saber o que precisa e é essencial.

O que você precisa para a semana e o que você precisa para o mês? Tenha uma noção de quantidade. Isso será bem mais assertivo para você não comprar nem de mais nem de menos e conseguir dar uma economizada.

Vencimento das contas

Você é daqueles que quando vê as contas já venceram? Então fica tranquilo, porque tem muita gente nessa junto contigo. E a gente sabe que às vezes nem é de propósito, é o famoso esquecimento.

Mas, você precisa ficar atento a esse detalhe. Pagar as contas em dia e até mesmo antecipá-las pode ser fundamental para o processo de economia.

Muitos bancos, empresas, lojas e instituições oferecem descontos a quem paga em dia ou de forma antecipada. Além disso, para não pagar juros, uma excelente opção é colocar as suas contas em débito automático.

Metas

Você já tem as suas metas para o ano, mês, semana ou dia? Se a resposta é não, então é bom que comece a pensar nisso.

Estabelecer metas é fundamental para o processo de economizar dinheiro. Isso porque se você tem como meta economizar dinheiro, estará cada vez mais motivado a não gastar e a ter em mente o que é prioridade e o que não.

Gostou deste conteúdo? Ele te ajudou? Então compartilhe nas suas redes sociais com outras pessoas para que ele possa ser útil para elas também.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 4 minutos
Juliana Favorito
Jornalista apaixonada em escutar e escrever histórias, mas que também tem uma queda pelo Marketing Digital. Com experiência em redação, social mídia e marketing ela gosta de sempre estar atualizada sobre a área da comunicação. E como uma boa carioca, não dispensa uma praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui