Como emitir uma certidão negativa da Receita Federal? Veja o passo a passo!

0
2195
celular com a logo da Receita Federal
5
(3)

Muitos brasileiros têm dúvidas quanto à emissão da certidão negativa da Receita Federal.  Esse documento também é conhecido como certidão de regularidade fiscal ou Certidão Negativa de Débitos (CND).

Anúncios

Tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas (empresas) podem precisar recorrer a esta certidão. Inclusive, bancos, organizações e outras entidades podem requerê-la em solicitações de empréstimo, por exemplo. 

Com esse documento, a empresa ou pessoa consegue comprovar que não possui dívidas fiscais e tributárias com a Receita Federal. Ou até mesmo com as estaduais e municipais, nas versões estadual e municipal da certidão. 

Anúncios

O que é certidão negativa da Receita Federal?

A certidão negativa de débitos ou certidão negativa da Receita Federal é um documento que atesta que a pessoa ou empresa não possui dívidas ativas com órgãos públicos. Ou seja, está em dia com suas obrigações fiscais e tributárias. 

Esse tipo de certidão, muitas vezes abreviada como CND, também pode atestar a ausência de pendências financeiras em ações civis, criminais e federais. 

Além disso, a certidão pode ser solicitada por bancos e instituições para que se avalie se a pessoa (ou empresa) tem um perfil condizente com a assinatura de um contrato, como empréstimo, por exemplo, ou até para fechar um negócio.  

Anúncios

A CND e o “nada consta” são a mesma coisa?

A certidão negativa da Receita Federal (no caso, a CND) e o “nada consta” não são necessariamente o mesmo documento. Acontece que esse segundo termo tem uma aplicação mais abrangente. 

Por exemplo, a Certidão de Débitos Relativos a Infrações de Trânsito também é conhecida como “Nada Consta”. Isso porque é um documento que informa sobre a existência ou não de débitos de multas de trânsito.

Essa certidão é emitida pelo DNIT, diferentemente da CND emitida pela Receita Federal. Mas, no geral, ambos são documentos cujo objetivo é comprovar ausência de débitos, por isso é possível ver ambos sendo referidos como nada consta.

Além disso, algumas vezes o “nada consta” serve especificamente para negar a existência de débitos ou responsabilidades civis ou criminais. Enquanto a certidão negativa de débito CND atesta a ausência de dívidas tributárias. 

Popularmente, o “nada consta” sempre estará se referindo a uma verificação de pendências com a justiça ou com os órgãos policiais regionais e locais. Como é o caso do DNIT, exemplificado acima.

celular logado no aplicativo da Receita Federal por em cima de uma teclado
Certidão negativa pode ser emitida no site da Receita Federal

Como emitir uma certidão negativa da Receita Federal?

Assim como existe a certidão negativa da Receita Federal, existem também CNDs emitidas pelas esferas estaduais e municipais e o passo a passo para emissão vai depender de qual é o órgão. 

Neste artigo, estamos focando especificamente na certidão emitida pela Receita Federal, que comprova se o pagamento dos tributos federais está em dia. Ela pode ser solicitada por uma pessoa ou empresa no site da Receita, no portal de débitos. 

Basta acessar o site, digitar o número do documento (CPF ou CNPJ) e gerar a certidão online, conforme o passo a passo a seguir:  

  1. Acesse o canal de prestação que corresponde ao tipo de certidão que deseja emitir:
  1. Informe o número de um documento de identificação no campo indicado na página: CPF para pessoas físicas, CNPJ para pessoas jurídicas ou NIRF para imóvel rural
  2. Clique em “consultar”. Se a situação fiscal estiver regular, a certidão será emitida.

Se não for possível emitir a certidão pela internet, o motivo pode ser a existência de pendências fiscais. Neste caso, o contribuinte deve consultar sua situação fiscal no Portal e-CAC.

Em alguns casos, a emissão também pode depender de comprovação de algum fato, como uma medida judicial, por exemplo. Se isso acontecer, é necessário pedir a liberação manual à Receita Federal, abrindo um processo digital.

Um processo digital também pode ser aberto no Portal e-CAC, acessando o sistema Processos Digitais e clicando em “solicitar serviço via processo digital”. Escolha a opção “certidões e atestados” e o serviço correspondente ao tipo de certidão desejada.

Mais dúvidas sobre processo digital podem ser sanadas no site do Governo Federal.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe e deixe sua dúvida nos comentários!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui