O coronavírus fez com que muitos brasileiros entrassem em estágio de emergência financeira. Uma maneira rápida e descomplicada para sair dessa situação é solicitar um empréstimo a partir do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Anúncios
Sim, isso é possível! Desde 2016, trabalhadores que atuam com carteira assinada podem usar o seu FGTS como garantia de um empréstimo na Caixa Econômica Federal.
O prazo para pagamento do empréstimo pode ser de até quatro anos. As parcelas serão debitadas diretamente da conta do cliente na Caixa.
Anúncios
4 regras para solicitar empréstimo a partir do FGTS
Antes de considerar solicitar um empréstimo a partir do FGTS, é preciso entender que existem alguns pré-requisitos necessários para que o processo seja aprovado. Confira!
1 – O limite de crédito disponível não pode ultrapassar 30% do salário;
2 – Os juros do empréstimo podem chegar no máximo 3,5% ao mês;
Anúncios
3 – Ao contrário do consignado privado convencional, o empréstimo consignado com FGTS tem até 48 vezes para parcelamento da dívida;
4 – A taxa máxima para garantia usando o FGTS é de até 10% do saldo disponível, além da multa rescisória (40% do saldo do FGTS), no caso de demissão sem justa causa.
+ Solicite um empréstimo pessoal a partir do FGTS
+ O que é NFT como garantia para empréstimo e como funciona
Passo a passo para dar entrada no empréstimo
Antes de solicitar diretamente o empréstimo a partir do FGTS para a Caixa Econômica, é preciso verificar na empresa na qual está empregado se há um convênio com o banco. Após confirmado, você já pode entrar com o pedido de empréstimo.
A forma de solicitar o empréstimo varia, ou seja, se você tem ou não uma conta na Caixa. Caso você tenha, é possível solicitar o crédito online, por meio do Internet Banking.
Mas também é possível dar entrada diretamente em um terminal eletrônico de autoatendimento ou ir até uma agência do banco.
Caso você não seja um cliente da Caixa, precisa ir até uma agência do banco e levar a documentação necessária para realizar a análise de crédito.
O banco solicita RG, CPF, comprovante de renda ou benefício e comprovante de residência. Após a análise do seu perfil, o banco lhe entrega um contrato para assinar.
As vantagens da modalidade de crédito
O empréstimo a partir do FGTS oferece as seguintes vantagens:
- Sem consulta ao SPC/Serasa;
- Taxas menores;
- Juros mais baixos;
- Contrato facilitado.
Com isso, o cliente consegue colocar em prática alguns planos e metas com mais segurança e taxas mais justas em relação às outras modalidades de empréstimos presentes no mercado.
Governo autoriza que saque-aniversário seja antecipado
Os brasileiros não vão mais precisar esperar o mês do seu aniversário para receber a modalidade que começou a ser paga no último mês pelo banco.
Com a antecipação do saque aniversário, com juros de 1,49% ao mês, é possível adiantar em até três anos o saque que o trabalhador pode resgatar todo ano.
Ou seja, quando o trabalhador recebe essa quantia, ela é utilizada para repor o dinheiro que solicitou no empréstimo.
Os interessados em resgatar antecipadamente o valor do saque aniversário, devem procurar sua agência bancária. Será necessário assinar um termo que consigna o valor do saque como pagamento do que foi adiantado.
Atualmente, essa opção é possível tanto em instituições mais tradicionais quanto em bancos digitais. Muitas pessoas acabam optando por essa alternativa quando necessitam de um dinheiro extra.
Lembre-se, sempre, de apenas contatar financeiras regulamentadas pelo Banco Central para fornecer esse tipo de serviço. Muitos golpes surgem com essas possibilidades, por isso é importante estar atento.
Gostou de saber um pouco mais sobre o empréstimo a partir do FGTS? Então compartilhe com amigos e familiares para que eles fiquem por dentro da informação também!
Colaboração: Isabella Mercedes