InícioNotíciasFinanças PessoaisEmpréstimo pessoal no PicPay vale a pena? Saiba como funciona

Empréstimo pessoal no PicPay vale a pena? Saiba como funciona

1
(1)

Antes de mais nada, o PicPay é uma fintech brasileira que virou a queridinha de muitos. Por funcionar por meio de app, a carteira virtual veio para solucionar a vida de muita gente. Um exemplo claro disso é que é possível transferir o dinheiro do auxílio emergencial para a carteira e sacá-lo antes do tempo previsto pelo Caixa Tem.

Mas essa é só mais uma de funcionalidades. Com a carteira digital, é possível: fazer uma vaquinha entre amigos para pagar aquela pizza, quitar um boleto, além de transferências e pagamentos de produtos e serviços.

Outra funcionalidade do app que atrai bastante interessados é o fato de seu dinheiro render diariamente 100% do CDI. Ou seja, é um aplicativo e tanto!

Ainda assim, o PicPay possui uma outra função que nem todos conhecem: o empréstimo pessoal. Apesar de levar o nome, o empréstimo é realizado por outros parceiros, já que a empresa não possui autorização para atuar como uma instituição bancária, como o Nubank, por exemplo.

Para os que já conhecem a função de empréstimo pessoal, fica a dúvida se o procedimento é seguro ou se os juros e taxas são altos. Por isso, continue com a gente. Veja agora se vale a pena solicitar empréstimo com o PicPay.

Pessoa usando o app PicPay no celular
O PicPay agora oferece empréstimo pessoal para seus usuários

Como funciona o empréstimo do PicPay?

Como mencionamos anteriormente, o PicPay não é uma instituição bancária. Então, seus empréstimos são fornecidos por instituições parceiras como o Banco Original.

O serviço de empréstimo também não é oferecido para qualquer pessoa dentro do app. Para isso, você precisa ser um usuário ativo. A partir disso, seu perfil passa a ser analisado por quem controla o app. Assim, eles conseguem ver quem pode ou não ter a função de empréstimo ativada.

Com a análise de perfil aprovada, você recebe uma notificação (que acontece por push, e-mail ou sms, dependendo de como você ativou esse contato com o PicPay) de que possui um valor de empréstimo disponível.

Para checar se um empréstimo está disponível na sua carteira, siga esse passo a passo:

  • Toque em Carteira
  • Selecione Empréstimo Pessoal

ou

  • Vá em Carteira
  • Toque no botão Adicionar
  • Escolha Empréstimo rápido, para usar como quiser!

Caso esteja disponível, o PicPay pode solicitar uma selfie para aumentar a segurança da contratação. Depois, seu perfil passa por uma análise de informações. Se tudo estiver correto, o empréstimo pessoal recebe a aprovação.

No entanto, caso não esteja disponível, vale lembrar que o app sempre passa pela análise dos parceiros. Ou seja, possivelmente seu empréstimo ficará disponível em algum momento.

E quanto às taxas de empréstimo?

Ao pegar um empréstimo com o PicPay, você paga essas taxas:

  • Taxa nominal: é a taxa de juros cobrada de acordo com a análise do seu perfil, feita pelo Banco Original. Essa informação não é especificada pela instituição, então é bom ficar de olho.
  • IOF: o Imposto sobre Operações Financeiras custa 0,38% sobre o valor total do seu empréstimo e uma porcentagem de 0,0082% por dia, de acordo com a quantidade de parcelas que você escolhe para fazer o pagamento.
  • CET: é o Custo Efetivo Total, que significa o valor total que você vai pagar no seu empréstimo. Ele é uma norma do Banco Central, criada pela Resolução CMN 3.517/2007, que obriga todas as instituições financeiras a explicar todos os detalhes de uma transação financeira. Ou seja, o CET é um resumo que demonstra a soma de todos os custos (juros, taxas e impostos) do seu empréstimo.

Por isso, antes de solicitar um empréstimo ao PicPay, veja se vale a pena para o seu bolso e verifique também com outras instituições.

Uma das principais vantagens relacionadas ao empréstimo com a PicPay está na disponibilização do valor solicitado. Quando aprovado, o valor cai em até 1 hora. Bom para quem precisa do dinheiro com urgência, não é verdade?

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora como conseguir um empréstimo!

O que achou disso?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui