
Os candidatos que forem realizar o Enem em 2024 devem se preparar para uma prova com questões discursivas. A notícia foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta semana. As provas deste ano ainda seguirão o modelo atual do Enem.
É importante ressaltar que, no último dia 14, um parecer já havia sido aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a mudança de formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mas por que o MEC resolveu realizar essa mudança em uma das mais importantes provas de vestibular? O objetivo é acompanhar o formato da estrutura do novo Ensino Médio, que também está passando por mudanças.
+ Saiba como escolher a melhor faculdade. Confira 3 dicas!
Se você é estudante e vai prestar o Enem em 2024, seja para saber como funciona a prova ou para se candidatar a uma vaga de fato, precisa estar por dentro de todas as mudanças que estão por vir no exame.
Enem será composto por dois instrumentos de avaliação
Todas as mudanças que irão ocorrer nos próximos anos no Enem foram colocadas em um documento elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT), composto por servidores do MEC e de entidades da educação como Consed, Undime, CNE, entre outros.
De acordo com este arquivo, o Exame Nacional do Ensino Médio será formado por dois instrumentos, sendo eles:
-> Um que seja comum a todos os participantes, para avaliar as competências e habilidades da formação geral, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em língua portuguesa e matemática. A redação dissertativa-argumentativa e avaliação de língua estrangeira integrará este grupo;
-> O outro avaliará os itinerários formativos, em uma combinação optativa ao estudante, a depender do curso de Ensino Superior que deseja cursar.
Vale ressaltar ainda que as provas serão compostas por questões discursivas e itens da Língua Inglesa que estarão integradas às outras áreas de conhecimentos da prova.

Apesar das mudanças serem a partir de 2024, o MEC não confirmou se todas elas serão aplicadas no Enem da edição de 2024.
Como ficará a organização das provas do Enem?
O Ministério da Educação informou que as mudanças a respeito do novo formato do Enem ainda estão em discussão. Elas já foram debatidas, mas ainda devem passar por novidades ainda não divulgadas.
Recentemente, foi divulgado que o exame, a partir de 2024, deve continuar a ser aplicado em dois dias. Mas agora com a presença da prova discursiva.
No primeiro dia, os candidatos irão responder a uma prova geral contendo todas as áreas de conhecimento de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. O objetivo do MEC nessa primeira prova é proporcionar uma avaliação interdisciplinar e interpretativa.
+ Quanto custa uma faculdade de Medicina? Confira todos os custos!
+ Vestibulandos podem pagar inscrição do Enem com PIX e cartão!
Neste primeiro dia, ainda haverá a aplicação da famosa prova de redação. Mas é importante dizer que ela não contará como a prova discursiva do novo formato.
É no segundo dia que aparecem as grandes mudanças. Um parecer já divulgado estipula que serão quatro provas distintas de acordo com as áreas do conhecimento. O candidato irá escolher qual delas deseja responder. As quatro áreas são:
- Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Prova discursiva nos dois dias de prova?
De acordo com a reformulação, há a previsão de que em ambos os dias haja provas discursivas, mas ainda precisam ser feitas adaptações na proposta até que ela seja aprovada e sancionada pela pasta.
Além disso, as provas discursivas precisariam de uma tecnologia de inteligência artificial. O objetivo é trazer um sistema avançado que consiga corrigir as respostas dadas, assim como acontece nos cartões de respostas da prova de múltipla escolha.
Caso isso não ocorra, o que pode ser feito é uma banca de examinadores para corrigir as questões – assim como acontece na prova de redação.
Outro ponto importante é o fato de que as provas físicas estão mantidas, pelo menos por ora, até que todos os participantes tenham condições de realizar a prova de maneira digital.
O conteúdo lhe foi útil? Compartilhe com uma pessoa que está se preparando para o Enem e vai gostar de saber sobre essa possível novidade!
Leia mais no FinanceOne:
+ Cartão Top SP: saiba o que fazer em caso de roubo ou furto
+ O que são Fundos Imobiliários de papel? Entenda!
+ Auxílio Brasil: entenda como aumentar o valor da mensalidade