Você sabia que existem os Fundos Imobiliários (FIIs) de papel? Esse é um bom investimento para quem gosta de trabalhar com a renda variável. Mas será que esse é o momento ideal para investir neste tipo de aplicação?
Anúncios
Essa pergunta é válida principalmente porque esses fundos começaram o ano com as expectativas de recuperação do mercado frustradas. Isso porque se acreditava em uma melhora no rendimento deste investimento por causa do avanço da vacinação contra a Covid-19.
Porém, com novas variantes surgindo e a instabilidade do cenário econômico, como a alta da taxa Selic e da inflação, acabaram afetando essa expectativa.
Anúncios
+ Fundos Imobiliários: conheça o ranking atual e vantagens de investir
Mas o que são e como funcionam os Fundos Imobiliários de papel? Se você tem interesse no assunto, continue lendo este artigo!
O que são os Fundos Imobiliários de papel?
Bom, para começar o que de fato significa os Fundos Imobiliários de papel? Vamos a explicação simples: eles nada mais são do que o resultado da junção de pessoas que estão interessadas em investir em imóveis, sem precisar comprar ou administrá-los.
Anúncios
Vale ressaltar que cada acionista compra uma cota, que faz parte do fundo de cada um caso possua. Além disso, essas cotas são proporcionais à aplicação no FII.
É importante deixar claro que os Fundos Imobiliários de papel podem ser tanto para renda fixa quanto variável, que possuem diversos tipos. Sendo elas:
-> Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);
-> Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
-> Letras Hipotecárias (LH).
Conheça algumas vantagens dos Fundos Imobiliários de papel
Bom, agora que você já sabe o que são e viu como os FIIs funcionam, que tal conhecer algumas vantagens desta aplicação? Veja a seguir algumas que separamos!
- Liquidez: demonstram boa circulação e liquidez considerável. Dessa forma, o proprietário da cota consegue vender ou comprar com ainda mais facilidade.
- Risco e volatilidade baixos: por conta da diversidade dos títulos, os FIIs podem possuir um risco ainda menor e volatilidade baixa – principalmente se comparado com outros investimentos também de renda variável.
- Risco diversificado: esse tipo de fundo pode atuar distribuindo e alocando seu patrimônio líquido. Com isso, visa uma diversidade ainda maior e pode ter riscos variados, o que é uma vantagem.
Além disso, vale destacar que outra vantagem é o fato de não existir uma taxa de vacância, como acontece nos fundos de tijolo, por exemplo.
+ Entenda como declarar fundos imobiliários no imposto de renda
Quanto às desvantagens, que também existem e não podem ser ignoradas, prevalece a valorização ser mais lenta. Outro ponto é que há um baixo potencial de valor quando comparado com os de tijolo que valorizam mais rapidamente.
Melhor forma de escolher um Fundo de Papel
Muita gente tem dúvida e não sabe o que avaliar na hora de escolher um fundo de papel para começar a investir. Por isso, quando for realizar qualquer análise para escolher um FIIs para compor sua carteira de investimento, considere os seguintes pontos:
- Gestão do fundo;
- Política de investimento e regulamentação;
- Carteira do fundo;
- Diversidade de todos os fatores;
- Rendimentos;
- Liquidez; e
- Leia todos os relatórios de FIIs necessários.
Complemente a sua leitura e veja como funciona o aluguel de Fundos Imobiliários. Além disso, compartilhe o artigo com o seu amigo investidor para que ele também fique por dentro dessas informações.