Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Equity Crowdfunding: o que é e como funciona

Escrito por: Mateus Carvalho em 3 de dezembro de 2018

Se você investe ou aplica o seu dinheiro, já deve ter escutado o termo Equity Crowdfunding. Mas se nunca ouviu falar nisso, saiba que é uma modalidade de financiamento coletivo, além de ser uma oportunidade de investimento online em startups e empresas em expansão.

O Equity Crowdfunding tem como principal objetivo arrecadar recursos com investidores para um determinado projeto. Além de possibilitar que um conjunto de investidores financiem empresas em troca de participação nelas.

É importante lembrar que o Equity Crowdfunding é diferente do crowdfunding tradicional. No primeiro caso, o investidor recebe participações acionárias no negócio. Enquanto no segundo caso, quem aplica o dinheiro em um determinado negócio ganha em troca brindes, produtos e/ou serviços.

Equity Crowdfunding

Agora que você já sabe o que é um Equity Crowdfunding, deve estar se perguntando quem pode participar desse tipo de investimento, certo? Primeiro, é preciso saber de qual lado você está, o do investidor ou do que está em busca de recursos.

É preciso lembrar que quem aplica o dinheiro está em busca de uma rentabilidade. Além disso, nos últimos anos os investidores começaram a buscar por projetos que estão mais alinhados aos valores que eles consideram fundamentais. Dessa forma, se o seu projeto é do ramo alimentício, procure por pessoas que queiram investir nesse setor.

Equity Crowdfunding é realizado por meio de plataforma de investimento

Se você tem interesse nesse tipo de investimento saiba que ele é realizado por meio de uma plataforma de investimentos autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Esta fica responsável pela divulgação da oferta, captação dos recursos investidos e os repasses para as empresas.

Uma informação importante é que essas operações são destinadas somente para negócios e instituições de pequeno porte. Sendo assim, apenas empresas brasileiras que têm receita de até R$10 milhões por ano podem participar.  

Para as transações serem realizadas de forma segura a CVM implantou uma série de regras específicas que organizam esse tipo de investimento. Dessa forma, é possível reduzir os riscos da atividade, além de garantir um ambiente de segurança jurídica para ambas as partes.

Ao realizar o Equity Crowdfunding é necessário divulgar as seguintes informações:

– Os riscos envolvidos no seu projeto;

– As informações e dados financeiros da empresa;

– O valor que a empresa pretende captar;

– Quais serão as condições de investimento oferecidas;

– O tipo de captação;

– Qual será o percentual de participação que a empresa irá oferecer para os investidores;

– O prazo de encerramento da oferta.

As vantagens e os riscos de realizar Equity Crowdfunding

Assim como todo investimento, o Equity Crowdfunding também tem as suas vantagens assim como os seus riscos. Um dos benefícios desse tipo de transação para os projetos é a alternativa em relação aos bancos e até mesmo à bolsa de valores.

Isso porque os empreendimentos podem pagar juros menores, além de ser mais atrativo para os investidores, já que não existem intermediários. E, para os que têm interesse investir pode atender dois tipos de objetivos: segurança ao aplicar ou a maximização de ganhos.

Quem não quer ter segurança ao aplicar? Muitas pessoas têm aplicado dinheiro nas áreas do meio ambiente e das imobiliárias. Esta última vem crescendo nos últimos anos, devido a boa rentabilidade, que é proporcionada pela Equity Crowdfunding imobiliário. Este permite que o investimento inicial seja a partir de R$1.000, na maioria dos casos.

Agora em relação a maximização dos ganhos, existe a possibilidade de aplicar o dinheiro em empresas pequenas ou que estão em pré-lançamento. Ou seja, as que têm valor de mercado baixo e que podem representar lucros maiores que outras opções de mercado.

Para este caso existe um risco maior, por isso é aconselhável que seja realizada uma análise com detalhes das perspectivas de crescimento da empresa. Além da possível consolidação do empreendimento, também é necessário levar em consideração alguns fatores. Alguns desses fatores são a experiência da equipe de execução do projeto, o nível de inovação além da fase que o projeto se encontra.

Plataformas para Equity Crowdfunding

Existem diversos sites de financiamento coletivo que oferecem o serviço de Equity Crowdfunding. Estas plataformas têm atraído cada vez mais pessoas que utilizam esse diversos tipos de projetos, sendo eles:

Kickstarter

Catarse

Kickante

Benfeitoria

Indiegogo

StartMeUp

Kria

Idea.me

Como conseguir um financiamento para empreender

Empreender no Brasil é “coisa de louco”. São impostos, taxas e muita burocracia, mas as dificuldades devem ser enfrentadas. O financiamento está à disposição para isso. Você sabe como conseguir um financiamento para empreender?

Pequenas e médias empresas optam por esta linha de crédito por precisarem investir à curto prazo grande quantidade de verba em seus negócios. Sempre há alguma finalidade, sendo que a mais comum é conseguir ampliar o empreendimento. Como conseguir um financiamento para empreender.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Posts relacionados

10 ideias para montar seu escritório em casa
horário de verão
empreendedor mais inovador abaixo dos 35 anos
MVP