Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como transformar paixão em negócio

Escrito por: Mateus Carvalho em 26 de outubro de 2018

Quem nunca pensou em transformar paixão em negócio? Muitas pessoas costumam ter algum hobby além do emprego formal, mas será que é possível transformar paixão em negócio? A resposta é sim, independentemente se você gosta de cozinhar, tirar fotografias ou até mesmo tocar algum instrumento.

Para se tornar um empreendedor de sucesso e conseguir transformar paixão em negócio, é preciso ter em mente algumas coisas. Um ponto é se você conhece bem sobre a área de atuação, nicho e mercado, além de sempre buscar se especializar na área na qual você vai investir.

Esses dois fatores vão fornecer tudo o que precisa saber sobre o seu público-alvo. Além de permitirem que você saiba o quanto as pessoas estão interessadas no seu produto naquele momento. No caso de o produto ser uma novidade para o mercado, considere investir forte em uma campanha de marketing para apresentá-lo para os clientes.

transformar paixão em negócio
É possível transformar paixão em negócio

Nada melhor do que transformar paixão em negócio, já assim você vai fazer o que gosta e ainda ganhar dinheiro. Isso se torna um grande estímulo para o sucesso no mundo do empreendedorismo. Em entrevista à Exame, o diretor da escola de empreendedorismo Longitude, David Pinto, comentou sobre o assunto:

“A paixão é um grande combustível para o sucesso dos seus negócios. Isso pode vir, sem dúvida nenhuma, a partir de um hobby. Você vai naturalmente ter dias calmos e dias com desafios, nos quais será preciso buscar forças para superar. Se seu negócio já faz parte da sua essência, será um estímulo a mais para não desistir.”

4 dicas para transformar paixão em negócio

1) Pense se você quer apenas continuar com a sua paixão ou empreender

A primeira coisa a ser feita é pensar se há espaço para o seu novo empreendimento no mercado. Além disso, também é necessário se perguntar: Estou disposto a batalhar pelo meu espaço? Ou estou apenas alimentando um sonho que é insustentável?

Essas perguntas são importantes de serem feitas porque ao abrir um negócio você vai precisar cumprir uma série de exigências. Realizar horas extras, resolver os problemas que podem vir a surgir e até mesmo realizar compras de matéria-prima dos seus produtos. Tudo sob a sua responsabilidade.

2) Verifique se há espaço para o seu negócio no mercado

Para saber se é possível transformar paixão em negócio, você vai precisar fazer uma pesquisa no setor em que pretende abrir o seu empreendimento. Também é necessário verificar a área de atuação e como o seu negócio vai se posicionar perante ao mercado.

Durante a sua pesquisa, procure ver se falta alguma atualização de mercado, por parte das empresas do mesmo setor que o seu. Analise ainda se existe um potencial de compra, e pense também no momento econômico da criação do empreendimento. Também leve em consideração a crise pela qual o país vem passando.

3) Conheça o seu público-alvo

Depois de verificar que há espaço para o seu negócio e que existe possibilidade de crescimento, a próxima etapa é realizar um estudo para confirmar se o público-alvo compraria o seu produto. Por isso, pergunte a possíveis consumidores: Você pagaria por esse produto?

Você pode fazer essa pergunta para familiares e amigos. Porém, é importante que não fique somente restrito a eles. Procure por outras pessoas, ou seja, faça uma pesquisa de mercado

Dessa forma, você vai poder realizar alguns ajustes no empreendimento e no produto a ser oferecido. E, com isso, você vai apresentar para o mercado e seu público-alvo um produto que seja mais atrativo.

4)  Avalie o seu perfil de empreendedor

Um fator que muitas pessoas esquecem é que quando se transforma paixão em negócio, é necessário tempo de dedicação para o empreendimento. Além disso, para se ter sucesso é preciso que ocorra uma mudança de comportamento. E reconhecer que o seu hobby agora poderá gerar dinheiro.

É importante que você tenha em mente que precisará administrar um negócio e, com isso, será necessário entender sobre finanças e administração. Por isso, é fundamental que você tenha um perfil empreendedor.

5 empreendedores que fracassaram antes de ter sucesso

Ideias inovadoras. Planejamento concluído. Investimento no lugar certo. Sucesso. Opa, sucesso? Ainda não. Nos negócios, e na vida em geral, nem sempre a primeira tentativa dá certo. É comum ver histórias de empreendedores que fracassaram antes de ter sucesso.

Se você está pensando em ter um negócio, mas está com medo de fracassar, saiba que isso pode ser uma das etapas antes de alcançar o sucesso. Conheça algumas histórias de empreendedores que fracassaram e use-as de incentivo para não desistir.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Negócios em alta para 2019
Máquinas de cartão de crédito
Profissionais liberais
finanças-para-empreendedores
declaraçã-de-rendimentos-do-MEI