Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

6 erros financeiros que você não pode cometer

Escrito por: Mateus Carvalho em 8 de outubro de 2018

Quem não quer ter estabilidade financeira? Porém, nem sempre é fácil manter as contas em dia, principalmente com a crise que o Brasil vem passando. Existem diversas maneiras de chegar nela, mas para isso é necessário ter disciplina e planejamento. Você sabia que existem erros financeiros que você não pode cometer?

É isso mesmo, dependendo das atitudes que você tem em relação a sua vida financeira, eles poderão acabar te prejudicando. Mas que erros financeiros são esses? Alguns são básicos, que você deve até saber que comete, porém outros você nem deve imaginar.

erros financeiros

Quer ver um exemplo? Provavelmente um desses erros financeiros já foi cometido por você. Você gasta mais do que ganha? Se descontrola ao usar o cartão de crédito? Se as respostas foram sim para ambas as perguntas, saiba que esses são um dos erros financeiros que você não pode cometer.

1) Gastar mais do que ganha

Um dos principais erros financeiros que você não pode cometer é ter despesas de valores maiores do que a renda familiar. As pessoas que estão endividadas na maioria das vezes falam que o motivo é porque ganham pouco. Porém, para que seja possível fechar a conta e elas quitem as dívidas, é necessário cortar as despesas.

Ao cortar alguns gastos que não são tão importantes, os indivíduos poderão começar a ter uma vida financeira mais equilibrada. Além disso, um grande vilão para aqueles que estão endividados é o cartão de crédito.

Isso porque com o cartão você pode acabar gastando mais do que deve. Por isso, tenha cuidado ao realizar compras nessa modalidade, outra dica para controlar os gastos no cartão são aplicativos que ajudam a manter as finanças organizadas.

2) Não guardar dinheiro para o futuro

Viver sem guardar dinheiro não é uma boa opção, certo? Isso porque imprevistos acontecem e é nesse momento que você poderá precisar de uma grana extra. Por isso, os especialistas recomendam que você sempre guarde uma quantia todo mês.

E essa quantia não precisa ser a mesma todo mês, você pode começar com valores pequenos e aos poucos ir aumentando. Ou se em um determinado período estiver mais apertado, poderá diminuir o valor a ser guardado. O importante é poupar um pouco o dinheiro que você ganha.

Além disso, ao economizar você poderá realizar aquela viagem dos sonhos ou até mesmo comprar uma casa própria ou um carro. E, também, não precisará recorrer a empréstimos com bancos caso ocorra alguma eventual emergência.

3) Esperar muito tempo para começar a investir

Esse é mais um dos erros financeiros que você não pode cometer. Muitas pessoas ficam esperando a hora certa para começar a investir, porém não existe um momento correto. O que os especialistas recomendam é que você comece a aplicar o seu dinheiro o quanto antes, e não precisa ser uma quantia muito alta.

Mas por que começar a investir o quanto antes? Porque é a taxa de rentabilidade e o tempo que ficará o seu dinheiro aplicado que determinarão o sucesso do investimento. Por isso, quanto mais cedo você começar a investir, menor será o valor que deverá aplicar nos meses posteriores.

Isso porque o mais importante em um investimento é o tempo e não o valor que você aplica nele. Sendo assim, você conseguirá ter um patrimônio para o futuro.

4) Não pensar na aposentadoria

Já foi comprovado, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que oito em cada dez brasileiros (78%) admitem não estarem se preparando para a hora da aposentadoria. Porém, esse é um erro bastante comum entre as pessoas.

Não pensar nem se preocupar com a aposentadoria é uma falha grave. Até porque existe uma probabilidade de que as despesas possam aumentar, principalmente com a saúde.

Por isso é tão importante começar a se preparar para a aposentadoria com investimentos como a previdência. Dessa forma, será possível ter uma aposentadoria planejada e tranquila.

5) Atrasar o pagamento das contas

Muitas pessoas atrasam o pagamento da fatura do cartão de crédito e acabam tendo que pagar multas e juros por isso. Porém, não são apenas as faturas dos cartões que cobram a mais por pagar contas em atraso.

Isso pode ser prejudicial para o seu orçamento familiar. Principalmente porque quando você paga uma conta em atraso dificilmente você pagará a próxima em dia. E, como consequência, o pagamento se tornará uma bola de neve, fazendo com que a situação financeira tenda a piorar.

Por isso, mantenha o pagamento das contas em dia, planejando-se e programando lembretes para que você não esqueça de nenhuma. Dessa forma, você evita de pagar a mais com juros e multas.

6) Não deixar um testamento

Esse é mais um dos erros financeiros que você não pode cometer. Mas você deve estar se perguntando: por que precisa realizar um testamento? Ou que isso é coisa para pessoas ricas. Mas saiba que está muito enganado.

Se você quer proteger seus familiares, em caso de morte, é importante que tenha um testamento. Isso porque sem um testamento quem decidirá o que será feito com os seus bens é o governo.

Para evitar que isso ocorra, você precisa elaborar o documento e mantê-lo sempre atualizado com os novos bens que for adquirindo. E caso ocorra alguma mudança, você também precisará atualizar o seu testamento.

Cursos de finanças pessoais online e gratuito

Bons cursos de finanças pessoais podem ensinar habilidades importantes para organizar a sua vida financeira. Afinal, você deve estar cansado de entrar no cheque especial ou ter que recorrer a um empréstimo bancário. A solução pode estar na internet.

Opções de cursos online e gratuitos sobre finanças não faltam. Diversas instituições de educação e organizações públicas e privadas oferecem esse tipo de capacitação. Confira uma lista de cursos de finanças gratuitos!

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Caiu o 13º salário? Pense bem antes de usá-lo
coach financeiro
escolhas que milionários fazem e você deveria seguir
Como economizar na ceia de natal
Problemas na Black Friday 2018