Início Notícias Investimentos Existe idade certa para começar a investir? Descubra!

Existe idade certa para começar a investir? Descubra!

0
(0)

Começar a investir ainda é uma questão para muitos brasileiros. Seja porque a renda é baixa em relação ao custo de vida ou por causa do medo de fazer aplicações desconhecidas.

Mas uma desculpa dada por muitos é a idade. Será que existe idade mínima para iniciar os investimentos? E máxima? Pessoas na terceira idade podem investir?

De forma oficial, não existem restrições. O que precisa ser avaliado é qual tipo de aplicação pode ser mais vantajoso para cada momento da vida, ao considerar os objetivos pessoais.

Por isso, seja qual for sua idade, saiba que pode investir dinheiro onde quiser. Tenha em mente, porém, qual é a sua meta para quando resgatar o montante.

Rendimento da poupança e outros detalhes desse investimento
Aplicações de baixo risco são mais indicadas para quem vai começar a investir agora

Quer fazer um intercâmbio? Construir uma reserva de emergência? Fazer uma viagem de descanso? Ou simplesmente garantir uma aposentadoria?

E em quanto tempo você pretende cumprir esses objetivos? Para cada tipo de situação e para cada prazo preestabelecido há um ou mais investimentos indicados.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em 2018, menos da metade dos entrevistados investiram. Foram mais de 3,4 mil pessoas.

E cerca de 54% das pessoas do grupo foram homens e, em média, com 54 anos. Vale ressaltar que essa idade já pode ser considerada avançada.

Quanto mais cedo você começa a investir, antes chega à sua meta, poupando menos por mês. Apesar disso, nunca é tarde! Se você tem mais de 54, ainda pode e deve fazer boas aplicações.

Jovens e idosos devem optar por aplicações de baixo risco

Se você é jovem ou velho, mas nunca investiu, o recomendado é começar com as aplicações mais conservadoras. Isso porque ao entrar neste mundo é comum sentir insegurança.

Além disso, começar de cara com uma aplicação mais ousada pode trazer muitos prejuízos se você não tem o conhecimento necessário do mercado.

Um exemplo de investimento com maior potencial de risco é o mercado de ações. Deixe esse para os que são mais experientes no assunto.

Diluir os investimentos também é uma boa atitude. Ou seja, não aplicar todo o seu valor poupado em um único lugar. Conhece o ditado?

‘Não coloque todos os ovos na mesma cesta!’

Conheça aplicações mais conservadoras para começar a investir

Como já mencionado, o objetivo do seu investimento conta mais que a idade na hora de escolher a aplicação. Uma das opções mais conservadoras, o Tesouro Selic é recomendado para praticamente todo mundo.

Ele é indicado para objetivos e metas de curto prazo ou para uma reserva de emergência. Por isso, vale para todas as idades.

É importante reforçar o seguinte: muitas pessoas mais velhas abrem mão de uma reserva de emergência, mas em idades avançadas ela é muito necessária, assim como na juventude.

Essa negligência acontece, muitas vezes, devido à uma diminuição das obrigações em relação a filhos e construção de patrimônio. Porém, não significa que seja uma idade mais ‘barata’ de se viver.

O educador financeiro e fundador do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio Calil & Calil, Mauro Calil, alerta:

“O gasto com remédios fica muito mais alto, assim como o plano de saúde. A inflação na terceira idade também é maior”, relata Calil.

Em geral, os idosos costumam apresentar perfis mais conservadores de investimento em relação aos jovens. Por outro lado, os mais novos que são iniciantes também devem pensar bem e evitar arriscar muito sem conhecimento.

Pessoas nesses dois grupos, que estão buscando começar a investir, têm como opções de investimentos de baixo risco, por exemplo, Tesouro Direto, CDB Direto ou fundos de renda fixa.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Tamires Silva
Jornalista e Redatora do FinanceOne, onde suas finanças começam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Conheça os 9 tipos de investimento em Renda Fixa

Investimento em renda fixa continua a modalidade favorita de oito entre dez brasileiros. É o que mostra a pesquisa Raio-X do investidor,...

Empréstimo Consignado: confira a taxa de juros dos bancos

Provavelmente você já escutou falar em empréstimo consignado, mas sabe o que significa? Sabe qual é a taxa de juros dos bancos?...

Saiba como vender infoprodutos e gerar renda extra

Você já escutou falar em infoprodutos? Sabe o que é como vender? Para quem não sabe, essa é uma forma de você...

4 documentários na Netflix para empreendedores

O serviço de filmes online Netflix tem uma grande oferta de documentários para empreendedores. Eles mostram realidades de empresários que conquistaram sucesso...

Como funciona o aluguel de carro para Uber?

Se você está sem emprego ou quer aumentar a sua renda, uma opção pode ser virar motorista de aplicativo. E caso você...

Especialista orienta como montar uma reserva financeira na crise

A pandemia do novo coronavírus, além de ter determinado mudanças no comportamento entre a população, também paralisou as atividades econômicas no Brasil....