Férias ilimitadas: é possível, mas será que vale a pena? Veja como funciona!

0
218
mulher sentada em frente a um notebook com um sorriso no rosto
0
(0)

Você já imaginou ter férias ilimitadas? Pode parecer um sonho para muitos trabalhadores tirar a quantidade de dias que querem de descanso, mas será que isso realmente vale a pena? Tanto para empresas quanto para funcionários isso pode virar um pesadelo.

Anúncios

Algumas empresas, como é o caso da Netflix e Kronos, já estão oferecendo esse tipo de férias para os colaboradores. O objetivo é justamente reforçar que o importante são os resultados que o funcionário proporciona e não a quantidade de dias e horas trabalhadas.

Mas será que as férias ilimitadas realmente valem a pena? E como será que elas funcionam? É o que você vai descobrir durante este artigo!

Anúncios

O que são as férias ilimitadas?

Para quem nunca escutou falar no termo férias ilimitadas saiba que surgiu junto com as startups e grandes empresas de tecnologia. Porém, muitas empresas tradicionais já estão adotando esse tipo de benefício.

Mas afinal, o que são as férias ilimitadas? Elas nada mais são do que um benefício mais flexível onde os trabalhadores têm a oportunidade de escolher quando e quanto dias de folga desejam tirar.

E é claro que, para isso, o funcionário precisa que todas as atividades estejam realizadas em tempo hábil, com qualidade e aprovação de quem for necessário. 

Anúncios

O colaborador não pode tirar os dias de folga e deixar o trabalho acumulado para que o restante da equipe tenha que fazer.

Além disso, a ideia é que os funcionários se sintam mais motivados e inspirados com as férias ilimitadas. Para as empresas, isso significa aumento da produtividade, já que os colaboradores estarão mais descansados.

mulher assistindo tv
As férias ilimitadas possibilita melhorar o rendimento do trabalhador

E quais são as vantagens das férias ilimitadas?

Você já deve ter percebido que os benefícios das férias ilimitadas são tanto para os funcionários quanto para a empresa em si. Os dois lados saem ganhando, mas quais são essas vantagens?

É possível listar ao menos três benefícios que esse tipo de férias pode proporcionar no ambiente de uma empresa. O primeiro deles é que os funcionários passam a ficar mais satisfeitos e, consequentemente, mais saudáveis.

A saúde mental e física do trabalhador passa a ficar melhor, já que ele não sofre tanto com a síndrome de Burnout, que é a sobrecarga de trabalho.

Além disso, mais pessoas gostariam de trabalhar na empresa, já que ela oferece as férias ilimitadas como benefício. Sim, esse pode ser um grande diferencial e atrativo da companhia.

E talvez o que seja mais importante para empresa é que o trabalho continua sendo realizado com qualidade e com as expectativas até mesmo superadas.

Férias ilimitadas vale a pena?

Bom, você já pôde conhecer um pouco mais sobre como funciona o conceito de férias ilimitadas. Mas, será que essa política vale mesmo a pena? É vantagem para empresas e trabalhadores?

De fato, é vantajoso, sim. E não há quem diga que não: muitas vantagens estão aí para provar.

No entanto, para que dê certo, será necessário bastante confiança de ambos os lados. As empresas precisam se sentir seguras em dar essa ‘liberdade’ ao colaborador, assim como os funcionários precisam compreender que este será um cenário favorável.

Além disso, também é necessário agir com honestidade. Afinal, o colaborador precisa se comprometer com a entrega do trabalho.

As empresas também podem demorar a aderir por terem medo de ceder e acontecer algum tipo de aproveitamento. Isto é, colaboradores tirando mais dias do que deveriam e não cumprindo com suas obrigações.

+ Viagem de férias: como aproveitar as milhas do cartão de crédito

Mas, fora esses percalços, não deixa de ser uma prática vantajosa e que pode servir de bastante estímulo e aumento de produtividade.

É fácil implementar férias ilimitadas?

Para as empresas que querem começar a implementar as férias ilimitadas em seu ambiente de trabalho, saiba que não há nenhum segredo ou recomendação à risca para ser seguida.

O primeiro passo é alinhar a política das férias ilimitadas com os valores da empresa. Comece a implementar na cultura dos funcionários essa sensação de autonomia, mas também de comprometimento e honestidade.

Em seguida, defina as regras. É importante que isso seja definido junto com os responsáveis pelo Recursos Humanos da empresa em conjunto com gestores, liderança e CEOs. 

É importante, também, trabalhar com exemplos e ser o exemplo. Se você exerce um cargo de liderança ou gere uma empresa, pratique férias ilimitadas para que seus colaboradores possam saber como funciona e sentir confiança no processo.

Gostou do conteúdo? Acha que pode ser útil para outras pessoas? Então compartilhe!

Leia também no FinaceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui