É possível financiar um imóvel sem ter trabalho com carteira assinada? A resposta é sim! No entanto, é necessário comprovar que você possui renda constante, mesmo que informal.
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Seu extrato bancário será um dos maiores aliados. Ele vai funcionar como comprovação dos faturamentos.
Quanto mais tempo a conta corrente estiver em funcionamento, mais completo se torna esse documento. Isso vai ajudar na verificação dos rendimentos do solicitante.
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Além disso, é importante reunir todos os depósitos em uma só conta. Isso facilita a análise.
Entretanto, algumas instituições financiadoras podem requerer a apresentação da declaração do Imposto de Renda para complementar os dados.
Imposto de renda ajuda financiar imóvel sem carteira assinada
A declaração anual do imposto de renda enviada para a Receita Federal também pode servir como comprovante de renda caso queira financiar um imóvel sem ter carteira assinada.
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Portanto, mesmo que você seja isento do pagamento de imposto, é muito importante manter suas declarações anuais.
Ela funciona como um espelho da situação do ano anterior. Assim, a depender do caso, pode ser necessário apresentar outro comprovante que demonstre a um período mais recente de recebimentos.
Quem não declara imposto de renda ou não mostra o extrato bancário praticamente tem suas chances zeradas de obter aprovação para o financiamento bancário.
Como conseguir financiar um imóvel sem carteira assinada?
A seguir, confira três dicas que, além do Imposto de Renda, podem te ajudar a conseguir financiar um imóvel sem ter carteira assinada.
Faça o Cadastro Positivo
O chamado Cadastro Positivo é um programa online fornecido pelo Serasa Experian e funciona como um currículo financeiro.
Ou seja, ele reúne todos os dados de contas pagas, compras efetuadas com cartões, financiamentos e empréstimos.
Sua finalidade é criar um perfil da rotina financeira do consumidor. Além de auxiliar a vida de quem paga os seus débitos sem atrasos.
Apresentar um Cadastro Positivo com contas em dia, portanto, é um fator de peso para financiar um imóvel ou qualquer outro tipo de crédito ou empréstimo.
DECORE é requisito importante
Tenha a chamada Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE). Ela só pode ser emitida por contadores devidamente habilitados.
Desde o ano 2000, funciona como documento oficial para fins de verificação das receitas de empresários, profissionais liberais e autônomos.
Para ter validade, ela precisa do selo de Declaração de Habilitação Profissional (DHP) , fornecido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Por isso, é importante buscar um profissional de qualidade e que seja habilitado em tal Conselho, sob pena de a DECORE ser invalidada.
Guarde contratos e recibos
Os contratos e recibos dos serviços realizados também compõem o rol de documentos que servem para comprovar a receita do autônomo.
Principalmente quando estiverem devidamente assinados por ambas as partes e registrados.
Se você trabalha dessa forma e não guarda esses documentos, é uma boa dica passar a reuni-los para apresentação dos valores mensais de faturamento, quando necessário.
Aliados ao extrato bancário e à declaração do IR, a sua validação torna-se ainda mais consistente.
+ Veja como funciona o refinanciamento de imóvel
Por que é preciso comprovar renda em um financiamento?
Essa resposta já pode ser respondida simplesmente pelo fato de que um financiamento imobiliário funciona como um empréstimo.
Dessa forma, o banco realiza o pagamento do imóvel e a sua dívida passa a ser com ele – e não mais/ou com a construtora ou o proprietário anterior do bem.
Para isso, a respectiva instituição financeira deve saber se você tem condições de arcar com a dívida.
Por isso a importância de comprovar a renda ao financiar um imóvel. É aí que ocorre a chamada análise de crédito para financiamento – que costuma ser rígida.
É preciso considerar que o parcelamento tem duração bastante longa.
O cliente passará anos com o determinado compromisso mensal desse financiamento. Por isso, deve provar que tem capacidade para arcar com todas as parcelas até o término
E, quanto maior a sua renda (e mais comprovação você apresentar) será melhor para o resultado da análise de crédito. É importante destacar que as condições de pagamento também podem ser melhores.
Resumo: como financiar um imóvel
No caso de um autônomo querer financiar um imóvel, a documentação necessária para comprovação de renda é a seguinte:
-> Extrato bancário;
-> Declaração de imposto de renda;
-> Recibos emitidos (com as guias de recolhimentos de impostos);
-> Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).
O ideal é que você reúna o máximo de documentos possíveis. Não economize, leve tudo o que tiver!
Gostou dessas dicas para financiar um imóvel? Então continue sua leitura e veja se é melhor comprar imóvel ou investir em fundos imobiliários.
Sou um funcionario publico de uma prefeitura petista e aqui nos falta tudo. e por conta propria gostaria em forma de serviço social ajudar a um todo aqui no municipio que trabalho.
sou funcionario concursado para cargo de fiscal de servicos publicos e gostaria muito de ser mais atuante.
sou adebito do governo Bosonaro e contra a postura petista.
fico no aguardo de informação e em que posso ser ajudado na luta. obr
Quem é a instituição autorizada, qem devo procurar? Sou diarista pago aluguel e nao tenho todos esses comprovantes. Tenho alguma chance? Moro em Minas Gerais
Olá, Aline! Tudo bem?
Você deve procurar uma instituição financeira. Terá mais chances se conseguir comprovar renda e que sua situação está regular. Tente reunir a maior quantidade de documentos possíveis.
Ola ‘boa noite sou dona de casa recebo uma pensao mínima,de 300 reais mpto de aluguel mas tenho movimentacao na minja conta,quais aa minhas chances
Olá, Tatiane! Tudo bem?
Recomendamos que busque uma instituição financeira para tentar o financiamento.
Olá já participei do minha casa minha vida mas nao gostei do lugar tem tráfico passei o apartamento adiante no valor q ja havia pago + condomínio. Tenho alguma chance nesse novo programa casa verde amarela?
Olá, Vera! Tudo bem? Se você se enquadra no perfil de renda, pode ter sim.
Sou aposentado, tenho 72 anos, minha esposa tem 56 anos. Quais as chances de conseguirmos fazer parte do Casa Verde Amarela. Obs.: Na minha falta, minha esposa será a beneficiária de meu benefício.
Olá, Jair! Tudo bem?
Este artigo pode te ajudar: Programa Casa Verde e Amarela 2021: veja requisitos e como se cadastrar
Sou funcionário público municipal de São Paulo e acho que tenho restrição no meu nome, seria possível conseguir se cadastrar no casa verde e amarela, tenho 21 anos de prefeitura.
Oi, Amauri! Tudo bem?
Temos um artigo que pode ajudar: Casa Verde e Amarela: entenda quais as regras para participar
Olá!
Estou sem moradia, sou Cristiano de Sá Gonzaga, moro de favor. Preciso moradia para ser em paz e trabalhar.
Minha mãe está me ajudando no financeiro. Estou sem carteira assinada. Trabalho com alimentos. Vendo churrasquinho, sanduíches, batatas fritas, no inverno sopa e no verão sacolé Delicinha.
Desejo ter endereço fixo o meu cantinho sagrado.
Onde devo ir para comprar ou inscrever no programa e até comprar de alguém.
Olá, Cristiano! Tudo bem?
Se for realizar o financiamento, você deve procurar o banco responsável para fazer uma simulação.
Bom dia.
trabalho por conta própria, mas não tenho carteira assinada.
porém tenho extrato bancário que comprova movimentação em valores bem aceitáveis, também declaro imposto de renda. estou tentando conseguir um financiamento imobiliário.
gostaria de saber quais são as minhas chances, acha que consigo um financiamento?
não sei o que fazer, o valor liberado foi muito inferior ao que eu preciso.
Oi, Renato! Tudo bem?
Você precisa consultar as condições que cada banco libera para você.
Oi bom dia tenho CNPJ porém está com os pagamentos atrasado meu nome e limpo trabalho como cuidadora mais não tenho registro em carteira eu consigo financiar?
Oi, Jussara! Tudo bem?
Sugerimos que consulte sua situação junto à instituição financeira.