Forma mais fácil de conseguir emprego? Veja 5 segredos para aumentar suas chances

0
643
Mulher de terno aperta mão de uma cliente
0
(0)

A verdade é que não existe forma fácil de conseguir um emprego. Se existisse, não haveria 9,2 milhões de brasileiros desempregados, conforme apontam dados do IBGE. 

Anúncios

No entanto, existem, sim, condutas e estratégias que podem tornar o seu processo em busca de uma oportunidade mais assertivo e mais eficiente. 

Sair distribuindo currículos aleatoriamente em dezenas de sites de vagas, por exemplo, é um jeito muito difícil de conseguir emprego.

Anúncios

Não estamos dizendo que você não deva mandar currículos, nem utilizar sites de vagas. Pelo contrário, essas ferramentas são fundamentais. 

Porém, não é o único jeito de ingressar no mercado de trabalho, nem deve ser feito sem estratégia. 

Qual a forma mais fácil de conseguir emprego?

Que tal se trocarmos a expressão “mais fácil” por “mais eficiente”. A forma mais eficiente de conseguir um emprego é usando estratégia. Siga as dicas que listamos a seguir. 

Anúncios

1. Elabore um plano de ação

Você não vai conseguir um emprego, se a procura não fizer parte da sua rotina. E ela não fará parte da sua rotina, se você apenas “deixar as coisas rolarem”, se candidatar a vagas que ocasionalmente aparecerem na sua timeline e não se planejar. 

O jeito mais fácil de entrar no mercado de trabalho é sendo ativo. Seu plano de ação por incluir, por exemplo:

  • fazer uma ronda nos sites de vagas todos os dias (ou algumas vezes por semana, se sua rotina for muito corrida);
  • atualizar seu perfil no LinkedIn e postar regularmente;
  • imprimir currículos e levar presencialmente nos lugares onde gostaria de trabalhar;
  • fazer um levantamento de requisitos e busca ativa (falamos mais sobre isso nos próximos tópicos).

2. Faça um levantamento de skills

Quem está procurando por uma vaga de emprego, certamente já teve a experiência de se deparar com a vaga dos sonhos (salário bom, carga horária perfeita, empresa incrível) e quando foi olhar os requisitos, caiu do cavalo. 

Se isso acontece com você com frequência, provavelmente significa que ainda não está pronto para o seu emprego dos sonhos. Portanto, precisa começar a se tornar a pessoa ideal para essa vaga. 

Na prática, faça o seguinte: liste todas as vagas em que você gostaria de trabalhar (o cargo desejado, a empresa que admira). 

Procure por essas vagas online e anote em um papel absolutamente todos os requisitos e também as habilidades desejáveis que essas vagas pedem. 

Mesmo que não estejam abertas no momento, tente obter essas informações em notícias e publicações antigas. 

Se não encontrar, entre em contato com a empresa: “Olá, sou fulano, e tenho muito interesse em trabalhar como (nome do cargo) com vocês. Quais são os requisitos para esta vaga? Mesmo que não estejam com oportunidades abertas no momento, pretendo me preparar para quando isso acontecer.”

E é exatamente isso que você vai fazer com a lista de requisitos e habilidades que tem em mãos. 

Risque aqueles que você já preenche e, aos poucos, comece a buscar os que ainda não tem: fazendo cursos online, tentando criar algum tipo de experiência com uma determinada atividade etc.

pessoas esperando para seleção de emprego
Busca por emprego deve ser proativa e estratégica

3. Crie um um bom currículo

Alguns recrutadores relatam que chegam a descartar até 90% dos currículos recebidos, por erros que seus olhos treinados detectam em segundos. Por isso, esse deve ser um dos principais cuidados de quem quer conseguir um emprego. 

O currículo deve fazer parte da sua estratégia de procura de oportunidade, sendo bem direcionado para o tipo de vaga que procura e bem estruturado.

Portanto, ao escrever o seu currículo, pesquise dicas na internet. Aqui no FinanceOne temos alguns artigos que podem ajudar:

4. Desenvolva networking

Networking é fundamental para conseguir um emprego. Mantenha contato com pessoas da sua área de atuação, participe de eventos e grupos de discussão.

Além disso, esteja presente nas redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Tudo isso te ajudará a entrar em contato com oportunidade mais rapidamente. 

5. Faça busca ativa por vagas de emprego

A busca ativa por vagas de emprego consiste em uma estratégia de proatividade, em que o candidato não espera que as oportunidades surjam por si só, mas sim busca por elas de forma ativa. 

Em outras palavras: não espere as empresas publicarem vagas de emprego. Vá até locais de potenciais oportunidades e ofereça seu serviço, coloque-se à disposição. O networking também ajuda muito aqui.

Faça uma pesquisa sobre empresas que atuam na sua área de interesse e que tenham cultura e valores alinhados aos seus. Se elas não estiverem com vagas abertas, ofereça o currículo na portaria. 

Só tome cuidado para não ser inconveniente. Perceba sempre o quanto de abertura te dão, seja insistente na medida certa e comunique-se bem.

O conteúdo ajudou? Siga o FinanceOne no Instagram (@financeonebr) para acompanhar mais dicas!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui