Num país onde o segmento de alimentação é um dos principais e que é um dos maiores do mundo em consumo de pizza, uma franquia Pizza Hut pode ser uma boa pedida.
Anúncios
É verdade: de acordo com dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil e a Betway, divulgados no ano passado, o Brasil tem a segunda cidade que mais consome pizza no mundo. São Paulo perde apenas para Nova York.
O estudo também revelou que o país produz aproximadamente um milhão de pizzas por dia. De acordo com o Sebrae, o segmento movimenta cerca de R$22 bilhões por ano
Anúncios
E entre as pizzarias mais famosas no país, está a Pizza Hut, que é especializada em pizzas e massas. Segundo a própria empresa, é a maior cadeia de pizzarias do mundo, com 15 mil restaurantes e quiosques em 130 países.
A franquia pertence à holding Yum! Brands e a detentora da marca no Brasil é a International Meal Company.
Como funciona a franquia Pizza Hut?
A franquia Pizza Hut trabalha com quatro modelos de loja, que variam em tamanho e tipo de atendimento. Mas todos trabalham com produtos frescos. Além das pizzas, são servidas entradas, outras massas e sobremesas.
Anúncios
Os quatro modelos de loja são físicos, mas os franqueados também podem oferecer delivery. A escolha do modelo de negócio fica a critério do empreendedor.
O primeiro formato de loja é o Pizza Hut FCD, que oferece delivery e não tem mesas. Um formato mais enxuto, mas que requer boa logística para entrega a domicílio e um espaço de, pelo menos, 120m².
Outro modelo é o FCD with Seats, que além de entrega a domicílio e venda para viagem, oferece mesas no local. Por isso, requer um espaço a partir de 180m².
Pizza Hut Food Court/Express é o modelo das praças de alimentação em shoppings e centros comerciais.
Não possuem assentos privativos, por isso podem ser abertos com 50m² , mas também requer 20 m² de mezanino.
Por último, o Pizza Hut Small Box, exclusivo para entrega e venda para viagem.
Ou seja, não tem mesas, mas não é drive thru. Precisa de uma área de, pelo menos, 50m².
Qual o valor de uma franquia da Pizza Hut?
O valor de uma franquia da Pizza Hut varia de acordo com o modelo de loja escolhido, como detalhado a seguir. Mas já adiantamos que só o investimento inicial gira em torno de R$1,3 milhão, podendo ser maior ou menor.
Confira os custos aproximados de cada modelo, de acordo com dados da marca:
FCD (sem mesas, 120 m²)
TAXA DE FRANQUIA | US$29 mil* |
CONSTRUÇÃO | R$650 mil |
INSTALAÇÕES | R$750 mil |
PMO (Project Management Office) | R$18 mil |
TOTAL | R$1,6 milhão |
FCD with Seats (com mesas, 180 m²)
TAXA DE FRANQUIA | US$29 mil* |
CONSTRUÇÃO | R$700 mil |
INSTALAÇÕES | R$840 |
PMO | R$18 mil |
TOTAL | R$1,7 milhão |
Court/Express (shopping centers, 50m² + mezanino)
TAXA DE FRANQUIA | US$29 mil* |
CONSTRUÇÃO | R$450 mil |
INSTALAÇÕES | R$725 mil |
PMO | R$18 mil |
TOTAL | R$1,3 milhão |
Small Box (apenas delivery e para viagem, 5m²)
TAXA DE FRANQUIA | US$29 mil* |
CONSTRUÇÃO | R$273 mil |
INSTALAÇÕES | R$590 mil |
PMO | R$18 mil |
TOTAL | R$1 milhão |
*A taxa de franquia é cobrada em dólar e, devido à variação cambial, não é somada ao valor total do investimento.
De acordo com a Pizza Hut, o faturamento das franquias gira em torno de R$130 mil, podendo variar de acordo com fatores internos e externos. O tempo de retorno vai de três a quatro anos.
Como se tornar um franqueado?
Para abrir uma franquia da Pizza Hut o primeiro passo é preencher o formulário de interesse disponível no site da empresa. Além das informações pessoais e de localização, o empreendedor deve informar dados financeiros e comprová-los.
Depois de preencher o cadastro, é necessário aguardar o contato com mais informações da empresa.
O interessado terá dez dias úteis para tirar todas as dúvidas sobre a Circular de Ofertas e, depois, retornar o documento para a empresa assinado para emissão do contrato.
Os requisitos para ser um franqueado incluem: demonstrar habilidades administrativas e gerenciais, possuir noções financeiras e capacidade para operar e conduzir um negócio sob o sistema da marca.
Experiência anterior no gerenciamento e administração de negócios de varejo pode ser exigida como complemento ao perfil do candidato.
A empresa também diz que pode, a seu exclusivo critério, oferecer treinamento virtual direcionado ao gerenciamento dos restaurantes.
O tempo de duração do contrato (concessão da marca) inicialmente é de dez anos, a contar da data de abertura da loja. Mas esse prazo pode ser prorrogado em comum acordo entre as partes, sob condições contratuais idênticas.
A Pizza Hut destaca que é uma marca muito forte na América Latina. “ expectativa é que o Brasil se torne um dos maiores mercados de Pizza Hut no mundo, a exemplo da China, da Índia e dos demais mercados emergentes nos quais a marca está presente”, informa.
Gostou do conteúdo? Então conheça mais franquias do segmento de alimentação: