InícioNotíciasInvestimentosÉ possível lucrar como Day Trade? Veja como ganhar dinheiro

É possível lucrar como Day Trade? Veja como ganhar dinheiro

4.7
(7)

Ganhar dinheiro com Day Trade é uma possibilidade para boa parte dos brasileiros, principalmente para aqueles que perderam o emprego durante a pandemia do coronavírus e buscam uma alternativa para conseguir uma renda extra em casa.

Ser um trader profissional traz outras comodidades como flexibilidade de horário, mobilidade e autonomia. Para quem busca melhores rendimentos por causa da queda dos lucros com a renda fixa também é uma saída.

Nesse contexto, existe uma atividade que vem chamando a atenção por seu potencial de ganho alto em um curto espaço de tempo: o Day trade.

O primeiro passo é entender o assunto e estudar bastante para amenizar os riscos. Afinal, segundo a Fundação Getulio Vargas, apenas 0,6% dos que tentam operar day trade de ações persistem na atividade e 0,1% do total obtém lucro.

O que é e como ganhar dinheiro com Day Trade?

Day trade é a compra e venda de ações de uma mesma empresa realizada em um único dia na bolsa de valores. O objetivo do investidor é obter lucro com a oscilação de preço do ativo financeiro entre a abertura e o fechamento do mercado.

Todas as operações são feitas em plataformas conhecidas como home broker, oferecidas por corretoras. O investidor deposita uma margem de garantia e consegue operar em diversos mercados partindo da modalidade day trade.

A margem de garantia serve para que você possa abrir posições no mercado. Uma das principais vantagens do day trade é a alavancagem.

Através do depósito de garantia, você pode aumentar seu poder financeiro ao tomar ações por empréstimo para poder comprá-las ou vendê-las, aumentando assim seu potencial de lucro e o risco.

No day trade também é muito comum o uso de stop loss (limitar perda). Essa função estipula a perda máxima da operação. Isso evita que seu prejuízo seja muito maior do que o planejado.

Em teoria, qualquer um pode ganhar dinheiro com day trade. Contudo, trata-se de uma estratégia com altíssimo potencial de ganho, mas com riscos proporcionais, de forma que é possível até mesmo viver desse tipo de operação de curtíssimo prazo.

Depois de criar a conta você terá acesso ao Home Broker, plataforma eletrônica de negociação de ativos por meio da qual você opera day trade ou position/swing trade.

Principais investimentos do Day Trade

O day trade permite operações de compra e venda de ações, dólar e índice.

É bastante comum, quando falamos de day trade, pensarmos nos investimentos em ações. Porém, na Bolsa de Valores, outros ativos podem ser negociados através dessa modalidade.

Pessoa acessando gráficos e investimentos em notebook para trabalhar como Day Trade
Fique atento: ganhar dinheiro com day trade não é fácil, de acordo com a FGV. Ou seja, estude bastante!

Os mais comuns são as ações, as moedas (como o dólar) e os índices, como o Ibovespa. Vamos entender melhor sobre cada um deles, a seguir:

1 – Ações

Ações são partes de empresas que abrem o seu capital na Bolsa de Valores. Ao comprar uma ação, você se torna sócio daquela empresa, até a venda do título. No caso do day trade, esse processo é rápido.

Mas você pode comprar ações para outros objetivos, como o recebimento de dividendos (lucro), buscando rentabilizar com a ação a longo prazo.

2 – Dólar

Outro ativo que você negocia no day trade é o dólar. É mais ou menos como uma “aposta”: você analisa a cotação e, se acreditar que ela tende a subir nas próximas horas, você investe.

Com a alta do dólar, você revende a moeda comprada. Diferentemente das casas de câmbio, você não compra o dólar, em papel, de verdade; você investe no potencial da moeda.

+ Conheça o conversor de moedas do FinanceOne

3 – Índice

O mesmo acontece com o investimento em índices. Eles são negociados na Bolsa de Valores e você faz sua operação com base na análise pessoal, que deverá indicar o potencial de aumento ou queda da cotação.

Um índice muito negociado é o Ibovespa, ou Índice Bovespa, o principal indicador de desempenho das ações da Bolsa de Valores de São Paulo.

Quais são os custos de se operar day trade?

O principal custo é com as taxas de corretagem. No entanto, o imposto de renda também deve ser considerado.

Algumas plataformas cobram taxa zero na corretagem. Por isso, sempre consulte as taxas da corretora antes de começar no day trade.

O caminho para a consistência é também a diversificação. Portanto, não invista todo seu dinheiro em day trade.

+ Diversificação de investimentos: veja como começar

É importante ter uma carteira de investimentos focada no longo prazo e bem diversificada.

Você pode utilizar o day trade para tentar aumentar a rentabilidade de sua carteira, mas comece com um pequeno capital. Quanto maior a quantia envolvida nas operações, maior será a dificuldade de ganhar dinheiro.

Não existe segredo para investir e ganhar dinheiro com day trade. Por isso, estude muito!

Lucrar em operações que duram apenas poucas horas ou minutos requer habilidades técnicas, intelectuais, psicológicas e emocionais afiadas.

Ficou interessado? Quer continuar por dentro do mercado financeiro? Então confira agora quais são as profissões do mercado financeiro que mais pagam.

O que achou disso?

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui