Você mãe ou pai, que quer estimular seu filho desde cedo a ser independente, já parou para pensar em maneiras de como ajudá-lo a ganhar dinheiro nessa faixa de idade?
Anúncios
A verdade é que essa não é uma tarefa fácil, já que é proibido qualquer vínculo empregatício antes dos 14 anos, pois configura-se como trabalho infantil.
Hoje a Constituição proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 anos.
Anúncios
No entanto, trabalhar com essa idade também não é uma tarefa complicada, já que você pode realizar algumas pequenas tarefas em troca de algum dinheiro. Ou até mesmo se tornar um jovem empreendedor desde já. Desde que não atrapalhe seus estudos, é uma opção muito válida.
Você pode começar utilizando sua mesada como capital de giro para dar o pontapé inicial para o seu empreendimento. E fazer com que esse dinheiro se torne o dobro ou até o triplo do que você ganhava inicialmente.
Como já mencionamos, a principal tarefa é fazer com que esses trabalhos não prejudiquem seus estudos, pois assim você consegue equilibrar as duas funções. Uma opção muito legal, você não acha?
Anúncios
Então, confira agora algumas dicas para ganhar dinheiro sendo menor de idade.
1- Torne-se um jovem aprendiz e tenha seu primeiro emprego
O jovem aprendiz é uma opção legal para quem deseja começar desde cedo a entender como funciona o mercado de trabalho. Para participar, você deve estar regularmente matriculado no ensino fundamental ou médio e ter a partir de 14 anos.
A princípio, o programa tem a duração de dois anos e você pode realizá-lo no contra turno. Ou seja, se você estuda pela manhã, pode trabalhar no período da tarde. E se estuda no período da tarde, você trabalha no período da manhã.
Além disso, o jovem aprendiz apresenta muitas vantagens. Entre elas está a jornada reduzida de trabalho de 6 horas e o trabalho é dividido entre a teoria e a prática. A maioria dos programas de jovem aprendiz dedicam alguns dias da semana para aprender sobre a área que você exerce de uma maneira mais profunda.
+ Poupança para menor de idade: como começar?
Ao final do programa, você também tem a chance de efetivação pela empresa e ter um emprego formal. Fora que já como jovem aprendiz, você contribui no FGTS e passa a receber os direitos de um cidadão com emprego pela CLT.
2- Crie um brechó com coisas que você não usa mais
Uma maneira de ganhar dinheiro que vem ganhando espaço é a venda de itens que já não possuem valor para você. Às vezes, uma peça de roupa que não serve mais a você e está em boas condições é boa para outra pessoa. E por que não ganhar dinheiro com isso?
Dá para vender tudo na internet através de sites como o Mercado Livre, Enjoei, grupos do Facebook e até mesmo o Instagram.
Para isso, tire boas fotos de todos os ângulos, prepare um cenário bonito e monte uma descrição legal para que outras pessoas se interesse pelo seu artigo.
3- Cuidar de animais
Um emprego não formal que serve para crianças e adolescentes é o cuidado de animais. Muitas pessoas não conseguem ter tempo para passear com o cachorro, e então pagam para que outras pessoas possam fazer esse tipo de serviço.
Atualmente, existem plataformas especializadas para isso, como o DogHero. Mas você também pode conversar com seus vizinhos e oferecer um valor por tempo de caminhada. Assim, você faz bem ao seu corpo e ainda ganha dinheiro!
4 – Se torne modelo para ganhar dinheiro
O seu filho é aquele tipo de criança que adora tirar fotos e sair desfilando por aí? Vivem falando que ele seria um ótimo modelo? Essa pode ser uma ótima oportunidade para o seu pequeno começar a trabalhar.
+ Menor de idade pode investir? Entenda como funciona!
Mas antes de mais nada, você precisa procurar uma agência de modelos séria. Outro ponto importante é ter a certeza de que seu filho deseja fazer isso, nada de colocá-lo em uma agência contra a vontade dele.
5 – Venda itens para depósitos de reciclagem
Outra ideia legal de fazer com o seu filho é vender itens de reciclagem, além dele juntar uma grana ainda estará ajudando o planeta. E como fazer isso? Ajude-o a separar itens que podem ser vendidos para a reciclagem, como papelão, latas, garrafas pets, entre outros.
Quando juntar uma boa quantidade de itens vá até um depósito de reciclagem ou ferro velho e venda-os. É claro que o valor pago não é muito, mas aos poucos a criança vai juntando o dinheiro para comprar algo que queira.
Vale até mesmo pedir para os familiares, amigos e vizinhos se juntarem e entregarem para vocês fazerem a venda dos itens.
Gostou do nosso conteúdo? Encaminhe o link desse artigo para um amigo que queira inserir a educação financeira com os filhos.
Leia também no FinanceOne:
- Nexo e Mastercard lançam cartão de criptoativos. Entenda como funciona!
- Golpe de anúncios falsos no Google está fazendo vítimas. Veja como não cair!
- Saiba quais são as 5 principais criptomoedas brasileiras
Colaboração: Juliana Favorito
Sim eu quero muito ganha dinheiro em por favo por favo moço eu to precisado muito
Olá! Tudo bem?
Desejamos boa sorte e sucesso! No artigo, você pode conferir algumas opções para ganhar dinheiro
Eu quero trabalhar 😢