O dinheiro anda curto na casa de muitos brasileiros e para tentar aumentar a renda muitos estão apostando na venda de produtos usados. E essa é uma atitude que vem crescendo bastante nos últimos meses.
Anúncios
Para se ter uma ideia, a abertura de lojas que vendem produtos de segunda mão teve um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021. Os dados são do levantamento do Sebrae, tendo como base os dados da Receita Federal.
E um dos motivos que levou a essa alta na venda de produtos usados, de acordo com o Sebrae, é a pandemia da Covid-19. A crise gerada aumentou o controle financeiro de grande parte dos brasileiros.
Anúncios
Além disso, a preocupação com a preservação do meio ambiente também pode ter ajudado a impulsionar este mercado no país.
Abertura de novos negócios cresceu em 2021
Vale ressaltar que a venda de produtos usados conta com os itens mais variados, desde roupas e sapatos, que são os mais comuns, até móveis e eletrodomésticos.
O Sebrae também informou que foram abertas, somente no primeiro semestre deste ano, 2.104 novas empresas no segmento, sendo 1.875 microempreendedores individuais (MEI) e 229 empresas de pequeno porte.
Anúncios
E no mesmo período do ano passado, foram criadas 1.298 microempresas e 118 pequenas empresas.
“Esse incremento na abertura de novos negócios no comércio de itens usados, verificado entre os seis primeiros meses de 2020 e 2021, é o maior em seis anos”, destacou a entidade.
Esse levantamento abrange o comércio varejista de moedas e selos de coleção, livros e revistas e outros artigos usados, como móveis, utensílios domésticos, eletrodomésticos, roupas e calçados e material de demolição.
Venda de produtos usados: veja dicas para começar
Se você quer começar neste setor de venda de produtos usados, saiba que não é só pegar algo que não use mais e colocar à venda. É preciso ter alguns cuidados para obter sucesso nas suas vendas.
E para te ajudar, separamos algumas dicas que são cruciais. Confira!
1) Não economize nas informações
O seu anúncio precisa conter todas as informações para que o cliente saiba exatamente tudo sobre o produto. Pense o que você gostaria de saber sobre o item e adicione na descrição.
Algumas informações que não podem faltar são: preço, cor, tamanho, estado do produto, defeito (caso tenha algum) e o tempo de uso.
E não se esqueça de colocar as fotos do produto dos mais variados ângulos, para que a pessoa possa avaliar o item pela internet. Lembre-se que as imagens precisam ser claras e elaboradas.
2) Avalie o valor a ser vendido
Antes de anunciar o seu produto usado é preciso ver quanto ele está sendo vendido nas lojas atualmente. Dessa forma, você saberá exatamente quanto deve cobrar pelo seu produto usado.
Além disso, lembre-se que por ser um produto usado o valor não pode ser mais alto do que um novo. E você também pode incluir no preço os custos da entrega.
3) Capriche na foto
Se você quer vender um produto usado, capriche na foto. A apresentação é fundamental para convencer o seu cliente de que aquilo que está à venda encontra-se em perfeito estado e sem defeitos.
+ Saiba como vender infoprodutos e gerar renda extra!
Procure locais com boa iluminação e evite muita poluição para que o foco da foto possa ser o objeto ou produto a ser vendido.
Ah, e não se esqueça de limpar o local para que ele apareça apresentável na foto.
4) Fortaleça a divulgação
A divulgação é a alma do negócio e isso serve, também, para produtos usados. Afinal, as pessoas não vão ficar sabendo que ele está à venda se você não divulgar. Então, capriche nos compartilhamentos.
As redes sociais são fortes aliados neste processo. Você pode criar uma nova conta ou aproveitar uma já existente para divulgar o seu produto.
Além disso, peça ajuda de amigos e familiares para que possam compartilhar e alcançar ainda mais pessoas. Dessa forma, você consegue vender mais rápido e alcançar a meta da renda extra de forma urgente.
5) Esteja disponível
Trabalhar com vendas e com o público é preciso sempre ter paciência e disponibilidade. As pessoas vão te fazer perguntas que podem parecer bobas para você e vão aparecer a qualquer hora do dia.
+ O que vender para ganhar dinheiro?
Por isso, é necessário que você tenha uma certa disponibilidade para não deixá-los sem resposta e conseguir atender às demandas e dúvidas. Além disso, esteja sempre atento ao que eles perguntam, pois pode não estar claro nos seus anúncios e divulgação.
5) Diversifique os pagamentos
Atualmente, o mercado conta com muitas opções de pagamentos. Por isso, você não pode estar preso em apenas uma, por exemplo, só aceitar dinheiro e pagamento à vista. Que tal diversificar e aumentar esse leque?
Você pode optar por cartão de crédito, pois atualmente há várias opções de maquininhas com taxas em conta. Além disso, tem o Pix e boleto bancário, que podem ser emitidos pelas contas digitais.
Gostou dessas dicas? Conhece alguém que vai vender um produto usado e não pratica essas etapas e informações? Então compartilhe este artigo!