É golpe! Estelionatários cobram falso IOF antecipado via PIX

0
228
uma pessoa segurando o celular
0
(0)

A Receita Federal emitiu um alerta para um novo golpe em que estelionatários cobram um falso IOF para tomadores de empréstimo. Os criminosos se passam por instituições financeiras e fazem a cobrança por PIX. 

Anúncios

O IOF — Imposto sobre Operações Financeiras — é um imposto federal cobrado em operações financeiras de crédito e de câmbio. Sempre que você faz um empréstimo, por exemplo, ele está embutido no valor das parcelas. 

Por isso, ao acessar qualquer tipo de crédito, não é necessário realizar um pagamento antecipado. Muito menos deve ser cobrado separadamente pela empresa fornecedora do empréstimo, uma vez que se trata de um imposto federal. 

Anúncios

Como funciona o golpe do falso IOF antecipado via PIX?

No novo golpe do falso IOF, os estelionatários mandam uma mensagem ou ligam para a pessoa que precisa de um empréstimo, se passando por supostas empresas. 

No contato, eles informam que a liberação do crédito está condicionada ao pagamento antecipado do IOF via Pix. Ou seja, se a pessoa pagar o imposto antes, terá acesso ao empréstimo. 

De acordo com a Receita Federal, os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação e até de arrecadação, o que induz o cidadão a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro. 

Anúncios

A vítima repaga o falso IOF por meio de transferência Pix para outra pessoa física.

Em um caso, uma das vítimas chegou a pagar R$2.852,45 para os criminosos, como condição para liberação de um crédito de R$150 mil, conforme mostra um boleto usado no golpe divulgado pela Receita:

Foto de um boleto falso usado no golpe do IOF
Em novo golpe do IOF, estelionatários se passam por empresas e pedem pagamento antecipado (Foto: Divulgação/ Receita Federal)

Como não cair neste tipo de golpe?

O golpe do falso IOF se parece com outros tipos de golpes envolvendo empréstimos. Geralmente, o criminoso pede o pagamento de algum valor antecipado como uma condição para a liberação do crédito. 

No entanto, nenhuma instituição financeira pede uma entrada para liberar crédito a seus clientes. Portanto, para não cair nesse tipo de armadilha, não pague nenhum valor antecipado e entre em contato diretamente com os canais oficiais da instituição financeira para pedir algum empréstimo.

A Receita Federal ainda alertou que nunca fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Além disso, os servidores do Fisco não oferecem empréstimo, nem entram em contato para cobrar pagamentos.

É importante destacar ainda que o IOF é um tributo, cuja alíquota está embutida no valor das parcelas de um empréstimo. Portanto, nenhuma instituição financeira entrará em contato solicitando o valor antecipadamente. 

Fora que alguns tributos realmente podem ser pagos via PIX, mas não é o caso do IOF. Este só pode ser quitado por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela instituição que concede o empréstimo, não pelo tomador.

Ou seja, o IOF do seu empréstimo estará embutido no valor que você paga para a empresa onde obteve o empréstimo. E essa empresa será responsável por repassar o imposto à União, não você.

Caí no golpe do falso IOF. O que fazer?

Se desconfiar que foi vítima do golpe do falso IOF ou qualquer outro tipo de golpe, a orientação da Receita Federal é para que o cidadão procure imediatamente a polícia.

Basta comparecer à delegacia mais próxima munido de documento de identidade e de todas as provas possíveis. Neste caso especificamente, algumas provas que podem utilizar são:

  • prints ou gravações do contato com os estelionatários
  • tenha as datas do contato anotadas
  • o comprovante da transferência PIX impresso

Na delegacia, basta pedir para registrar um boletim de ocorrência. Além disso, tente contato com o banco destinatário (para onde o dinheiro foi transferido) para comunicar o ocorrido e verificar a possibilidade de estorno do valor.

O conteúdo ajudou? Então compartilhe com outros amigos e ajude a espalhar este alerta da Receita Federal para evitar novas vítimas! Leia também: 5 dicas para evitar golpes com empréstimo pela internet. Fique atento!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui