Com o isolamento social devido a pandemia da Covid-19, criminosos estão aproveitando o maior tempo das pessoas online e aplicando golpes na internet: mensagens de ofertas tentadoras ou avisos alarmistas para recadastramento em instituição escondem crimes que causam dores de cabeça.
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A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizou levantamentos que mostram o crescimento de tentativas de várias modalidades de fraudes financeiras na internet durante a crise do coronavírus.
No período de quarentena, por exemplo, as instituições registram aumento de 80% nas tentativas de ataques de phishing – que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links, e que direcionam o usuário a sites falsos.
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No entanto, ainda que não haja tipificação específica para este crime, é necessário que o usuário esteja atento e denuncie. Por isso, listamos os principais golpes na internet a seguir.
6 principais golpes na internet: saiba como se proteger
Para maior proteção, a Febraban lista alguns tipos de golpes mais comuns na internet. Conheça e saiba como se proteger:
Golpe do falso funcionário bancário
O fraudador entra em contato com a vítima e se passa por funcionário do banco ou empresa com a qual o cliente tem relacionamento ativo.
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Em seguida, o falso funcionário começa a informar que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos. Desta maneira, ele solicita ao cliente que repasse os dados pessoais ou bancários.
A recomendação é que dados deste tipo nunca sejam passados por telefone. Se receber uma ligação suspeita, entre em contato com sua agência bancária por meio de outro telefone para tirar dúvidas, por exemplo.
Golpe do falso motoboy
Neste tipo de golpe, o fraudador também se passa por um funcionário bancário, ligando para informar que o cartão do cliente foi clonado e que um motoboy está indo até a casa para pegar o cartão.
Neste caso, senhas e outros dados para confirmação são pedidos. Caso venha receber uma ligação assim, desconsidere. Nenhum banco pode solicitar a entrega de cartão ou enviar funcionários às casas dos consumidores.
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Phishining ou pescaria digital
A forma mais utilizada de um ataque de phishing é por meio de mensagens e e-mails falsos com o objetivo de induzir o usuário a clicar em links suspeitos.
Além disso, existem páginas falsas na internet com o intuito de conduzir a pessoa a revelar os dados pessoais. Portanto, para se proteger, evite clicar e-mail suspeito ou de algum remetente desconhecido.
Caso queira conferir se é verdadeiro, digite o endereço virtual da empresa ou campanha, por exemplo, no computador ao invés de clicar no link e acabar caindo em golpes na internet.
Golpe do WhatsApp
Os golpistas descobrem o número do celular e o nome da vítima que pretendem clonar a conta de WhatsApp. Com essas informações, eles tentam cadastrar o aplicativo nos aparelhos deles.
Para concluir a operação, é preciso inserir o código de segurança que o WhatsApp envia por SMS sempre que é instalado em um novo dispositivo.
Por isso, os fraudadores enviam uma mensagem pelo WhatsApp fingindo ser do Serviço de Atendimento ao Cliente do site de vendas ou da empresa em que a vítima tem cadastro, por exemplo.
Em seguida, solicitam o código de segurança, afirmando se tratar de uma atualização ou confirmação de cadastro, e conseguem replicar a conta do WhatsApp em outro celular. Com acesso à agenda telefônica das vítimas, se passam por elas e pedem ajuda financeira aos contatos.
Para evitar este tipo de golpe na internet, siga o seguinte passo a passo: entre no aplicativo e vá em Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas.
Desta maneira, é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo aplicativo.
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Golpe do delivery
Ao receber um pedido feito via delivery, a vítima é surpreendida com uma maquininha de cartão com o visor danificado, impossibilitando a visualização do preço cobrado na tela.
Ou seja, ao realizar o pagamento, o cliente acaba pagando valores mais altos sem perceber. Para evitar esse tipo de golpe, nunca realize pagamentos em maquininhas em que não é possível ver a visualização do valor cobrado.
Extravio de cartão
Este golpe é clássico! Os fraudadores furtam correspondências que estejam com cartões e, em seguida, entram em contato com a vítima. Novamente, eles se passam por funcionário do banco, informam sobre problemas e solicitam a senha do cartão.
Com a senha descoberta, começam a fazer compras online em nome da vítima. Por isso, para se proteger, nunca passe dados bancários ou senha para terceiros, a menos que você tenha uma relação de confiança com a pessoa.
Além disso, caso o tempo de entrega do cartão tenha passado do informado, entre em contato direto com a instituição.
Viu, só? A melhor forma de evitar cair em golpes na internet é ter atenção às informações da empresa. Além disso, também é importante buscar saber quais são as fraudes que mais acontecem no momento.
Agora que você sabe quais são os principais golpes na internet que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais? Assim, você ajuda os seus amigos a não serem vítimas de fraudes como essas!