
Você tem o costume de usar o Google Wallet ou qualquer outra carteira digital? Essas plataformas permitem que você possa realizar compras, seja online ou em loja física, sem a necessidade de ter o seu cartão em mãos.
Além disso, o Google Wallet ganhou ainda mais destaque após o Rock in Rio anunciar que os ingressos do festival deveriam ser baixados dentro da plataforma.
Mas se engana quem pensa que o Google Wallet e as carteiras digitais só começaram a ser utilizadas agora por conta do festival. Elas já vem conquistando a confiança dos brasileiros há um tempo.
De acordo com a Pesquisa Global Insights da Experian, 87% dos brasileiros entrevistados consideram a ferramenta segura. Já quando olhamos para os consumidores globais, o número cai para 72%.
Carteiras digitais já são utilizadas por mais da metade da população mundial
É isso mesmo que você leu, mais da metade da população mundial já usa as carteiras digitais, são 62% dos consumidores que falaram que usaram esse meio de pagamento nos últimos seis meses. Já aqui no Brasil, o número é maior, ele chega a 67%.
De acordo com a pesquisa, esse resultado mostra que as pessoas acreditam na segurança e valorizam a velocidade dessas carteiras digitais. E estão começando a usar com a mesma frequência que os próprios cartões de crédito.
Mas vale ressaltar que apesar disso, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais lembrado pelas pessoas. Para se ter uma ideia, 90% dos entrevistados brasileiros falaram isso, enquanto 80% foram consumidores mundiais.
A pesquisa também mostrou que 87% dos brasileiros confiam nos aplicativos de e-commerces para realizar compras onlines. Mas quando comparado com a população mundial, esse número cai para 65%.

E acha que acabou? Não, a pesquisa também trouxe dados de confiança dos usuários em realizar pagamentos por QR Code. Somente aqui no Brasil 82% das pessoas dizem se sentirem seguras em relação a essa forma de pagamento.
Porém, a média nos demais países é de somente 65%.
Como funciona o Google Wallet?
Como dito acima, o Google Wallet é uma conta virtual em espécie de carteira que funciona para enviar e receber dinheiro de maneira bem fácil.
Ela possibilita que os clientes paguem por serviços ou produtos através do cartão de débito ou crédito diretamente de seus smartphones. Dessa forma, não é necessário ter o cartão mãos.
E como funciona o pagamento? Ele é pelo método de aproximação.
A novidade chegou aos brasileiros no último dia 20 de julho. Esse tipo de pagamento será permitido em diversos estabelecimentos.
E, para possibilitar essa novidade tecnológica, foi feito uma parceria entre a Big Tech, criadora do Google Wallet, e diversas instituições são elas:
- Neon
- Next
- Mastercard
- Visa
- XP
- Banco do Brasil
- Bradesco
- BTG
- C6Bank
- Caixa
- Digio
- Elo
- Inter
Como utilizar a carteira digital da Google Wallet?
Para utilizar, basta fazer o download do aplicativo que está disponível para usuários Android e Wear OS.
Feito isso, abra o app e escolha a opção que deseja adicionar para os pagamentos futuros.
O aplicativo facilita a vida dos usuários e permite que os dados sejam preenchidos manualmente ou então que fotografe o cartão e os dados sejam pegos automaticamente.
Vale mencionar que o pagamento só vai funcionar se o seu aparelho telefônico tiver a tecnologia NFC, que é a comunicação por proximidade. Essa função está habilitada na maioria dos celulares mais recentes.
Ativadas todas essas funções e etapas, basta aproximar o seu celular na maquininha e realizar os pagamentos. Pronto!
Gostou da novidade? Então compartilhe com o seu amigo que precisa saber desse dispositivo que vai facilitar os pagamentos com cartão.
Leia também no FinanceOne: