Greve nas companhias aéreas da Europa: quais são os direitos dos passageiros?

0
115
várias bagagens
0
(0)

Se você vai viajar para a Europa já deve ter visto nos noticiários que está ocorrendo uma greve nas companhias aéreas. Por conta disso, muitos voos estão atrasados ou até mesmo sendo cancelados. Além disso, há relatos de malas sendo extraviadas.

Anúncios

Alguns dos aeroportos que estão sofrendo com a greve nas companhias aéreas são os de Lisboa, Paris e Madri. 

Como muitos passageiros foram pegos de surpresa com essa paralisação, que está fazendo com que os aeroportos fiquem com longas filas, é comum não saber o que fazer nessas horas.

Anúncios

Afinal, quais são os direitos que os passageiros possuem nesses casos? E como garantir que eles sejam cumpridos pelas companhias aéreas mesmo em situações de crise? Continue lendo o artigo para descobrir!

Qual o motivo da greve nas companhias aéreas na Europa?

Com tantos cancelamentos e atrasos em voos por conta da greve nas companhias aéreas, muitos não estão entendendo o motivo que levou os trabalhadores das empresas a fazerem a paralisação. 

Nas companhias Ryanair e EasyJet a greve é para exigir melhores salários e condições de trabalho. 

Anúncios

Mas o caos se instaurou principalmente por conta do início das férias europeias, no último final de semana.

Além disso, na França os voos foram cancelados por outro motivo. A greve é dos bombeiros, o que obrigou as autoridades locais a reduzirem o número de pistas por prevenção.

Como não existe uma expectativa de que as greves acabem, o melhor a fazer é saber quais são os seus direitos como passageiros. Outro ponto fundamental, é verificar se o seu voo está confirmado saindo do Brasil.

Isso é importante porque apesar dos aeroportos da Europa estarem com problemas, você pode evitar transtornos antes mesmo de sair do país. 

passageiros na fila do aeroporto para viagem
Os aeroportos da Europa estão com grandes filas por conta da greve nas companhias aéreas

Caso todos os seus voos estejam confirmados, é bom chegar ao aeroporto com antecedência, já que as filas para check-in e despacho de malas estão grandes. Além disso, é bom também ir com uma certa paciência para possíveis transtornos que possam aparecer pelo caminho.

Greve nas companhias aéreas: quais os direitos dos passageiros?

Bom, ocorrer greves é normal e todos podem reivindicar melhores condições de trabalho. Mas, se afetam os clientes, é preciso que você saiba quais são os seus direitos para não ficar no prejuízo ou perder tempo.

Por isso, a Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo – a ANDEP, explica sobre o assunto.

+ O que é melhor: fechar um pacote ou planejar viagem sozinho?

A entidade informa que, primeiramente, o primordial é haver informação. Da forma mais clara possível e a todos os passageiros. É necessário que as companhias concedam todo o tipo de orientação e suporte necessário. Ou seja, não pode faltar assistência.

Segundo a ANDEP, essa assistência deve contar desde a disponibilização de alimentação e hospedagem, em caso de cancelamento ou atraso dos voos, até mesmo remarcações e novos voos, em caso de desvio de rota.

O que o passageiro deve fazer?

A recomendação da ANDEP é que, caso o passageiro chegue no aeroporto e se depare com uma greve, a primeira ação é procurar o balcão de informações da companhia ou do próprio aeroporto. Lá, ele deve ser orientado de forma clara e precisa.

Ainda segundo a entidade, as empresas não podem usar a greve como desculpa para “abandonar” os passageiros sem informações adequadas, tampouco sem solução.

Além disso, ratifica que a assistência que será dada ao passageiro precisa acontecer de acordo com o tempo de espera e prejuízo, que deve ser medido a partir do momento em que houve o atraso ou cancelamento. 

Conforme regras da Anac:

  • Com 1 hora de atraso: deve ser fornecido ao passageiro internet e telefonemas;
  • Com 2 horas de atraso: deve ser fornecida alimentação ao passageiro;
  • A partir de 4 horas: deve ser fornecida acomodação, hospedagem e transporte do aeroporto até o local da acomodação.

Conhece alguém que foi prejudicado pela greve nas companhias aéreas? Compartilhe este artigo!

Leia também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui