“Informações do boleto não encontradas”: saiba o que fazer quando aparece a mensagem

0
2270
pessoa arrumando documentos
5
(7)

“Informações do boleto não encontradas. Por favor, procure o beneficiário”. Você já se deparou com esse tipo de mensagem ao tentar pagar um boleto?

Anúncios

Embora esse meio de pagamento seja um dos favoritos dos brasileiros e seja bem prático – não tanto quanto o PIX, é claro –, ele pode apresentar alguns probleminhas, como esse. 

Mas não se trata de nada que não possa ser revertido. Esse tipo de mensagem aparece por conta de um erro do próprio banco e o pagante pode solicitar a correção. 

Anúncios

+ Conheça 10 apps para pagar boletos com cartão de crédito

Por que aparece a mensagem “informações do boleto não encontradas”?

A mensagem “informações do boleto não encontradas, por favor procure o beneficiário” aparece quando o boleto não foi registrado. Esse registro é uma obrigatoriedade para que o documento seja quitado.

Funciona assim: quando uma instituição financeira emite um boleto, esse documento é imediatamente enviado para a Câmara Interbancária de Pagamentos pelo banco emissor.

Anúncios

Lá, ele será registrado e disponibilizado para pagamento. Só assim poderá ser feita a validação na base centralizada do banco, quando o pagamento for efetivado. 

É por isso que pagamentos de boletos nunca caem em finais de semana, somente dias úteis. E é por isso também que, muitas vezes, ao tentar pagar um boleto muito rapidamente logo após sua emissão, esse tipo de mensagem aparece.

Enquanto o boleto não é registrado, o pagamento fica inviabilizado, assim como a consulta, emissão de segunda via e qualquer outra transação ou procedimento relacionado a ele. 

É nestes casos que aparece a tal mensagem de informações não encontradas. Afinal, o banco não registrou o boleto e é como se ele não existisse. 

+ Saiba como atualizar um boleto vencido em cada banco

pessoa vendo um boleto na frente de um computador
Se as informações do boleto não foram encontradas, significa que ele precisa ser registrado

O que fazer quando as informações do boleto não são encontradas?

Caso você se depare com a mensagem de que as informações do boleto não foram encontradas, significa que ele não foi registrado. Logo, não conseguirá concluir o pagamento. 

Nesta situação, a primeira opção pode ser esperar um pouco. 

O processo de registro pode demorar até um dia útil para ser finalizado, mas costuma levar bem menos tempo. Então talvez você consiga realizar o pagamento algumas horas depois. 

Mas se o registro demorar demais e passar do prazo, isso pode indicar que houve algum problema com o boleto e com o seu registro. 

Se isso acontecer, você pode solicitar o registro do boleto à mesma instituição financeira (banco) que o emitiu ou solicitar a emissão de um novo boleto. 

Basta entrar em contato com o banco, explicar o erro e pedir uma nova emissão. O tipo de atendimento vai variar de acordo com cada instituição financeira, mas a solução mais simples é fazer uma ligação.

+ Saiba por quanto tempo é preciso guardar boletos pagos

E quando o banco diz que o boleto já foi registrado?

Outra situação que pode fazer as informações do boleto não serem encontradas é digitar os dados de pagamento de forma errada.

Neste caso, muitos clientes acabam entrando em contato com o banco, recebem a informação de que não há nada de errado com o boleto e podem ficar perdidos. 

Se isso acontecer, tente realizar o pagamento novamente. Pode ter havido algum erro na leitura ou na digitação do código de barras – isso é bem comum. 

Fazer uma segunda via do boleto por conta própria, se houver essa possibilidade, também é uma opção. Se isso não funcionar, espere mais um dia útil e tente novamente. 

Resumindo…

Se as informações do boleto não foram encontradas, siga algumas essas alternativas:

  • verifique se os dados do boleto foram digitados corretamente
  • espere um dia útil e tente pagar novamente
  • se possível, tente emitir uma segunda via
  • ou entre em contato com o banco emissor do boleto e solicite o registro do boleto

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e deixe sua dúvida nos comentários!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui