Por que você perde dinheiro com o Bitcoin?

1
268
Pessoa segurando uma moeda de bitcoin
5
(4)

Investimento em criptomoedas é sinônimo de alto risco. Nem todas as pessoas gostam de tomar risco, mas se perguntar para 100 pessoas se elas gostariam de ter investido no ativo que mais valorizou na última década, 100 diriam que sim, este ativo é o Bitcoin.

Anúncios

Uma verdade precisa ser dita, este universo não é para todo mundo, mas qualquer possibilidade de aumento repentino e exponencial de capital atrai olhares e cativa a emoção das pessoas.

Que fique claro, ninguém vai ficar rico do dia para noite, investimento requer paciência e investidor bem-sucedido é investidor de longo prazo.

Anúncios

O círculo vicioso da perda do dinheiro

Enquanto estamos vivendo a atual queda e um possível início de inverno cripto, períodos de meses ou até anos em que o Bitcoin perde valor e se mantem em baixa por um prazo estendido, venho ouvindo muitos dos meus amigos mais próximos que eles “só perdem” dinheiro em criptomoedas e que não acreditam de fato no potencial da moeda.

A explicação para isso é muito simples: as pessoas adoram comprar Bitcoin nos mercados de alta, quando a moeda dá saltos para cima. As pessoas caem no efeito manada, acreditam que a moeda vai subir para sempre e que se perderem a oportunidade de compra naquele momento, nunca mais conseguirão comprar a criptomoeda num bom momento.

Já nos mercados de baixa, o raciocínio é exatamente o oposto, as pessoas olham um ativo perdendo metade do seu valor em alguns dias ou semanas e acreditam que vai cair para sempre, e que talvez seja uma boa ideia sair do investimento com algum capital, ao invés de sair com as mãos abanando.

Anúncios

Este círculo vicioso vai se repetindo até a pessoa perder grande parte do seu patrimônio, culpando muitas vezes o mercado ou um ativo específico, mas a culpa na realidade é do investidor que muitas vezes não possui a paciência e o estômago necessário para investir em ativos voláteis como as criptomoedas.

Como parar de perder dinheiro com Bitcoin?

Para sair deste círculo vicioso, e parar de perder dinheiro, o primeiro passo é que o investidor estude sobre o Bitcoin e entenda as razões pelas quais ele fez a escolha de investir neste ativo.

O segundo passo é separar uma parte do patrimônio para este tipo de investimento, como colocado anteriormente, este é um investimento de alto risco, capital para alto risco é aquele capital que você investe com a mentalidade de que já perdeu aquele capital para sempre.

Ou seja, para investidores iniciantes eu vejo de 1% a 3% do patrimônio como uma possibilidade, para investidores que já conhecem bem o ativo e as movimentações do mercado de cripto, de 4 a 10%. Já para quem conhece profundamente o mercado e acredita em seu potencial, de 10% a 50%.

Quão longo deve ser o longo prazo?

A resposta aqui também não é exata, o tal do longo prazo também é variável, pois longo prazo para um jovem de 20 anos pode ser de 50-60 anos. Mas para aqueles que a juventude ficou para trás, esta jornada pode ser mais reduzida.

Eu acredito que o mínimo que qualquer investidor deve ter em mente antes de entrar em ativos de renda variável é um horizonte de uma década, melhor ainda se o horizonte for maior.

A primeira razão para este horizonte de longo prazo é a equação de juros compostos, o fator exponencial na equação dos juros compostos é o tempo, ou seja, quanto mais tempo você segurar seu investimento, mais juros ele renderá.

Criptomoeda Bitcoin com gráficos ao fundo
Bitcoin é considerado um investimento de alto risco e a longo prazo

Obviamente isso acontece desde que o investimento seja positivo. E aí entra a segunda razão para você investir com um horizonte de longo prazo.

No curto prazo o mercado não passa de um mercado de apostas. O sobe e desce pode acontecer com notícias, lançamentos de outros projetos, crises financeiras, pandemias e entre outros eventos não esperados, mas no longo prazo são os fundamentos e o volume de capital e investidores que contarão para a alta no valor do ativo.

Conheça Renato Carvalho, colunista do FinanceOne

Com vasto conhecimento sobre o mercado de moedas digitais, Renato Carvalho é colunista do FinanceOne. Semanalmente, ele traz informações importantes sobre criptomoedas. Fique de olho!

Renato é administrador com experiência como executivo do setor de educação internacional e empresas de consultoria empresarial e auditoria “BIG 4”.

Investidor de renda variável desde sua adolescência, produz conteúdo de educação financeira, mostrando o que faz com o seu próprio dinheiro “skin in the game”. Especialista em criptoativos e negócios disruptivos.

É Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Université Libre de Bruxelles (Bélgica) e mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Confira outros textos de Renato Carvalho, colunista do FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui