
O Instituto Lula, fundação de estudos políticos ligada ao ex-presidente Lula, está lançando um curso sobre Bitcoin, NFTs e outros ativos digitais. As aulas são gratuitas e começam nesta terça-feira, 22.
Batizado de “Economia & Sociedade Digital: uma introdução”, o curso é organizado e ministrado pelo Profº Dr. Edemilson Paraná – Universidade Federal do Ceará e na Universidade de Brasília.
Paraná é o autor dos livros “A Finança Digitalizada: capitalismo financeiro e revolução informacional” (Insular, 2016) e “Bitcoin: a utopia tecnocrática do dinheiro apolítico” (Autonomia Literária, 2020).
+ Conheça 5 cursos de criptomoedas para entender tudo sobre o assunto
O que o curso sobre Bitcoin vai abordar?
Ao todo, serão 14 aulas gravadas, além de três lives. O programa do curso tem o objetivo de dar ao aluno um panorama sobre as transformações econômicas do mercado digital, o que inclui, obviamente, o mercado de criptomoedas.
Na última semana, no dia 17 de fevereiro, o instituto promoveu uma live de abertura que ainda está disponível. Mas as aulas em vídeo seguirão o seguinte conteúdo programático:
- Informações gerais (aula 1)
- Uma breve história da transformação do capitalismo a partir dos anos 1970: o tripé financeirização, neoliberalismo e reestruturação produtiva (aulas 2, 3 e 4)
- A leitura dessas transformações desde o Brasil (aula 5)
- 24/02, às 17h – Live 1: Neoliberalismo e financeirização, com Maria de Lourdes Mollo (UnB) e Alfredo Saad-Filho (King’s College)
- A importância da relação entre finanças e tecnologia para a evolução do capitalismo (aula 6)
- Uma breve história da internet e o que ela nos revela (aula 7)
- A finança digitalizada (aulas 8 e 9)
- Bitcoin, criptomoedas e NFTs (aula 10)
- A leitura dessas transformações desde o Brasil (aula 11)
- As plataformas digitais (aula 12)
- A inteligência artificial (aula 13)
- 8/03, às 17h – Live 2: Plataformas e algoritmos, IA, trabalho e renda, com Rafael Grohmann (Unisinos) e Raquel de Azevedo (UFC)
- Plataformas e IA a partir do Brasil; resgate e resumo, conclusões e apontamentos sobre o curso (aula 14)
- 22/03, às 17h – Live 3: As alternativas políticas em tempos de economia e sociedade digital: democracia e novas formas de organização social e econômica, com Rodrigo Santaella (IFCE/UFC)
Todas as aulas do curso sobre Bitcoin e mercado digital serão online e gratuitas. Veja a seguir como fazer a sua inscrição.

+ Curso de graça no MIT? Existe! Confira 4 opções disponíveis
Como fazer a inscrição?
As inscrições no curso sobre Bitcoin do Instituto Lula vão somente até esta segunda-feira, 21, às 20h (horário de Brasília). Como já mencionado, não é necessário pagar nada, basta ter acesso a um dispositivo com internet para acompanhar os estudos.
Os interessados podem fazer o cadastro pelo site do instituto, no final da página de divulgação do curso há uma ficha. Basta preenchê-la com alguns dados pessoais: nome, data de nascimento, cidade, estado, e-mail, telefone e escolaridade.
Depois de informar esses dados, conte no campo indicado como ficou sabendo do curso. Por último, informe se deseja receber boletins informativos e com os termos e condições do curso. Clique em enviar.
De acordo com a fundação, apenas alunos inscritos receberão o certificado ao final. As aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma virtual de ensino da entidade a partir de 22 de fevereiro.
Confira a live de abertura, com Marcio Pochmann (Unicamp/Instituto Lula) e Letícia Cesarino (UFSC), transmitida no último dia 17 de fevereiro:
Gostou do curso sobre Bitcoin? Então compartilhe com outros amigos que também querem aprender mais sobre ativos digitais e as inovações tecnológicas neste setor!