High Yield é uma modalidade de títulos públicos ou privados que investem em ativos de renda fixa. No entanto, pagam juros bem mais altos com relação à média do resto do mercado.
Anúncios
Por isso, os títulos high yield podem aumentar a diversificação da carteira, o que ajuda a melhorar o risco geral e a rentabilidade de sua carteira.
Além do que esses títulos costumam ser mais sensíveis e voláteis. Seja em relação à situação da empresa ou quanto às mudanças no cenário econômica.
Anúncios
Isso quer dizer que quando a empresa emissora apresenta uma performance elevada, como uma atualização de classificação, relatórios financeiros positivos, fusões, aquisições, novidades no mercado e várias outras variáveis, o rendimento tende a oscilar positivamente.
Do contrário, quando a performance da empresa é ruim e todos estes fatores vêm negativos, juntos de alguma crise, a rentabilidade é afetada instantaneamente, sob uma perspectiva negativa.
Características do high yield
Diferentes de outros títulos de renda fixa, o high yield possui características particulares, sendo possível dividir este ativo em três tópicos. São eles:
Anúncios
- Rentabilidade;
- Risco;
- Liquidez.
Portanto, compreender as características dos junk bonds nestes aspectos é relevante.
+ Títulos públicos: saiba o que são e como investir
Rentabilidade
Como visto ao longo do texto, a alta rentabilidade é uma das principais características do high yield.
O que não é à toa, afinal a emissora utiliza esta política de remuneração para atrair investidores, visto que este tipo de negócio representa maior risco na comparação com outros ativos de renda fixa.
Portanto, este tópico pode ser considerado uma das características mais marcantes dos junk bonds.
Risco
O risco de inadimplência elevado também é outra característica marcante deste tipo de produto financeiro, especialmente por se tratar de empresas instáveis.
Dessa forma, este se torna um título que pode causar prejuízos ao investidor, especialmente por conta de calotes.
Tal fato ganha ainda mais relevância quando analisado que outros produtos de renda fixa são marcados pela segurança.
Liquidez
Por fim, mas não menos relevante, é possível citar que este ativo possui uma liquidez baixa, ainda mais quando comparado com outros produtos financeiros com características semelhantes.
Ou seja, boa parte dos investidores do mercado financeiro escolhem não investir em junk bonds, fazendo com que a venda destes títulos seja baixa.
Portanto, antes de investir em high yield é aconselhável que o investidor faça uma análise sobre risco e retorno que este ativo possui.
+ Como ganhar dinheiro com renda fixa? Descubra!
Quais são os riscos de tê-los na carteira?
Além de conhecer as vantagens dos títulos high yield, é fundamental entender quais são os riscos que eles oferecem. Como visto, o risco de crédito é o mais elevado, diante da chance de o emissor não conseguir fazer o pagamento.
O risco é definido por agências de rating e pode se basear em situação financeira ou operacional deficiente, histórico de inadimplência ou condições de mercado. Uma empresa saudável, mas que esteja em um cenário instável, pode ter seus títulos classificados como sendo de grau especulativo.
Além disso, existe o risco de liquidez, devido ao baixo volume de negociação. Em geral, quanto maior é o número de investidores, mais fácil tende a ser repassar os títulos no mercado secundário — o que não acontece nesse caso.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com familiares e amigos ou deixe um comentário! Descubra mais seguindo o FinanceOne no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin!