Investir em imóveis para alugar vale a pena? Confira!

0
15032
Mulher segura três casas de madeira em miniatura
4.4
(21)

Imóveis são uma forma de investimento que talvez muitos nem considerem. Mas investir em imóveis para alugar é uma forma até mais tradicional e, às vezes, mais segura. Não é à toa que os imóveis estão sim entre as formas preferidas de investimento dos brasileiros.

Anúncios

Se você está pensando em começar a investir em imóveis para alugar, continue a leitura deste texto. Falaremos se é um bom negócio para fazer e, além disso, também citaremos sobre os custos. Boa leitura!

Investir em imóveis para alugar é um bom negócio?

Um dado interessante que nos leva a considerar o investimento em aluguel de imóveis é: quatro em cada dez poupadores não possuem frequência para realizar novos depósitos e investimentos. Além disso, a média de frequência de depósitos e investimentos realizados ao ano é de 5,4 meses.

Anúncios

Parece pouco, não? Com o aluguel, entretanto, você não precisa se preocupar em aplicar o dinheiro, seja na poupança ou opção além, para depois sacar o rendimento. Quando você é proprietário de um imóvel e o aluga, todo mês receberá o valor acordado entre as partes.

Caberá a você aplicar ou não a quantia recebida pelo aluguel do seu imóvel. Porém, não precisará ficar preocupado em acompanhar o mercado de títulos e ações, por exemplo.

Além disso, mesmo sem você acompanhar o mercado, todo mês terá de receber o valor pago por seu inquilino. Falando nisso, há direitos e deveres que todo locador e locatário devem seguir.

Anúncios

+ Aluguel de imóveis: veja as vantagens e desvantagens
+Crowdfunding Imobiliário: nova forma de investir em imóveis

Quais os custos para investir no aluguel de imóveis?

Embora o investimento em imóveis garanta uma renda “fixa” com o valor do aluguel, é preciso considerar alguns pontos importantes. A sensação de “segurança” ao investir em imóveis para alugar pode ser falsa, já que há risco de inadimplência do inquilino, por exemplo.

Além disso, leve em conta custos necessários para a manutenção do imóvel, como reparos e reformas.

De acordo com a lei 8.245, de 18 de outubro de 1991, que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos, entre os deveres do locador está o gasto com reformas extraordinárias do condomínio. A manutenção de problemas que existiam antes da locação é de responsabilidade do proprietário do imóvel.

As despesas extraordinárias de condomínio não se referem aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, como obras de reformas ou acréscimos que interessem à estrutura integral do imóvel; pintura das fachadas, indenizações trabalhistas e previdenciárias pela dispensa de empregados, entre outras.

Casal com uma criança no colo olhando um imóvel
Investir em imóveis para alugar é a segunda modalidade de investimento preferida pelos brasileiros, atrás da poupança

O tempo em que a casa ou apartamento estiverem vagos também é um período que deve ser considerado, já que não haverá entrada de recursos, apenas gastos.

Outro risco que deve ser considerado é a obsolescência do imóvel. Entre outros gastos, há a taxa paga à imobiliária relativa á comissão. Ainda há o pagamento do IPTU, geralmente negociado com o inquilino, por exemplo.

Como ganhar dinheiro com aluguel de imóveis?

Investir em imóveis para alugar vai garantir uma renda fixa, que não precisará ficar parada na aplicação para render. Você também pode aproveitar o valor e fazer uma aplicação para o montante aumentar, por exemplo.

Além disso, imóveis são bens que dificilmente vão desvalorizar e causar prejuízos ao dono. Prejuízos podem surgir da locação e de danos causados pelo mau uso pelo inquilino, mas aí são outras regras.

Agora, assim como todo investimento, é importante você comparar se seus gastos em manter pequenos imóveis para alugar vale a pena.

Por isso, compare a outros tipos de investimento, principalmente os de renda fixa considerados mais “seguros” e adequados para investidores menos agressivos.

3 benefícios de investir em imóveis para alugar

Para quem quer começar a investir em imóveis para alugar, pensar nos benefícios é fundamental. Até mesmo para entender os possíveis riscos que esse tipo de investimento pode proporcionar.

Mas quais seriam os benefícios? É o que iremos te contar abaixo!

Grande expectativa de valorização

Quando uma pessoa compra um imóvel espera que ocorra uma valorização dele, sendo influenciado por diversos fatores. E o principal deles é o desenvolvimento do bairro em que está situado é uma das grandes vantagens.

Mas vale ressaltar que não é possível prever quanto um imóvel vai valorizar e nem quanto tempo vai demorar. Além disso, ainda existe a chance de ocorrer a desvalorização do imóvel.

Rendimentos a longo prazo

Provavelmente você já escutou falar que ter um imóvel e colocá-lo para alugar é ter algo que se paga sozinho. Além disso, há quem diga que ter um imóvel é também ter sempre uma renda extra.

E sim, isso é uma verdade. Ao alugar o imóvel é possível pagar o valor da parcela do financiamento e, após acabar o financiamento, pode virar uma renda extra para os donos do imóvel. 

Diversificação de renda

Se você já acompanha o FinanceOne sabe da importância de diversificar a sua carteira de investimentos. E isso é possível ao comprar imóveis para alugar, sem sofrer tanto com as oscilações do mercado financeiro.

Lembre-se que diversificar seus investimentos impede que você perca todo o dinheiro de uma única vez. Assim, você consegue administrar melhor as perdas e ganhos de cada ativo.

Gostou do conteúdo sobre como investir em imóveis para alugar? Então continue navegando no nosso site. Leia agora mesmo: “Os 9 tipos de investimento em Renda Fixa” para ficar ainda mais por dentro do assunto sobre investimentos!

*Colaboração: Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 21

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui