LCI e Fundos imobiliários: entenda qual a diferença

0
5613
casas em sequência
Selic a 13,75% é desincentivo para a tomada de financiamentos a longo prazo. (Fonte: Divulgação)
4.7
(27)

Um investidor de sucesso sempre diversifica sua carteira de investimentos. E uma das boas alternativas do mercado é aplicar em Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Fundos imobiliários.

Anúncios

Contudo, se você está começando a investir agora, esses investimentos podem confundir você. Pensando nisso, preparamos este conteúdo completo para explicar quais as diferenças entre LCI e Fundos Imobiliários.

O que são Fundos Imobiliários e LCI?

Ficou interessado em investir em imóveis? LCI e Fundos imobiliários são opções de títulos imobiliários à disposição do investidor brasileiro.

Anúncios

1 – Fundos Imobiliários (FIIs)

Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) são constituídos por cotas acessíveis a qualquer investidor que tenha cadastro em uma corretora de valores.

Essas cotas são parte de um capital investido em ativos imobiliários, negociadas no livre mercado da bolsa de valores.

Então, cada indivíduo que comprar cotas de um FII, detém o direito de receber parte do rendimento desse fundo, proporcionalmente ao número de cotas que possuir.

Anúncios

Todavia, o lucro é proveniente das receitas dos ativos pertencentes ao fundo. No Brasil, atualmente, existem cerca de 486 FIIs ativos na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O lucro com os aluguéis é uma das formas de rentabilizar o capital investido pelo fundo. Outra forma de investimento é a aquisição de títulos de renda fixa atrelados a empreendimentos do setor imobiliário.

Os ativos que compõem um FII:

– Shopping centers e Hotéis;
– Edifícios comerciais/Lajes Corporativas;
– Universidades e Hospitais;
– Galpões logísticos/Industriais;
– Condomínios residenciais.

2 – LCI

LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. São títulos de crédito lastrados por créditos imobiliários, garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária do imóvel.

Ou seja, é um empréstimo de dinheiro que você faz a uma instituição. Os recursos do empréstimo serão destinados para financiar o setor imobiliário.

Logo, quando você empresta dinheiro para uma determinada instituição, ela faz um “contrato” com você firmando quanto irá pagar de juros em um determinado prazo.

Isso significa que a LCI é um investimento de Renda Fixa. A maior vantagem é a isenção de imposto de renda para pessoas físicas.

+ LCI e LCA: saiba o que são e como investir

Veja as vantagens de investir em imóveis

Agora que você já sabe a diferença entre LCI e Fundos imobiliários, chegou a hora de
de construir um patrimônio.

Os benefícios de quem opta por ela são inúmeros, sendo que entre eles podemos destacar:

1 – Valorização

A tendência é que os imóveis sempre aumentem de preço com o tempo. Invista em regiões e bairros com potencial de crescimento, que ofereçam boa infraestrutura e qualidade de vida.

Desta forma, você amplia as chances dele conquistar um maior valor de mercado.

Casal recebendo chave de imóvel
Isento de Imposto de Renda, o investimento em LCI é um dos mais seguros da renda fixa

2 – Rentabilidade

Possibilidade de gerar renda a partir do aluguel do imóvel. A renda extra também pode vir da revenda futura.

3 – Segurança patrimonial

Formação de um patrimônio consistente, preservando o valor investido.

Conheça outras diferenças entre LCI e Fundos Imobiliários

Os Fundos imobiliários são investimentos de renda variável, enquanto as LCIs são de renda fixa. E essa pode ser considerada a principal diferença nas duas aplicações, já que isso afeta diretamente a rentabilidade.

Além disso, o potencial do investimento em Fundos imobiliários é consideravelmente maior. Isso porque ele está atrelado à valorização dos empreendimentos. 

Sendo assim, se o dinheiro do FII for utilizado para a aquisição de um imóvel localizado em um terreno que tende a atrair negócios e gerando uma demanda significativa por aluguéis, 95% dos recursos arrecadados serão repassados aos cotistas.

O que acaba trazendo um lucro que é difícil ser alcançado por qualquer outro investimento de renda fixa.

Porém, você também tem a opção da segurança das LCIs, maior quando comparado aos Fundos imobiliários. Isso porque você acaba emprestando o seu dinheiro para o banco e recebe o valor de volta com juros, sendo previamente acordado.

Dessa forma, você tem uma garantia de retorno lucrativo, o que com a valorização de ativos no mercado imobiliário pode não acontecer. 

Além disso, as LCIs, normalmente, são pós-fixadas e estão atreladas à taxa CDI, ou DI. Esta se refere à taxa de juros das operações interbancárias e, também, se aproxima da taxa Selic.

Como investir em LCI ou Fundos imobiliários?

Antes de investir em LCI e Fundos imobiliários é preciso ter em mente qual o seu objetivo e prazo. O que você espera do fundo?

Diversificar a carteira, gerar rendimento com locação ou valorizar as cotas na bolsa de valores? Antes de decidir, vale pesquisar se esse tipo de investimento está adequado ao seu propósito.

Para começar a investir, é só abrir uma conta em uma corretora que ofereça acesso a essa modalidade de investimento. Adquirir cotas é muito semelhante a comprar ações, ou seja, com emissão de ordem de compra.

Basta indicar o código do fundo no qual deseja investir, quantas cotas quer comprar e inserir o valor que você pretende pagar por cada uma.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com algum amigo que tenha interesse nesses investimentos. Você também pode querer saber sobre o melhor momento para investir em fundos imobiliários.

*Colaboração: Camila Miranda

O que achou disso?

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 27

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui