Leasing: entenda o que é e como funciona essa forma de locação financeira

0
591
Pessoa entrega chave de carro na mão de outra, com um contrato de leasing aparecendo apoiado na mesa abaixo
5
(1)

Você já ouviu falar em leasing ou arrendamento mercantil? Esse é um tipo de locação financeira que se assemelha muito a um empréstimo ou aluguel.

No entanto, existem diferenças, principalmente em relação à questão Fiscal. Na verdade, pode-se dizer que é um tipo de contrato de adesão.

Mas realmente pode ser complicado entender de primeira como esse processo funciona. Então confira a seguir todos os detalhes e como ele acontece na prática!

Como funciona o leasing na prática?

O leasing, no Brasil, se enquadra como um tipo de operação de parcelamento, financiamento, empréstimo ou crédito. Mas na prática ele se difere dessas outras modalidades.

Para ficar mais fácil de entender, pense nesta operação como um tipo de aluguel, mas no qual existe a intenção de compra daquele bem no final do contrato.

A possibilidade de o cliente fazer a compra está prevista já no momento da contratação do arrendamento.

A negociação acontece entre duas partes:

  • arrendador, que normalmente é a instituição financeira, banco ou sociedade de arrendamento mercantil que oferece o bem;
  • arrendatário, que é o cliente que contrata o arrendamento (locação) do bem.

Portanto, o arrendador é quem faz a compra deste bem e se torna seu proprietário. Mas durante o período de contrato do leasing, ele “arrenda” (aluga) esse bem para o cliente que contrata a operação.

Só que no final do contrato, o cliente pode seguir três possibilidades: renovar o arrendamento, devolver o bem à instituição (arrendador) ou encerrar o contrato e comprar o bem da instituição.

Esse tipo de negociação pode ser realizada para imóveis, automóveis, maquinários, ferramentas e vários outros tipos de bens, até mesmo smartphones.

Durante o contrato, você terá uma autorização para uso e posse do bem em questão.

Mas existem quatro formas diferentes de leasing, sobre as quais falamos mais detalhadamente a seguir. Dependendo do tipo, ele pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas (empresas).

O prazo desse tipo de “empréstimo” será determinado pelo contrato acordado entre as partes (arrendador e arrendatário). E, como já dito, no seu término haverá a possibilidade de ser feita uma operação de compra e venda do bem.

Mulher segura um contrato de leasing e a chave de um carro
Leasing pode ser usado para diversos tipos de bens, desde automóveis até smartphones

Quais são os tipos de leasing?

Existem quatro tipos de leasing no mercado: financeiro, operacional, back e imobiliário. Eles se diferem por conta do tipo de bem a que se referem ou das características do contato: prazo e pagamento da compra final.

Financeiro

No Leasing Financeiro, o prazo do contrato vai de dois a três anos. Além disso, no final do período, o bem pode ser comprado por um valor residual.

Ou seja, um preço menor que o do mercado (realmente residual), já que houve pagamentos pelo uso ao longo dos anos de vigência do contrato. Esse valor é previamente combinado com a instituição arrendadora.

Mais uma característica do leasing financeiro é que a manutenção do bem é de responsabilidade do cliente que o contrata.

Então, se for um carro, por exemplo, as revisões devem ser feitas e bancadas por quem esteve usando o automóvel.

Operacional

A principal diferença entre o leasing financeiro e leasing operacional, é o prazo. Enquanto no primeiro o contrato de locação dura alguns anos, neste aqui o prazo mínimo é de 90 dias.

No final do contrato o bem também poderá ser comprado, mas não por um valor residual e sim pelo seu valor de mercado.

Afinal, o arrendamento terá sido pago por um período muito menor de tempo.

Em relação à manutenção do bem, no leasing operacional essa responsabilidade pode ser tanto do arrendatário quanto do arrendador. Isso vai depender do acordo realizado entre as partes.

Back

Diferentemente das outras, a modalidade de leasing black é especificamente voltada para empresas.

Pessoas jurídicas podem usar essa negociação como forma de captar recursos financeiros sem perder um bem para sempre.

Funciona assim: imagine que a sua empresa precisa de dinheiro. Então, você resolve vender um imóvel dela para uma instituição financeira arrendadora.

Vocês firmam um contrato de leasing back, no qual você recebe o valor da venda do bem (como uma venda normal mesmo). Porém, futuramente, poderá comprar esse imóvel novamente.

Imobiliário

Como o nome já sugere, neste tipo de arrendamento o arrendador (banco ou instituição), a pedido do arrendatário (cliente), compra um terreno e constrói um imóvel.

Esse imóvel é alugado para o arrendatário e vem também com a opção de compra no final.

Qual a diferença entre leasing, financiamento, aluguel e empréstimo?

Por terem muitas semelhanças, pessoas confundem os tipos de leasing com financiamentos, aluguéis e até empréstimos. Mas existem diferenças.

No financiamento, por exemplo, no final da operação, o cliente que o contratou se torna automaticamente dono do bem.

Isso não é uma possibilidade, como no leasing, mas um fato. Desde que sejam quitadas todas as parcelas.

Além disso, quando se financia algo, o bem já fica no nome do cliente. No leasing, não. Quem assina o contrato apenas ganha o direito de usufruir do bem.

Esse arrendamento também não pode ser considerado um aluguel, embora seja parecido. Isso porque prevê a intenção de venda do bem desde o início, o que é o oposto do aluguel.

O leasing também é parecido com um empréstimo bancário. Mas a diferença está na questão Fiscal.

No leasing, existe a dedução total dos pagamentos devidos no cálculo do Imposto de Renda (IR). Enquanto no empréstimo, a dedução ocorre apenas nos juros.

Portanto, esse arrendamento mercantil é um contrato de adesão e cabe ao cliente aceitar ou não as condições propostas.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os amigos e deixe um comentário!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui