Está difícil aprovar o financiamento? Saiba o que fazer

1
6597
Pessoa escrevendo e outra com uma pequena casa amarela em uma das mãos
Taxas adicionais dos bancos podem incidir mesmo sobre a antecipação das parcelas. (Fonte: Divulgação)
3.6
(13)

Para aprovar um financiamento é necessário estar com o nome limpo. Isso ocorre porque as instituições financeiras, antes de emprestarem qualquer valor, fazem uma análise de crédito.

Anúncios

O objetivo é obter informações se o contratante será capaz de pagar o valor emprestado. Além disso, são considerados os riscos envolvidos na transação, ou seja, a possibilidade da empresa não receber esse valor de volta.

Nessa avaliação são considerados fatores como:

  • padrão de relacionamento e comportamento financeiro;
  • histórico de negativações de dívidas;
  • atualização de dados cadastrais;
  • pagamento em dia de contas.

Como resultado, ao realizar a análise de crédito, as instituições ou bancos podem comprovar os rendimentos do cliente e identificar a sua capacidade de arcar com a dívida assumida.

Anúncios

Sendo assim, o valor da parcela do empréstimo ou financiamento não pode ser maior que 30% do total dos ganhos.

Score de crédito é fundamental para aprovar o financiamento

Antes de mais nada, o score de crédito é a peça chave para você conseguir aprovar o financiamento. É através dessa ferramenta que instituições financeiras, lojistas e bancos decidem se vão ou não conceder crédito aos seus consumidores.

A pontuação pode variar de zero a 1.000. Por isso, quanto maior a pontuação, menor o risco, e quanto menor a pontuação, maior o risco para a empresa.

Anúncios

A pontuação é influenciada principalmente por fatores de comportamento do consumidor.

Por exemplo, o pagamento de contas em dia, ter o nome sujo, o relacionamento financeiro com empresas, faixa de renda, entre outros. Ele pode variar de acordo com o modelo estatístico da empresa.

Mediante essas informações, é realizado um cálculo estatístico e automaticamente o sistema relaciona uma pontuação ao consumidor.

Quanto mais alto for o valor calculado, melhor será para o seu currículo financeiro e maior a chance de aprovar o financiamento.

imagem de um executivo segurando o cifrão
A portabilidade de salário possibilita o recebimento do salário na conta bancária que o colaborador escolhe

Por outro lado, a baixa pontuação significa que seu índice de inadimplência – a chance de você dar calote em quem está te concedendo o crédito – é alto.

A princípio, a pontuação do score funciona da seguinte forma:

  • até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • entre 300 e 700: risco médio de inadimplência;
  • acima de 700: risco baixo.

Saiba como melhorar a pontuação do score de crédito

1 – Limpe seu nome

Em primeiro lugar, para aumentar o score, limpar o nome é fundamental. Se você tem dívidas atrasadas, negocie com os credores e pague todas elas.

Essa deve ser a sua prioridade. Sem isso, dificilmente você vai conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu cadastro e conseguir aprovar o financiamento.

2 – Atualize seus dados na Serasa

Essa é fácil. Basta manter seus dados pessoais sempre atualizados na Serasa. Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você, como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro.

Não esqueça de comunicar também a Serasa sempre que alterar alguma dessas informações. Não quer atualizar os dados online? Dá para ir em uma agência também.

3 – Pague suas contas em dia

Pague sempre suas contas em dia. Se puder, inclua tudo no sistema de débito automático. Basta solicitar junto às empresas de energia elétrica, telefonia e gás. Hoje, a maioria das empresas já oferecem essa facilidade.

Assim você não corre o risco de esquecer uma conta e ter seu nome negativado por conta desse descuido.

4 – Faça um cadastro positivo

O Cadastro Positivo é um jeito simples de registrar as informações que as empresas consideram importantes na hora de liberar crédito para o consumidor. Por exemplo, quantas contas você já pagou, seu bom relacionamento com bancos e empresas.

Veja como é possível consultar o seu score

Muitos não sabem, mas é possível consultar seu score de crédito online, de maneira simples e prática. Exemplo disso é que no Serasa Consumidor ou no Boa Vista SCPC você pode realizar a consulta e verificar se a sua situação é de score de crédito baixo ou alto.

Em caso de score de crédito baixo, foque para reverter o processo mantendo um bom planejamento financeiro e bons hábitos em relação às suas finanças.

Gostou das nossas dicas? Acha que elas podem servir de auxílio para alguém? Então compartilhe este texto em suas redes sociais para ajudar outras pessoas!

O que achou disso?

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 13

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui