O Dia Mundial do Rock foi comemorado no último dia 13 de julho. Para celebrar essa data especial, selecionamos algumas lições sobre finanças e dinheiro ensinadas pelos astros do ritmo.
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Portanto, aproveite as lições para se inspirar no sucesso de seus ídolos para além da música.
Afinal, empreendedorismo, liderança e relacionamento com o cliente são palavras que também fazem parte do vocabulário das estrelas do show business.
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1 – Beatles: trabalhe duro
Não podíamos começar a citar lições sobre finanças sem falar dos Beatles.
A banda mais famosa do mundo realmente acreditavam no que chamavam de “working their asses hard” (algo equivalente a “botar a bunda para trabalhar”, ou “tirar bunda do sofá e ir trabalhar”).
A banda durou 7 anos, nos quais gravaram cerca de 2 álbuns por ano. Fato que é impressionante, dada a quantidade de shows que faziam. Eles produziram mais de 300 músicas, 213 das quais foram gravadas.
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E o mais impressionante, não importava o que os Beatles fossem convidados a fazer, eles sempre deram 100%. Cumpriam o prometido e satisfaziam seus fãs!
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2 – Rolling Stones: Estudar a concorrência e o seu público
Os Rolling Stones são considerados uma das empresas mais dinâmicas, rentáveis e duradouras do mundo. Mas o que pode dizer a banda sobre o sucesso de um negócio? Eles conhecem bem o mercado onde se operam.
Quando os Stones estavam a começar, o mundo ouvia o primeiro single dos Beatles – Love me Do – e envolvia os rapazes numa aura de beleza e romantismo.
O que sobrava? Ser exatamente o oposto: se os Beatles eram bonzinhos; os Stones quiseram ser mauzões. Encontraram o seu nicho e agarraram-no.
3 – Pink Floyd: objetivos claros
Dark Side of the Moon é um dos mais famosos discos já gravados na história. Afinal, quem não conhece aquele prisma sendo atravessado por um raio de luz que se transforma em um arco-íris, em um fundo preto?
Essa obra prima mudou o patamar musical e financeiros dos integrantes da banda.
Roger Waters afirma que na gravação deste álbum, e de álbuns anteriores, os interesses de todos os integrantes da banda estavam alinhados: ficar ricos e famosos.
Conseguiram! Contudo, sem julgamento ao objetivo dos integrantes (afinal dinheiro e/ou fama é o motor de grande parte das pessoas), o alinhamento de interesses tornava todos os integrantes mais abertos às ideias uns dos outros e a aceitarem bem os seus papéis dentro da banda.
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4 – Iron Maiden: diversificação dos negócios
Você tem em mente a imagem de um metaleiro com olhar malvado, de cabelos compridos e bagunçados? Está muito enganado.
Os membros do Iron Maiden possuem projetos e outros empreendimentos de muito sucesso, alinhados a uma bela estratégia de diversificação dos negócios.
O vocalista Bruce Dickson, poe exemplo, é investidor anjo e piloto profissional de aviação.
5- Rock in Rio: experiência do cliente
O maior evento de rock também não poderia ser esquecido nas lições sobre finanças. Afinal, o maior diferencial do evento é a qualidade da experiência oferecida aos clientes.
E isso não ocorre somente dentro do festival. A experiência é diferenciada desde o momento da compra dos ingressos até depois que o evento acaba.
Isso acontece desde a facilidade na compra de ingressos, ter um site fácil de entender e bem apresentado, que dê ao usuário todas as informações necessárias para que ele consiga tirar todas as suas dúvidas.
Tudo isso faz diferença na cabeça do cliente. Provavelmente, você já se deparou com algum site que te fez perder a paciência. Seja por não encontrar o que procurava, ou pela lentidão e outros problemas.
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Livro “Como o rock pode ajudar você a empreender”
Quem é amante do rock e procura lições sobre finanças uma dica é o livro Como o rock pode ajudar você a empreender. A obra é escrita pelos jornalistas Daniel Fernandes, fascinado por negócios, e Marco Bezzi, apaixonado pelo cenário musical.
Ambos mostram de forma bem didática, por meio das histórias de grandes nomes, como Legião Urbana, Guns N’ Roses e Beatles, lições de negócios que podemos tirar do universo musical.
No livro, os autores, além de Bruce Springsteen, citam Eric Clapton, Beatles, Kiss, Guns’N’Roses, Capital Inicial, Dead Fish, David Bowie e Pearl Jam, que são discutidos em seus nove capítulos.
Por exemplo, David Bowie é atrelado ao processo de reinvenção e longevidade.
O Guns’N’Roses, mais especificamente, à relação entre Axl Rose e Slash, foi utilizada para exemplificar a importância do trabalho em equipe, já que o grupo, pelas constantes brigas entre os dois, sempre teve dificuldades para estabelecer uma formação clássica e eficiente de seu grupo.
Já a “franquia” Kiss é um modelo bem-sucedido a ser seguido principalmente por aqueles que querem sobreviver vivendo de música.
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