Início Notícias Finanças Pessoais 5 lições do esporte para administrar as finanças pessoais

5 lições do esporte para administrar as finanças pessoais

0
(0)

Você gosta ou é fã de esportes? Você sabia que o esporte pode te ajudar a administrar as suas finanças pessoais?

Cerca de 39% da população afirmou que a atividade física está presente em seu dia a dia. Os dados são da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

E independente de qual esporte você pratica e/ou acompanha, é possível tirar lições dessas atividades para as finanças pessoais. 

Muitas pessoas não conseguem ter uma rotina e um controle quando o assunto é finanças. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil e o Banco Central revelou que 36% dos brasileiros não realizam o controle do orçamento. 

Além disso, 44% dos entrevistados estão ou estiveram com o nome sujo no último ano.

Agora você deve estar se perguntando o que os esportes tem relação com as suas finanças pessoais. É simples, o universo esportivo pode ensinar algumas lições a respeito das finanças que podem ajudar os brasileiros a lidarem melhor com o dinheiro.

1) Disciplina

Algumas atitudes que um atleta bem sucedido precisa ter são: treinar horas por dia, ter uma alimentação saudável e se dedicar. Isso porque no esporte, o objetivo é vencer o jogo e levar o troféu para casa, certo?

E quando o assunto é finanças, isso depende do seu plano pessoal. Caso tenha dívidas, a primeira coisa a fazer é se organizar para quitá-las o quanto antes. Comece pelas que tem o maior valor e juros mais altos.

Talvez seja necessário que você corte alguns gastos que são considerados supérfluos. Lembre-se de não abrir mão totalmente do prazer e lazer.

Você tem a meta de comprar uma casa? Será preciso economizar e guardar um valor mensal ainda que não seja a mesma quantia todo mês. E, como no esporte, você precisa ter disciplina.

2) Conhecimento

Assim como em qualquer partida, nas finanças pessoais também é preciso saber dosar e conciliar teoria com a prática. Ambas andam sempre lado a lado para que haja um melhor resultado no final. Por isso, a constância de adquirir conhecimento é fundamental.

Procure sempre pesquisar sobre finanças, se atualizar sobre o assunto, dicas, ajuda de especialistas, panorama do mercado, aplicativos que ajudem. E, se possível, faça cursos para te ajudar a ter um entendimento ainda maior e conseguir resultados expressivos.

Aqui no FinanceOne você encontra uma diversidade de material e informação sobre todos os principais assuntos do mercado financeiro, bem como dicas de como dar aquele up nas suas finanças pessoais.

3) Planejamento

Seja aqui ou em outros locais, você com certeza já ouviu muito e ainda vai ouvir bastante sobre o planejamento. Sobre a importância de se planejar e não negligenciar essa parte tão importante da sua vida, que te dá rumo e ajuda a resolver grandes problemas.

Profissionais liberais
É possível tirar algumas lições dos esportes para as suas finanças pessoais

Assim como no esporte, planejar uma jogada da sua vida é fundamental para que você tenha em mente quais serão os passos a serem dados. Além disso, saber como e o que será preciso para executar essas ações. É muito importante estar preparado e não ser pego de surpresa.

Além disso, os jogadores e atletas sempre se preparam com antecedência, com dietas, exercícios, jogadas ensaiadas e treinos. Nas suas finanças pessoais, se antecipar é fundamental para evitar imprevistos. 

4) Bons Hábitos

Criar bons costumes é fundamental para você ter uma rotina de sucesso e alcançar bons resultados. Por exemplo, nenhum atleta chegará ao topo sem preparo físico. Ele precisa sempre cuidar da saúde em todos os aspectos.

Você precisa ter em mente que as finanças pessoais não vão melhorar se você continuar gastando desenfreadamente, se não economizar, se não criar alguma forma de guardar dinheiro.

5) Paciência

Uma dica valiosa que os atletas podem deixar é ser paciente. Muitos não conseguem, de cara, ser campeões e conquistar troféu ou medalha dos sonhos. Mas, é com muito trabalho e paciência, além de esforço diário, que eles chegam ao resultado e objetivo sonhado.

Por isso: espere, tenha paciência e dê um passo de cada vez. Se, de início, não estiver vendo resultado, saiba que é normal, pois ninguém muda nenhum cenário de uma hora para outra.

Gostou desse comparativo com o esporte? Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe para ajudar com que mais pessoas saibam da importância de administrar suas finanças pessoais.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui