Devedores Anônimos: saiba como endividados crônicos podem pedir ajuda

0
210
mulher preocupada com golpe
5
(1)

Em alguns casos o endividamento está relacionado a algum tipo de compulsão. E, para ajudar as pessoas que estão passando por isso, existe o Devedores Anônimos, uma irmandade sem fins lucrativos que funciona nos moldes do Anônimos Alcoólicos.

Anúncios

A organização é uma forma dos endividados crônicos buscarem ajuda para seu problema. Esse endividamento pode ocorrer por diversos fatores. Um dos principais é a compulsão por compras.

A participação é gratuita. Para isso, basta a pessoa endividada querer se livrar das dívidas e estar aberta a executar os 12 passos e 12 tradições previstos no programa que orienta o grupo.

Anúncios

Quer entender melhor como funciona o Devedores Anônimos? Leia este artigo na íntegra!

+ O que fazer se o credor não quiser renegociar a dívida? Confira!

Como surgiu o Devedores Anônimos?

A origem do grupo está relacionada aos Alcoólicos Anônimos. O AA surgiu por volta de 1935 nos EUA, quando Bill Wilson, cansado de lutar contra o vício em álcool, foi em busca de pessoas que enfrentavam os mesmos problemas para juntas vencerem a dependência.

Anúncios

Em 1967, alguns membros do AA começaram a identificar sua dificuldade para lidar com as finanças e deram os primeiros passos para a criação do Debtors Anonymous (Devedores Anônimos), usando os mesmos fundamentos do AA.

Assim, o grupo passou a ser uma fonte de ajuda a todos que sofrem com problemas de gasto excessivo, descontrole e falta de disciplina para lidar com as finanças. Ou até quem tem desprezo pelo dinheiro.

homem olhando para mesa e com as mão na cabeça preocupado
Grupo ajuda endividados que querem se livrar da compulsão por compras (Foto: Divulgação)

Quais sinais identificam um devedor compulsivo?

A Devedores Anônimos estabeleceu um conjunto de 12 sinais que ajudam a identificar um devedor compulsivo. São eles:

  1. Não ter clareza sobre a sua situação financeira. Não saber balanço de contas, despesas mensais, taxas de empréstimos, bens, ou obrigações contratuais;
  2. Dificuldade em devolver itens emprestados, como livros, canetas, pequenas quantias de dinheiro ou outros;
  3. Não economizar, nem se planejar para o futuro;
  4. Comprar compulsivamente e não usar os itens que comprou;
  5. Dificuldade de comprometimento com obrigações financeiras básicas;
  6. Satisfação em comprar no crédito, em vez de pagar a vista;
  7. Estar em constante crise financeira e com dificuldades em pagar as dívidas;
  8. Tendência a viver na fantasia, fazendo dívidas e esperando que o dinheiro vá aparecer para cobri-las;
  9. Desconforto em discussões normais sobre finanças;
  10. Fazer horas extras e trabalhar em excesso para conseguir pagar os credores, inclusive aceitando trabalhos abaixo de sua qualificação;
  11. Abrir mão de suas necessidades básicas para pagar os credores;
  12. Não reconhecer seus problemas financeiros, acreditando que alguém pode salvá-lo se a situação apertar.

Como funciona o Devedores Anônimos?

Os encontros costumavam acontecer apenas presencialmente, em igrejas, instituições ou ambientes alugados. Mas, depois da pandemia, passaram a ser realizados encontros virtuais, que atendem pessoas de todo o Brasil.

O G1 esteve presente em uma reunião e detalhou como funciona o encontro. De acordo com o portal, o grupo segue um ritual de iniciar as reuniões fazendo uma oração de serenidade e, depois disso, as pessoas compartilham suas histórias.

A organização responde a uma central nos Estados Unidos, conhecida como Escritório de Serviço Mundial, que fornece materiais para serem usados nas reuniões, além de organizarem conferências mundiais.

Assim como ocorre no AA, os novos membros dos Devedores Anônimos devem procurar por um padrinho ou madrinha que já frequenta o grupo a mais tempo para auxiliá-los. O devedor deve participar de, pelo menos, 6 reuniões para ser considerado membro da irmandade.

Vale destacar que a irmandade não é filiada a nenhuma outra organização, nem está ligada a nenhum grupo político, religioso ou policial. O ambiente também é livre de julgamentos. O objetivo é que os participantes estejam ali para ouvir e acolher uns aos outros.

Por isso, não são compartilhadas informações sobre os ganhos pessoais de cada um, por exemplo. Os integrantes também só compartilham aquilo que se sentem à vontade em revelar.

Este conteúdo te ajudou? Compartilhe com os amigos para que essa informação possa chegar a mais pessoas!

Veja também no FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui