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8 lições para montar uma loja virtual de sucesso

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O mercado de ecommerce foi fundamental para muitos empreendedores manterem as vendas durante a pandemia. Com isso, saber montar uma loja virtual atraente e fácil para os clientes virou obrigação para muitos empresários.

Para se ter ideia, somente no quarto trimestre de 2020, o setor cresceu 51%, de acordo relatório do Neotrust Compre&Confie. Esse crescimento se deu devido aos hábitos de consumo dos brasileiros que mudaram no último ano. 

Além disso, os usuários que antes tinham algum tipo de receio, seja por medo da segurança ou pela falta de interesse, a mudança de hábitos fez com que as pessoas começassem a experimentar o meio online.

De acordo com o estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos consumidores que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras online devido ao isolamento social.

Além disso, em 46% dos casos, esse aumento de compras foi superior a 50%.  

Uma forma que muitos empreendedores encontraram para atender a demanda foi criando e montando uma loja virtual.

Segundo um levantamento da Loja Integrada, o número de lojas virtuais cresceu 40% em 2020, impulsionado pela pandemia, que fez com que empreendedores recorressem à internet para continuar vendendo ou gerando novas fontes de renda. 

8 lições para montar uma loja virtual

Se você está pensando em montar uma loja virtual e não sabe por onde começar, Sidney Zynger, sócio do Bling – que é uma startup que oferece sistema de gestão empresarial para pequenas e médias empresas e microempreendedores, diz que é preciso estar atento ao ingressar no neste mercado. 

“A escolha da plataforma para montar uma loja virtual é fundamental para o sucesso do negócio no digital. Assim como em um ambiente físico, é necessário analisar alguns pontos pensando no cliente ideal”, explica. 

E, para te ajudar, Sidney separou 8 cuidados que todos os empreendedores precisam ter na hora de montar uma loja virtual de sucesso.

1) Escolha a plataforma ideal para o seu negócio

A primeira coisa é descobrir se há outros players do mesmo ramo de atuação que utilizam essa plataforma. Por mais que a ferramenta seja boa para outros segmentos, é preciso entender se para seu setor ela é efetiva. 

Uma ferramenta onde é possível fazer ajustes e personalizações com facilidade contribui para quando for preciso personalizar o site com uma promoção pontual ou uma data sazonal, evitando prejuízos a longo prazo e perda de clientes no e-commerce. 

Além disso, fique atento a um suporte com atendimento em português para o caso de dúvidas que poderão ser resolvidas com mais facilidade.

Passo a passo: como começar a empreender
Ter uma loja virtual é essencial para o seu negócio

2) Organize a operação da sua loja virtual

Outro cuidado é organizar toda a operação e deixar tudo em ordem, por exemplo, os setores. Isso ajudará a ter uma maior organização.

Uma dica é manter uma divisão como em área financeira, a área de compras, estoque, zona de expedição, além das estratégias pós-venda. Isso porque cada um demanda um tipo de cuidado diferente e precisa dessa divisão.

“Pense também se você terá funcionários e quem ficará responsável por organizar o estoque, atender o cliente e despachar encomendas. As funções devem estar decididas antes de a loja virtual começar.”

3) Integre com um sistema ERP

O especialista explica que esse tipo de plataforma reúne diversas funções e auxilia em todo o processo, como: emissão de notas fiscais, gerenciamento do estoque, controle de finanças e gestão de vendas, por exemplo.

Além disso, com um bom sistema, é possível garantir muitos benefícios, como:

  • agilidade em processos;
  • simplificação;
  • diminuição de tarefas; e
  • integrações com diversas ferramentas parceiras.

Também é importante verificar se a plataforma de ERP tem integrações com os principais marketplaces do país, o que dará mais possibilidades de vendas para sua loja virtual.

4) Invista em conhecimento

Se você quer ter sucesso, vai precisar investir em conhecimento. Isso porque vai precisar estar familiarizado com os conceitos e regras, bem como:  como comprar material de fornecedores, estocar, promover vendas e entregar produtos.

Vale ressaltar que um dos passos mais importantes nesse processo é o suporte ao cliente. Durante o início de uma loja virtual é comum que o próprio lojista faça o suporte diretamente por e-mail e telefone. 

+ Conheça 4 estratégias de marketing para o seu e-commerce

Por isso, invista em conhecimento para saber de tudo um pouco e prestar um serviço de qualidade. Além disso, saiba como utilizar ferramentas de gestão de processos de suporte que serão úteis para ajudar a se organizar. 

5) Ofereça segurança ao cliente da sua loja virtual

Além disso, você não pode esquecer de dar a total segurança que seu cliente busca e precisa. Isso porque eles se preocupam com a segurança das informações de compra deles (como endereço completo e número de cartão de crédito). 

“Mostre que sua loja existe mesmo e que irá entregar os produtos. Outro ponto importante é proteger os dados de compra do comprador e os seus, contando com um sistema de pagamento seguro é possível proteger sua loja online contra fraudes.”

6) Se dedique a logística e frete

Outro ponto muito importante é estar por dentro do mundo de logística e frete. Esse é um ponto muito importante e relevante para o sucesso da sua empresa no mundo digital. Afinal, uma experiência ruim tem tudo para marcar o cliente de forma negativa e ele possivelmente não voltará a comprar.

“É ideal dedicar tempo de planejamento para escolher a forma de entrega da loja. Uma forma bem simples de entregas de encomendas é ir até uma agência dos Correios e enviar você mesmo o produto. Mas há soluções mais sofisticadas que sua empresa pode adotar. Uma delas é ter uma parceria com uma empresa de logística.”

7) Chame a atenção no produto da sua loja virtual

Você também precisa se dedicar ao seu produto e dar destaque a ele. Invista em fotografia para que ele esteja em destaque e possa chamar a atenção que merece, principalmente se for do setor gastronômico. 

“No caso de uma loja física, conseguimos olhar diretamente na vitrine, no virtual não é diferente. Um dos cuidados principais é saber como tirar boas fotos dos produtos para que os visitantes do site tenham melhores informações e uma visão mais”, diz o especialista.

8) Invista em marketing e nas redes sociais 

É fato: nenhuma empresa alavanca sem investir nas redes sociais. A visibilidade e o engajamento estão cada vez maiores e quem fica de fora não é visto. E, logo, quem é visto não é lembrado.

Por isso, saiba que as redes sociais já fazem parte da jornada de compra de qualquer cliente. Por isso, é super importante se manter em todos os canais para conseguir dar o famoso boom com as vendas. 

“É preciso pensar nas estratégias de mídias sociais é algo que pode fazer bastante diferença para o negócio. Algumas dicas para montar esse planejamento é pensar em quais redes sociais está o público que você pretende atingir, quais horários os clientes ideais usam as redes e que tipo de formato eles mais consomem nestes canais.”

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