Início Notícias Investimentos 5 investimentos que devem render mais que a poupança em 2021

5 investimentos que devem render mais que a poupança em 2021

4
(3)

O Banco Central (BC) já indicou a possibilidade de mudar as diretrizes de política monetária. O que significa que a manutenção de juros baixos pode estar com os dias contados e consequentemente melhorar os rendimento da poupança em 2021.

Contudo, o aumento deve ser bem pequeno. Neste ano, a projeção é de que a taxa Selic encerre a 3%. Ou seja, a poupança em 2021 deve continuar com baixa rentabilidade.

Para garantir um rendimento melhor, é possível aplicar seu dinheiro em outros investimentos. Confira alguns deles:

1 – Ações

Ações são basicamente uma modalidade de investimento que lhe dá direito à uma parte de propriedade de uma empresa.

Essas ações são adquiridas por compra e funcionam exatamente como quando você se torna sócio da companhia, tendo sua participação determinada pela quantidade de ações adquiridas.

Tais ações são negociadas nas Bolsas de Valores por intermédio de corretoras. O potencial de retorno é alto, porém o risco também é grande.

2 – Fundos de investimento

Como o próprio nome já diz, é um fundo de investimento feito por vários cotistas que compartilham seus recursos buscando aumentar os lucros e diminuir riscos.

Esses recursos são administrados por um gestor e a divisão dos lucros é feita conforme os investimentos dos cotistas. Sendo assim, o investidor não precisa se preocupar com as oscilações do mercado, como no caso da compra de ações.

Essa modalidade tem como vantagem ser simples, prática e com menores riscos. Em contrapartida, é necessário pagar taxas de administração.

3 – Títulos públicos

Títulos públicos são o tipo de investimento mais comum entre os brasileiros (os que costumam investir). Eles consistem em certificados de dívida.

A modalidade é utilizada e emitida pelo Governo Federal com o intuito de obter recursos para financiamento da dívida pública. Em outras palavras, é como se você emprestasse dinheiro ao governo.

Esses títulos podem ser adquiridos por meio de leilão ou diretamente com a Secretaria do Tesouro Nacional. É possível também contratar corretoras para fazer este trabalho por você.

poupança em 2021
Existem investimentos mais rentáveis que a poupança em 2021

Os títulos públicos são mais comuns porque não tem perigo de você perder o dinheiro que investiu. Você sempre receberá mais ou o mesmo valor investido.

Você pode optar por títulos de renda fixa, onde você já sabe previamente quanto renderá o seu dinheiro. Ou então pode escolher títulos em que o rendimento oscila conforme a taxa da inflação.

4 – Debêntures

Na mesma “pegada” dos títulos públicos, existem os debêntures, títulos emitidos por empresas.

É basicamente a mesma coisa, porém você está negociando com empresas privadas, logo o risco é maior, assim como o rendimento.

5 – LCI, LCA, CDB e RDB

LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de investimento de renda fixa. Elas funcionam de maneira parecida com os títulos públicos, mas são emitidas por bancos.

No LCI, o dinheiro investido é revertido em empréstimo para o setor imobiliário e, no LCA, para o setor de agronegócio.

Apesar de não garantir renda tão alta quanto os demais investimentos, ainda assim o juros é bem maior do que a poupança e é uma modalidade excelente para quem procura investimento de curto e médio prazo.

Já no CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o RDB (Recibo de Depósito Bancário), o “empréstimo” é feito direto ao banco e a renda também é fixa.

A diferença entre os dois é de que no primeiro é possível negociar o vencimento deste empréstimo, já no RDB não. Ele é inegociável e intransferível.

Com juros a 2%, você sabe como montar uma carteira diversificada? Em entrevista ao FinanceOne, Caio Fasanella, fundador e CEO da Balko, explica o passo a passo para diversificar seus investimentos. Confira!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Seja o primeiro a avaliar este post.

Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui