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5 dicas para saber se uma loja virtual é confiável

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A pandemia da Covid-19 impulsionou o e-commerce e a Black Friday deve alavancar ainda mais as vendas online. Cerca de 80% dos brasileiros vão comprar em alguma loja virtual na data comemorativa do comércio.

Uma pesquisa da Criteo revela que 80% dos consumidores brasileiros continuarão comprando presentes de forma online. Além disso, o estudo mostra que 67% descobriram pelo menos uma nova forma de compra que manterão.

No entanto, comprar em uma loja virtual requer cuidados. No ano passado, 12,1 milhões de brasileiros relatam terem sofrido algum tipo de golpe financeiro pela internet.

Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelam que as fraudes, em média, foram no valor de R$ 478 por pessoa.

Três em cada 10 vítimas ficaram com o nome negativado (30%) por conta da fraude sofrida. Uma em cada nove pessoas não conseguiram recuperar nenhuma parte da quantia perdida, mas 53% afirmam ter esperança de reaver o dinheiro ou parte dele.

A maioria das queixas foi pelo:

52% – não recebimento de produtos comprados online;
42% – compra de produto ou serviço diferente do prometido pelo vendedor;
25% – clonagem de cartão de crédito.

Como saber se a loja virtual é segura?

A seguir, confira cinco dicas importantes sobre como manter a segurança nas compras em loja virtual.

loja virtual
É fundamental se certificar que a loja virtual é confiável ante de comprar

1 – Verifique os selos de segurança e qualidade

Para verificar se uma loja virtual é confiável é necessário ver se ela traz no seu rodapé alguns selos que comprovam a segurança. O mais comum é o SSL, certificado que garante que um site é blindado.

Um certificado SSL é um sinal de que a loja online opera com transferência de dados. Como as informações de pagamento, por exemplo, de forma segura.

O selo do certificado SSL é um sinal de que suas informações estão seguras com a loja e não serão repassadas a terceiros ou utilizadas para outros fins. Procure logo de cara selos como esse na base de cada loja online.

2 – Compre em marcas confiáveis e com reputação forte

A internet não oferece apenas um ótimo custo-benefício e praticidade nas compras. A quantidade de informação disponível para consulta também é um diferencial da rede para quem quer fazer compras.

Quando estiver em dúvida se uma loja online de atacado é confiável, faça uma pesquisa. Antes de mais nada, procure descobrir o CNPJ que as lojas geralmente informam no próprio site.

Busque na base de dados da Receita Federal as informações do CNPJ e confira se elas batem com a descrição que a loja informa.

Geralmente, a loja online também disponibiliza uma página contando um pouco mais sobre ela, um “Quem Somos” ou “Sobre a Loja”. Vasculhe essa história e confira se a marca está há um tempo no mercado e passa uma imagem de confiança.

Além disso, vale até recorrer ao Google Maps e às redes sociais. Confira se o endereço da loja existe de verdade e o que é dito nas redes sociais da marca.

Ou seja, uma loja online que não é segura vai deixar vestígios e você pode encontrá-los tirando um bom tempo para pesquisar a respeito.

3 – Procure pelos clientes da loja virtual

Além de fazer uma pesquisa por fontes que falem sobre a loja online que quer comprar, procure também por quem já é cliente.

Quem compra online está sempre comentando sobre sua experiência com as lojas e você pode aproveitar disso.

Um bom exemplo para começar a investigar a reputação de uma marca é conferir se ela acumula queixas em sites especializados ou nas redes sociais. Faça uma pesquisa rápida e veja como a marca lida com reclamações.

Lembre-se que problemas são normais em todos os negócios, então só fique alerta caso os consumidores estejam apontando problemas graves, como compras que não foram entregues ou fraudes em pagamentos, por exemplo.

Caso veja alguém reclamando que uma loja online de atacado não é confiável, vale mandar uma mensagem e perguntar sobre a experiência. O importante é não ficar na dúvida.

4 – Escolha pagar com cartão de crédito

Se for sua primeira compra, evite o boleto. Escolha métodos, como o cartão de crédito, que permitem a recuperação do dinheiro caso o produto não seja entregue como o desejado.

5 – Política de trocas e garantias

Um dos maiores problemas enfrentados por consumidores online é não poder sentir ou tocar o produto, ficando dependente das informações disponibilizadas pela loja.

A loja online tem a obrigação de informar como é o processo de troca, ou seja, como é o passo a passo para devolver o produto.

Todas as lojas confiáveis informam a política de troca. Fique atento!

Viu como é importante verificar a reputação da loja virtual? Confira como não cair em golpes nas compras da Black Friday!

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Rafael Massadar
Carioca, amante de esportes e de viagens. Escolhi o jornalismo porque ele vive pelo mundo e conta histórias de pessoas e realidades distintas. Tenho experiência em redação e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalho numa agência de marketing digital.

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