7 dicas para saber se uma loja virtual é confiável

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Black Friday
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A Black Friday é um período de compras bastante intenso. Neste ano, ela ocorre na sexta-feira, 25. Por isso, as movimentações financeiras nessa época do ano crescem bastante, mas as fraudes também, principalmente em compras em loja virtual.

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É por isso que é tão importante ficar alerta para não cair em golpes ou simplesmente acabar saindo no prejuízo na hora de fazer suas compras online.

+ Dicas e regras da Black Friday 2022

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Como saber se a loja virtual é segura?

A seguir, confira 7 dicas importantes sobre como manter a segurança nas compras em loja virtual.

1 – Verifique os selos de segurança e qualidade

Para verificar se uma loja virtual é confiável é necessário ver se ela traz no seu rodapé alguns selos que comprovam a segurança. O mais comum é o SSL, certificado que garante que um site é blindado.

Um certificado SSL é um sinal de que a loja online opera com transferência de dados. Como as informações de pagamento, por exemplo, de forma segura.

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O selo do certificado SSL é um sinal de que suas informações estão seguras com a loja e não serão repassadas a terceiros ou utilizadas para outros fins. Portanto, procure logo de cara selos como esse na base de cada loja online.

2 – Compre em marcas confiáveis e com reputação forte

A internet não oferece apenas um ótimo custo-benefício e praticidade nas compras. A quantidade de informação disponível para consulta também é um diferencial da rede para quem quer fazer compras.

loja virtual
É fundamental se certificar que a loja virtual é confiável ante de comprar

Quando estiver em dúvida se uma loja online de atacado é confiável, faça uma pesquisa Além disso, procure descobrir o CNPJ que as lojas geralmente informam no próprio site.

Busque na base de dados da Receita Federal as informações do CNPJ e confira se elas batem com a descrição que a loja informa.

Geralmente, a loja online também disponibiliza uma página contando um pouco mais sobre ela, um “Quem Somos” ou “Sobre a Loja”. Vasculhe essa história e confira se a marca está há um tempo no mercado e passa uma imagem de confiança.

Além disso, vale até recorrer ao Google Maps e às redes sociais. Confira se o endereço da loja existe de verdade e o que é dito nas redes sociais da marca.

Ou seja, uma loja online que não é segura vai deixar vestígios e você pode encontrá-los tirando um bom tempo para pesquisar a respeito.

3 – Procure pelos clientes da loja virtual

Além de fazer uma pesquisa por fontes que falem sobre a loja online que quer comprar, procure também por quem já é cliente.

Quem compra online está sempre comentando sobre sua experiência com as lojas e você pode aproveitar disso.

Um bom exemplo para começar a investigar a reputação de uma marca é conferir se ela acumula queixas em sites especializados ou nas redes sociais. Portanto, faça uma pesquisa rápida e veja como a marca lida com reclamações.

Lembre-se que problemas são normais em todos os negócios, então só fique alerta caso os consumidores estejam apontando problemas graves, como compras que não foram entregues ou fraudes em pagamentos, por exemplo.

Caso veja alguém reclamando que uma loja online de atacado não é confiável, vale mandar uma mensagem e perguntar sobre a experiência. O importante é não ficar na dúvida.

4 – Atentar para a URL do site

A URL da loja virtual pode indicar se um site é confiável ou não. Várias páginas fraudulentas utilizam domínios parecidos com os utilizados por lojistas famosos, trocando apenas algumas letras no endereço, como o objetivo de enganar os consumidores mais desatentos.

Vale conferir também se o navegador web apresenta HTTPS e um ícone de cadeado ao lado do endereço da loja — isso sinalizará que aquela página é segura.

Para tirar a dúvida, o usuário pode acessar o site WhoIs e fazer uma consulta para descobrir se aquele domínio é legítimo. Para fazer a pesquisa, basta copiar a URL do e-commerce, colar no WhoIs e visualizar o resultado.

A página também revelará se aquela página foi criada recentemente ou se possui um histórico antigo, o que dará mais credibilidade à empresa.

5 – Escolha pagar com cartão de crédito

Se for sua primeira compra, evite o boleto. Escolha métodos, como o cartão de crédito, que permitem a recuperação do dinheiro caso o produto não seja entregue como o desejado. Contudo, prefira sempre o cartão virtual.

6 – Política de trocas e garantias

Um dos maiores problemas enfrentados por consumidores online é não poder sentir ou tocar o produto, ficando dependente das informações disponibilizadas pela loja.

A loja online tem a obrigação de informar como é o processo de troca, ou seja, como é o passo a passo para devolver o produto.

Todas as lojas confiáveis informam a política de troca. Fique atento!

7 – Consultar a lista do Procon-SP

O Procon-SP possui um site que fornece uma lista de lojas online que devem ser evitadas pelos consumidores.

A página, chamada de “Evite Esses Sites”, expõe mais de 90 estabelecimentos não confiáveis de várias cidades do país, incluindo e-commerces de roupas, cosméticos, eletrônicos, calçados, entre outros.

Caso esteja com dúvidas em relação a uma loja, vale conferir se a empresa está listada como duvidosa na plataforma.

Viu como é importante verificar a reputação da loja virtual? Confira como não cair em golpes nas compras da Black Friday!

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