Início Notícias Finanças Pessoais Como saber limite do cartão de crédito ideal para você?

Como saber limite do cartão de crédito ideal para você?

0
Saber o limite do cartão de crédito ideal é essencial para evitar, principalmente, o endividamento
0
(0)

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais usadas pelos brasileiros. Porém, os consumidores devem ter atenção redobrada, para não se deixar levar pelo uso excessivo. Para isso, é essencial saber qual limite do cartão de crédito é ideal para você.

Em 2019, por exemplo, o uso de cartão de crédito chegou a mais de 120 milhões ativos. Na comparação interanual, houve crescimento de 33% no número de transações com cartões de crédito.

Segundo o Banco Central, o percentual de transações não presenciais com cartões, tanto de débito quanto de crédito, vem aumentando e representa 1,6% do volume de transações com débito e 24,3% das operações com crédito.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, cita esse acesso ao crédito como um fator de inclusão. Mas, deve ser usado com moderação pelos consumidores.

“O acesso ao crédito é um fator de inclusão no mercado de consumo, mas requer bastante cuidado. O consumidor que tem acesso ao crédito consegue antecipar o consumo de bens que, de outro modo, só seriam conquistados depois de um tempo de poupança. Mas muitos consumidores acabam se perdendo no atalho do crédito e comprometendo a própria vida financeira.”

Por que saber o limite do cartão de crédito ideal?

Mesmo sendo uma modalidade de crédito e de pagamento muito usada, a principal atenção que você deve ter ao usar o cartão é o valor da sua fatura.

Não pagar o valor total implica em cair no crédito rotativo, com juros muito altos. Por isso é importante saber o limite do cartão de crédito ideal.

Segundo a tabela divulgada pelo Banco Central com as taxas do rotativo para pessoas físicas, de 10 a 16 de abril de 2018, os juros podem chegar a quase 800% ao ano!

Atrasos e pagamentos constantes apenas do valor mínimo da fatura implicam em juros. Essas taxas variam, mais precisamente, de 45% a 791% ao ano, pesando bastante no bolso do consumidor.

A pesquisa do SPC Brasil revelou que, em fevereiro, 24,1% dos entrevistados na sondagem entraram no rotativo. Destes, 9,9% pagaram um valor entre o mínimo e o total; 6,4% ainda não tinham pagado no período das entrevistas; 5% pagaram o mínimo; 1,8% pagaram abaixo do mínimo; e 1,1% que disseram que não iriam pagar.

“O pagamento do mínimo não é algo com que se deve contar, sob pena de ver a dívida crescer muito rápido. Mesmo que se aplique as novas regras do cartão de crédito, que determinam que os atrasos devem ficar no máximo 30 dias no rotativo, a opção de parcelamento da fatura também envolve altas taxas, que chegam a mais de 170% ao ano, na média”, alerta a economista do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Como saber limite do cartão de crédito ideal?

Ao contratar o serviço de um cartão de crédito, o limite é determinado pela instituição emissora do cartão. Serão levados em conta sua renda, salário, entre outros fatores que podem constar na sua análise de crédito.

Saber o limite do cartão de crédito ideal é essencial para evitar, principalmente, o endividamento

O limite sempre vem na fatura, mas na dúvida, é possível consultar com as Centrais de Atendimento das respectivas emissoras, e também nos sites.

Outro dado importante é que, caso você perceba que não está conseguindo controlar seus gastos, pode solicitar a redução do seu limite.

Isso é importante para evitar o endividamento ao entrar no rotativo do cartão. Além disso, é possível que o próprio banco reduza o seu limite em vista dos gastos e dívidas. Pelo menos é o que informa o Itaú, em sua página de dúvidas sobre o limite do cartão.

Fatores que podem influenciar na redução do seu limite pelo banco podem ser atrasos constantes no pagamento da fatura, financiamento do valor e até endividamento em outros produtos ou serviços.

Por isso é importante acompanhar em quanto está sua fatura e fazer o planejamento adequado para pagá-la em sua totalidade.

Isso vai evitar, além de um possível endividamento, que suas condições para obtenção de crédito, caso necessário, sejam prejudicadas.

Antes de solicitar também a análise de crédito para aumentar o seu limite, é importante verificar se você conseguirá realmente arcar com esses custos. Por isso, deve aprender a administrar seu dinheiro com inteligência.

Saber o limite ideal para seu cartão de crédito é importante para programar suas finanças, evitar dívidas e até evitar problemas na hora de solicitar, por exemplo, um financiamento ou outra forma de crédito.

E você, o que achou do nosso texto? Bom? Então continue a visita em nosso site, leia agora mesmo “5 erros mais comuns ao usar o cartão de crédito” e se torne um especialista no assunto! 

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui