Veja como usar com sabedoria o cartão de crédito

0
2796
mulher com um cartão de crédito e um celular na mão
5
(2)

Muitos brasileiros utilizam o cartão de crédito para adquirirem bens e também para pagar algumas contas do dia a dia. Principalmente agora que muitas pessoas tiveram a renda mensal reduzida em função da pandemia da Covid-19.

Anúncios

Mas será que você utiliza o seu cartão com sabedoria? Sim, é possível usar o seu cartão de forma que ele seja seu aliado e não inimigo. 

Além disso, o cartão de crédito pode colaborar no controle dos seus gastos. Mas para isso é preciso que você utilize-o de forma consciente e com segurança. Dessa forma, você consegue evitar o acúmulo de dívidas, que podem se transformar em uma bola de neve.

Anúncios

+ Aprenda a economizar dinheiro em tempos de crise

E mesmo em meio a uma crise, dá sim para usar o cartão de crédito com sabedoria. Mas como isso é possível? Com algumas ações e atitudes ao utilizar o seu cartão.

Aprenda como usar o cartão de crédito como sabedoria

Se você quer utilizar o seu cartão de crédito da melhor maneira possível, confira algumas dicas que o FinanceOne separou para você.

Anúncios

1. Evite ter vários cartões de crédito em seu nome

Muitos brasileiros optam por ter várias opções de cartões para poder pagar as contas mensais de casa. Isso porque dessa forma, é possível dividir as contas em mais de um cartão.

Além disso, você também consegue ter mais tempo para pagar as suas despesas. Porém, por mais que isso pareça uma vantagem, não é aconselhado pelos especialistas. 

Usar o cartão de crédito com sabedoria te ajuda a evitar dívidas no futuro

Mas se ainda assim você quiser ter mais de um cartão, é preciso ter muita atenção e cuidado com as datas de pagamentos e os limites de cada um deles. Evitando que a fatura se torne um problema para as suas finanças.

Não se esqueça que os juros do cartão são altos e que um dia de atraso você já começa a ser cobrado.

2. Fique longe das dívidas

Ter cartão de crédito é bom, mas os juros são altíssimos. Por isso, cuidado para não cair em uma cilada e transformar a sua vida em um mar de dívidas.

Quer ter uma vida financeira saudável, procure sempre aquelas empresas que lhe proporcionam pequenas taxas, isenções e gratuidade. Além disso, procure pagar sempre em dia para não ter que tirar de uma conta para colocar em outra.

3. Controle todos os gastos no cartão de crédito

Anotar e controlar todos os gastos que você tem no seu cartão de crédito é fundamental. Não espere a fatura do cartão de crédito chegar para saber quanto você gastou, o ideal é ter uma noção do valor a ser pago antes de receber a fatura.

Muitas instituições financeiras permitem que os clientes acompanhem o valor da fatura do cartão por meio do aplicativo. O que torna o controle das compras mais prático e simples.

4. Pague o total

Um dos grandes erros de quem tem cartão de crédito é usar mais do que pode e no final não ter como pagar. Por isso, busque sempre utilizar o que você pode para conseguir pagar o valor total da sua fatura. Caso contrário, prepare-se para taxas altas e mais dívidas.

5. Ajuste o seu limite

É muito comum os bancos autorizarem altos limites, ainda mais se você tiver um bom histórico financeiro. Mas, cuidado para não se iludir com muito disponível e exceder nas compras.

Mesmo que você tenha muito disponível, agora as empresas disponibilizam, no aplicativo, a opção “ajustar limite”. Ali, você pode diminuir ou aumentar o que fica disponível para você quando quiser. Isso ajuda no autocontrole.

Para que você não perca o controle e acabe gastando demais com as compras, é importante estipular um limite. Por isso, a dica é analisar quanto você ganha mensalmente e definir um valor máximo para consumir por mês.

O próximo passo será ficar de olho nos valores e anotar as despesas. Dessa forma, você não ultrapassa o limite criado. Uma dica é utilizar a função de ajustes do limite do cartão.

6. Evite o parcelamento de fatura

Já falamos aqui sobre pagar o total da fatura. Logo, se você consegue sempre liquidar tudo, evita que o restante seja parcelado. Isso é fundamental, pois quando ocorre o parcelamento da fatura você paga juros altos e taxas pesadas. 

Aquele ditado que os juros de banco são altos é verdade e você não pode ficar brincando com esse perigo. Muita gente começa a entrar em mar de dívidas dessa forma.

7. Esteja atento ao vencimento da fatura

Um ponto fundamental para evitar dívidas no cartão de crédito é estar de olho na fatura e até mesmo pagá-la antes do vencimento. Isso porque os juros cobrados são muito altos e, se você esquecer de pagar a fatura do cartão, será o início do acúmulo de juros.

Por isso, é importante que você realize o pagamento sempre antes ou na data do vencimento da fatura. Dessa forma, você não vai precisar se preocupar com o valor da multa e dos juros.

Este conteúdo te ajudou? Tome cuidado e use com sabedoria o seu cartão de crédito. Compartilhe com outras pessoas para ajudar a quem também precisa saber dessas dicas.

Quer complementar a sua leitura? Então confira como conseguir cartão de crédito para menores de 18 anos: como conseguir?

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui