6 livros que todo investidor deveria ler

Escrito por: Rafael Massadar em 16 de junho de 2020

Cada vez mais o brasileiro percebe a importância de se tornar um investidor. O número de pessoas físicas, por exemplo, na Bolsa brasileira continua crescendo em 2020.

A B3, empresa que opera o mercado de capitais, alcançou a marca de 2,38 milhões no mês de abril. O número representa uma alta de 41,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Do total de investidores, 76,16% são homens e 23,84% mulheres. A maioria tem idade de 26 a 35 anos. Eles somam R$ 20,8 bilhões aplicados.

Esses novos investidores podem apreender muito com a literatura. Ou seja, uma maneira fácil de adquirir conhecimento para melhorar a estratégia na hora de aplicar seu dinheiro.

investidor
Uma seleção de leituras é essencial para um investidor

Sabendo disso, apresentamos a seguir seis livros sobre investimentos que cumprem muito bem esse papel e que guardam algumas das melhores lições sobre o assunto.

6 livros que todo investidor deveria ler

1 – Pai rico, pai pobre

A primeira indicação para o investidor é o clássico Pai rico, pai pobre. A obra mostra como conhecer alguns conceitos básicos sobre finanças pode ajudar a gerar riqueza e liberdade financeira.

A leitura é leve, mas repleta de lições que têm o poder de mudar a forma como nos relacionamos com o dinheiro. E isso, por consequência, tem o poder de fazê-lo investir melhor.

2 – O Investidor Inteligente

Esta é uma obra clássica de Benjamim Graham lançada ainda na década de 1940. E o que faz o texto sobreviver a quase 70 anos de mudanças no mundo, especialmente no mundo econômico?

Na obra, Graham, que é um famoso e bem-sucedido economista norte-americano, revela quais as suas filosofias de vida e os fundamentos que devem ser levados em consideração ao investir em renda variável.

O texto não dá dicas específicas de investimento, mas explica a partir da experiência do autor diversos conceitos do mundo econômico, contextualizando com acontecimentos da história.

3 – Independência Financeira – O guia do pai rico

O autor Robert Kiyosaki aborda, nessa continuação do livro “Pai rico, Pai Pobre”, as novas escolhas e opções a respeito do futuro nas finanças.

Kiyosaki diz que, mesmo em meio às mudanças, é possível conseguir a independência financeira. O autor faz alusão ao comportamento de ratos que, trancados em uma gaiola, por mais que se movimentem em roda, nunca saem do lugar.

Outros livros para se tornar um bom investidor

4 – Finanças Comportamentais

Explicando de forma didática o erro nos investimentos, o autor Aquiles Mosca diz que as limitações do ser humano podem originar os maiores equívocos.

A linguagem simples e didática faz com que essa obra seja ideal para pessoas físicas. Ela apresenta as tendências comportamentais que podem beneficiar ou prejudicar o investidor.

5 – Guia Suno de Dividendos

A estratégia baseada em dividendos tem sido usada por investidores ao redor do mundo para garantir uma aposentadoria segura e confortável.

Portanto, milhares de pessoas recorrem a estratégia detalhada no livro para construir fortunas nas Bolsas de Valores.

Os autores explicam os principais conceitos por trás dos investimentos de grandes nomes como Décio Bazin e Luiz Barsi. Além de conhecimentos práticos para que você possa investir através desse princípio.

6 – Fora da Curva

Essa obra é especialmente importante para os investidores brasileiros, pois reúne a história e as estratégias de vários dos maiores investidores do Brasil.

É interessante ter esse tipo de qualidade em literatura nacional, pois, por mais que os pressupostos gerais sobre investimentos não mudem muito de um país para outro, os mercados têm suas peculiaridades.

Além disso, saber mais sobre os investidores que conhecem e são bem-sucedidos no mercado nacional ajuda a ampliar e aprofundar a visão dos leitores sobre o mesmo.

Você também se interessa por criptomoedas? Então nossa dica é conferir os 12 livros sobre Bitcoin, Blockchain e criptomoedas.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

investimentos para o segundo semestre
investir no exterior
Avaliar a liquidez do investimento é importante para saber o prazo que poderá resgatar os lucros
investimentos para o segundo semestre
investir no exterior